Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

09 DE JULHO DE 2015

Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2015, 10h19 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h20 | Acessos: 574

Clipagem ASCOM

Recife, 09 de Julho de 2015

 


:: Jornal do Commercio

Caderno C

Cinema

O Amor é Estranho (Love is Strange, EUA / FRA, 2014). De Ira Sachs. Com Alfred Molina e John Lithgow. Drama. 14 anos. Dois homens vivem juntos a 40 anos passam por uma situação financeira difícil e dependem da ajuda de amigos e parentes. Cinema da Fundação: 20h40.

Rainha e País (Queen and Country, IRL / FRA / ROM, 2014). De Jonh Boorman. Com Callum Turner, Caleb Landry, David Thewlis, Aimee-Ffion Edwards. Drama. 14 anos. Um jovem em missão militar se apaixona por garota misteriosa. Cinema da Fundação – 18h25.

Jauja (ARG / DIN / FRA / EUA, 2015). De Lisandro Alonso. Com Viggo Mortensen, Ghita Norby, Viilbjork Malling Agger, Misael Saavedra. Faroeste. 12 anos. Homem e a filha viajam para deserto no fim do mundo. Cinema da Fundação – 16h15

 

:: Folha de Pernambuco

Programa

Guia Folha

O Amor é Estranho / (Love is Strange). De Ira Sachs. Com Alfred Molina e John Lithgow. Ben e George são dois homens que vivem juntos há 40 anos. Quando casam-se, George perde o emprego na escola católica onde ensina. Cinema da Fundação: 20h40 (qui) / 18h30 (sex) / 20h40 (sab) / 14h30, 18h30 (dom) / 16h30 (ter) / 18h45 (qua). 14 anos.

Rainha e País / De John Boorman. Com Callum Turner, Caleb Landry, David Thewlis. No período da Segunda Guerra Mundial, Bill Rohan tem dezoito anos e um futuro pela frente. Seu sonho é se alistar no exército para lutar na guerra. Assim que inicia um romance com uma bela moça da vizinhança, é obrigado a se separar dela para realizar um treinamento de dois anos numa missão militar na Coréia. Cinema da Fundação: 18h25 (qui) / 16h20 (sex) / 14h, 18h25 (sab) / 16h20 (dom) / 20h20 (ter) / 16h30 (qua). 14 anos

Jauja / De Lisandro Alonso. Com Viggo Mortensen, Ghita Norby, Viilbjork, Malling Agger. Um homem e sua filha embarcam numa viagem que tem como destino um deserto localizado no fim do mundo. Esta é uma empreitada da qual muitos já se aventuraram, mas poucos conseguiram concluir com sucesso. Cinema da Fundação : 16h15 (qui) / 20h30 (sex) / 20h30 (sab). 12 anos

Sangue Azul / De Lírio Ferreira. Com Daniel de Oliveira, Caroline Abras, Sandra Corveloni. O circo Netuno monta lona em uma ilha paradisíaca. Zolah, o homem-bala, já conhece o local. Lá ele foi criado, junto com a irmã Raquel, até o dia em que a mãe, Sônia (Sandra Corveloni), o mandou para longe temendo um incesto entre as duas crianças. Já adulto, ele reencontra a família depois de vinte anos e é chegado o momento de resolver as questões do passado que ainda o atormentam. Cinema da Fundação: 16h10 (sab) / 20h20 (ter). 12 anos.

Permanência / De Leonaro Lacca. Com Irandhir Santos, Rita Carelli, Silvio Restiffe. Ivo é um fotográfo pernambucano que viaja a São Paulo para fazer sua primeira exposição individual. Ele aceita o convite da ex-namorada Rita para se hospedar na casa dela. Mas hoje, Rita já está casada com outro homem, e Ivo também deixou um amor em sua cidade natal. A proximidade entre eles desperta sentimentos antigos. São Luiz: 19h30 (ter). Cinema da Fundação: 18h25 (ter) / 20h40 (qua). 14 anos.

 

:: Diario de Pernambuco

Política

Cinzas de Julião podem voltar

Claúdia Ferreira

 

No ano do centenário do nascimento de Francisco Julião, parlamentar que liderou as Ligas Camponesas entre as décadas de 1950 e 1960, as celebrações continuam. Amanhã, aniversário de sua morte, o Mirim Brasil promove, na Fundação Joaquim Nabuco, um evento de lançamento do site Espaço Memória Francisco Julião e da edição especial do livro Até quarta, Isabela!, escrito pelo homenageado no cárcere após o Golpe Militar de 1964. Mas, muito além de recordar o passado, o encontro pretende se remeter à atualidade, abordando a luta pela terra hoje e a grande mobilização da família pelo repatriamento dos restos mortais de Julião, que se encontram no México, país onde esteve exilado durante o regime militar e viveu seus últimos dias.

Morto na cidade de Cuernavaca em 1999, Julião foi cremado e suas cinzas permanecem até hoje sob tutela de sua então companheira, a mexicana Marta Rosas. Anacleto Julião, filho do militante e maior guardião de sua memória, contou que seu pai sempre manifestou a vontade de ser enterrado em Bom Jardim, cidade-natal de Julião, no Agreste de Pernambuco. Marta não cedeu aos apelos da família e dos amigos no Brasil. “Ela sempre dá razões evasivas. Não é uma questão sentimental ou familiar, é de importância histórica.”

Em fevereiro, Anacleto enviou uma carta para a presidente Dilma Rousseff solicitando que o assunto seja tratado pela diplomacia brasileira. “Não temos, absolutamente, a intenção de ferir os sentimentos legítimos da senhora Marta Rosas ou impor a nossa vontade. 
Apenas desejamos que ela entenda a importância da trajetória política, literária, parlamentar e no campo dos direitos humanos como advogado e maior símbolo da luta pela reforma agrária no Brasil”, informa a epístola.

“Por essas razões, companheira Dilma, peço, em nome dos familiares, amigos, companheiros e até mesmo, de forma atrevida, em nome do nosso povo, que faça o possível para que possamos ter Julião e seu acervo histórico em solo pátrio do Brasil”, conclui a carta. Ainda não houve resposta.

 

Viver

Cinema

O amor é estranho - Ben e George são dois homens que vivem juntos há 40 anos. Quando se casam, George perde o emprego na escola católica onde ensina. 14 anos. Cinema da fundação. 20h40.

Rainha e País – Soldado numa missão militar na Coreia. E numa dessas saídas conhece uma moça por quem se apaixona. 14 anos. Cinema da Fundação. 14h (sáb), 16h20 (sex, dom), 16h30 (qua), 18h25 (qui, sáb), 20h20 (ter).

Jauja – Homem e sua filha embarcam em viagem a deserto na Argentina. 12 anos. Cinema da Fundação. 16h15 (qui), 20h30 (sex), 20h30 (sáb).

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.