Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

09 DE JUNHO DE 2015

Publicado: Terça, 09 de Junho de 2015, 08h34 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h21 | Acessos: 688

Clipagem ASCOM

Recife, 09 de Junho de 2015

 

 

:: Jornal do Commercio

Caderno C

Cinema sob olhar francês

Ernesto Barros


O Festival Varilux 2015 começa na próxima quinta-feira, em 50 cidades brasileiras e vai atingir 80 cinemas - um novo recorde para o evento, que este ano acontece em três salas em Pernambuco: no Recife, no Moviemax Rosa e Silva e no Cinema da Fundação, e, pela primeira vez, no Cine Planet, em Caruaru, no Agreste.

Hoje, às 20h30, o festival tem sua abertura oficial no Moviemax Rosa e Silva, com a première do longa-metragem De cabeça erguida, que abriu o Festival de Cannes no mês passado. Além disso, a escolha do filme ganhou ainda mais peso com o prêmio de Melhor Atriz que a diretora e roteirista Emmanuelle Bercot ganhou pelo longa Mon Roi, de Maïwenn.

Famosa pelas parcerias - como o longo relacionamento com as irmãs Maïwenn e Isilde Le Besco e a diva Catherine Deneuve -, Emmanuelle faz uma grande aposta na força do drama social. Assim como nas histórias envolvendo crianças, pais ausentes e padrastos agressores vistas no afresco Polissia, que co-escreveu e ganhou o Prêmio do Júri de Cannes, em 2011, De cabeça erguida segue o mesmo diapasão.

Desta vez, ela conta uma dolorosa crônica de uma infância problemática a partir da história de Malony (Rod Paradot), um menino que começa a frequentar o juizado da criança aos 6 anos e só entra nos eixos aos 17. Depois de uma curta cena na infância, o filme pula para Malony, aos 15 anos, transformado num delinquente juvenil com um grande histórico de roubos e assaltos de carros.

Filho de uma mãe com problemas quase iguais aos seus e ainda muito jovem, por sinal muito bem interpretada por Sara Forestier, Malony terá uma juíza (Deneuve) e o educador Yann (Benoït Magimel) como seus anjos da guarda. Filmado com uma câmara quase colada ao personagem e em tela larga, De cabeça erguida é um filme sufocante e emocionante. Préparez vos mouchoirs!


Cinema

Sangue Azul (BRA, 2015). De Lírio Ferreira. Com Daniel de Oliveira, Caroline Abras, Sandra Corveloni. Drama. 16 anos. Zolah foi criado com a irmã até que sua mãe o mandou para longe temendo um incesto. Já adulto, ele resolve reencontrar a família. UCI Kinoplex Recife 3 – 14h25; 19h15. Cinema da Fundação: 18h; 20h30.

Permanência (BRA, 2015). De Leonardo Lacca. Com Irandhir Santos, Rita Carelli, Sílvio Restiffe. Drama. 14 anos. Cinema da Fundação - 16h10. São Luiz – 17h40; 19h30.

 

:: Folha de Pernambuco

Guia Folha

Roteirão

Sangue Azul / De Lírio Ferreira. Com Daniel de Oliveira, Caroline Abras, Sandra Corveloni. O circo Netuno monta lona em uma ilha paradisíaca. Zolah, o homem-bala, já conhece o local. Lá ele foi criado, junto coma irmã Raquel, até o dia em que a mãe, Sônia (Sandra Corveloni), o mandou para longe temendo um incesto entre as duas crianças. Já adulto, ele reencontra a família depois de vinte anos e é chegado o momento de resolver as questões do passado que ainda o atormentam. Cinema da Fundação: 18h, 20h20. 16 anos.

Permanência / De Leonaro Lacca. Com Irandhir Santos, Rita Carelli, Silvio Restiffe. Ivo é um fotográfo pernambucano que viaja a São Paulo para fazer sua primeira exposição individual. Ele aceita o convite da ex-namorada Rita para se hospedar na casa dela. Mas hoje, Rita já está casada com outro homem, e Ivo também deixou um amor em sua cidade natal. A proximidade entre eles desperta sentimentos antigos. Cinema da Fundação: 15h50. São Luiz: 17h40. Recife2: 13h40, 15h35, 17h30. 14 anos.

 

:: Diario de Pernambuco

Viver

Cinema

Sangue azul - Artista circense revive questões do passado que ainda o atormentam. 16 anos. Cinema da Fundação. 20h30. Recife 3. 14h25, 19h15.

A História da Eternidade – Três histórias de amor e desejo mudam cotidiano de população no Sertão. 14 anos. Cinema da Fundação: 17h50.

Permanência – Fotógrafo revive paixão por amiga casada ao apresentar exposição. 14 anos. Cinema da Fundação. 15h50. São Luiz. 17h40, 19h30

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.