30 DE MAIO DE 2015
Clipagem ASCOM
Recife, 30 de Maio de 2015
:: Jornal do Commercio
Caderno C
Fundaj sobre nova direção
Diego Guedes
Mateus Araújo
Embora esteja à frente do posto desde o final de abril, quando assinou sua nomeação, o ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago assume oficialmente, na próxima segunda-feira, a presidência da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Professor universitário e militante histórico, Paulo Rubem substitui o também acadêmico Fernando Freire, com um discurso pautado pelo foco na modernização do órgão e no fortalecimento das ações nos campos de pesquisa, norteado pelos planos nacionais de Cultura e de Educação implementados pelo Governo Federal.
“A nomeação saiu no dia 22 de abril. Assinei em 27 e o Diário Oficial publicou no dia 30”, conta o novo presidente da Fundaj. “Mas eu já estava frequentando a fundação desde o dia 12, informalmente, para conversar com os pesquisadores e entender a situação atual de lá.” Segundo Paulo Rubem, o nome dele foi sugestão de alguns pesquisadores da fundação. “Eles viram na minha figura um perfil harmônico nesse desafio de conectar Educação e Cultura”, afirma.
O novo gestor quer pôr em prática novas metas de administração e pretende ampliar o campo da pesquisas ligadas à Fundaj: “À medida em que você vai redirecionar o foco para o campo da educação, tanto você vai ter uma nova demanda de pesquisa como você vai poder trazer para a instituição essa perspectiva de ampliar a formação”, afirma Paulo Rubem que, ao assumir a Fundaj, decidiu se afastar do PDT, partido ao qual é filiado. “Na Coordenadoria de Ciência e Tecnologia, que é vinculada à Diretoria de Pesquisa, existe uma proposta da Sociedade Brasileira de Física para nós nos integrarmos ao mestrado profissional em Física, formação de professores para a docência de Física no Ensino Médio’, exemplifica.
“No campo da formação, temos muito o que expandir. E também no campo da formação de gestores. A Fundaj acabou de promover um curso de especialização, em parceria com a Universidade Federal da Bahia, na área de gestão de política cultural”, conta o presidente. E garante: “os cortes orçamentários (do Governo Federal) não afetam as pesquisas em andamento e nem os projetos de pesquisa que vão se elaborados”.
Com um quadro atual de 293 pesquisadores, alguns prestes a se aposentar, a ideia de Paulo Rubem é fazer um concurso público. Além disso, ele quer ampliar a divulgação dos projetos realizados pela instituição, mantendo um canal entre servidores e comunidade em geral. “Tem gente que acha que a Fundaj é só o cinema. Tem gente, inclusive, que nem sabe que a Fundaj é responsável pela programação do Cinema Dragão do Mar, em Fortaleza”, diz ele. “A Fundaj tem capacidade para se diferenciar como entidade nacional, mas com competência própria para responder a esse desafio do desenvolvimento regional que outras instituições não têm.”
Cinema
Permanência (BRA, 2015). De Leonardo Lacca. Drama. 14 anos. UCI Kinoplex Recife 2. 13h40, 15h35, 17h30. Cinépolis Guararapes 4. 12h30. Cinemark 5 – 20h50. Cinema da Fundação. 17h10; 19h, 20h45.
Últimas conversas (BRA, 2015). De Eduardo Caoutinho. Documentário. 14 anos. Cinema da Fundação – 15h25.
:: Folha de Pernambuco
Guia Folha
Roteirão
Permanência / De Leonaro Lacca. Com Irandhir Santos, Rita Carelli, Silvio Restiffe. Ivo é um fotográfo pernambucano que viaja a São Paulo para fazer sua primeira exposição individual. Ele aceita o convite da ex-namorada Rita para se hospedar na casa dela. Mas hoje, Rita já está casada com outro homem, e Ivo também deixou um amor em sua cidade natal. A proximidade entre eles desperta sentimentos antigos. Cinema da Fundação: 17h10, 19h, 20h45. Cinemark 5: 20h50. Cinépolis 5: 12h30. Recife 2: 13h40, 15h35, 17h30.14 anos.
Últimas Conversas/ De Eduardo Coutinho, montado por Jordana Berg, terminado pór João Moreira Salles. Realizadoapartirdeentrevistasfeitascomjovensestudantesbrasileiros pelo cineasta Eduardo Coutinho antes de sua morte (em fevereiro de 2014), o filme busca entender como pensam, como sonham e como vivem os adolescentes de hoje. O documentário foi editado por sua parceira de longa data, a montadora Jordana Berg,e concluído por João Moreira Salles. Cinema da Fundação: 15h25. 14 anos
:: Diário de Pernambuco
Viver
Cinema
Permanência – Fotógrafo revive paixão por amiga casada ao apresentar exposição. 14 anos. Cinema da Fundação. 17h10, 19h, 20h45. Guararapes 4. 12h30, 19h30. Recife 2. 13h40, 15h35, 17h30. Rio Mar 5. 20h50.
Últimas conversas – 14 anos. Cinema da Fundação. 15h25.
Redes Sociais