Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

27 DE MAIO DE 2015

Publicado: Quarta, 27 de Mai de 2015, 08h54 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h21 | Acessos: 601

Clipagem ASCOM

Recife, 27 de Maio de 2015

 


:: Jornal do Commercio

Caderno C

Dia a dia

Cabelinho de Sapo

Paulo Rubem Santiago, que, na segunda, assume a presidência da Fundação Joaquim Nabuco, conta que falta só um detalhe da cortina para o novo Cinema da Fundaj, em Casa Forte, começar a operar. Pretende inaugurá-lo já no início de junho.

 

Cinema

Mapas para as estrelas (Maps to the stars, CAN / EUA / FRA / ALE, 2015). De David Cronenberg. Drama. 16 anos. Cinema da Fundação – 20h15.

 

:: Folha de Pernambuco

Programa

Persona

A NOITE DE LÍRIO

A pré-estreia de “Sangue azul”, de Lírio Ferreira, no cine a Fundação, teve a presença e poucos nomes da cena artística local. Cláudio Assis, Camilo Cavalcante e Lia de Itamaracá, que está no longa, oram. Aliás, a coluna adorou o filme, que é ambientado em Noronha e conta com o olhar apurado de Lírio para a geografia e as nuances de relações ão-convencionais. Estreia dia de junho.

EM CASA

Na sua passagem pelo Recife, segunda, para a pré-estreia e “Sangue Azul”, Daniel de Oliveira mostrou que foge do estereótipo de astro global. Muito cessível, tirou foto e conversou com todos que o abordaram na Fundaj. Em conversa coma coluna, ator contou que não conhecida Noronha, onde o longa foi filmado, e ficou encantado com a ilha. Ele, aliás, ama PE. o Recife, já foi a jogo do Sport, adora Olinda e não dispensa cervejinha nos bares.

 

Guia Folha

Roteirão

Últimas Conversas / De Eduardo Coutinho, montado por Jordana Berg, terminado por João Moreira Salles. Realizadoapartirdeentrevistasfeitascomjovensestudantesbrasileiros pelo cineasta Eduardo Coutinho antes de sua morte (em fevereiro de 2014), o filme busca entender como pensam, como sonham e como vivemos adolescentes de hoje. O documentário foi editado por sua parceira de longa data, a montadora Jordana Berg, e concluído por João Moreira Salles. Cinema da Fundação: 16h45, 18h30. 14 anos.

Mapas para as Estrelas / (Maps to the Stars) / De David Cronenberg. Julianne Moore, Mia Wasikoska, John Cusack, Evan Bird, Olivia Williams, Robert Pattinson. No enredo, a jovem Agatha acabou de chegar a Los Angeles e logo conhece o motorista/roteirista Jerome. Ao mesmo tempo, Agatha mantém um segredo sobre seu passado. Não demora muito para que ela comece a trabalhar para Havana, atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás. Cinema da Fundação: 20h15. 16 anos.

 

:: Diario de Pernambuco

Local

Ministro da Educação é vaiado

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, foi recebido com vaias durante discurso na cerimônia de abertura do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, ontem à noite no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções. 

Estudantes e sindicalistas protestaram contra o corte de mais de R$ 9 bilhões no orçamento para a educação no Brasil. O gestor demonstrou desconforto diante dos gritos de ordem, mas não respondeu as reivindicações dos manifestantes, que questionavam, ainda, o corte nas bolsas do Prouni.

Renato falou sobre o Fórum Mundial de Educação, que aconteceu na Coreia do Sul, entre 19 e 22 de maio. Apontou algumas metas estabelecidas durante o evento e ressaltou como o Brasil está evoluindo rapidamente. 

Entre os objetivos citados, estavam a introdução da igualidade de gênero na educação, a alfabetização dos adultos e o investimento mínimo de 7% do PIB para a educação até 2020. O gestor se mostrou confiante em relação à última meta, considerando que o Brasil já reserva 6,6% do PIB para a área.
O ministro afirmou que ainda é possível aumentar a percentagem de repasse do PIB para a educação em até 10%, até 2024, como promete o Plano Nacional da Educação. 

“Depois de 2008, enquanto a crise se abateu sobre vários países, nós conseguimos manter um desenvolvimento. Então o fato de ser um ano muito difícil não significa que toda a nossa trajetória seja esquecida. Nós estamos tendo um intervalo no desenvolvimento, que será retomado” afirmou o gestor.
Apesar do discurso otimista, o ministro confirmou que o corte no orçamento da pasta complicará o desenvolvimento de algumas ações do MEC, incluindo projetos como o Prouni e o Fies.

Ele ainda disse que, apesar do corte, o MEC garantirá o funcionamento de todo o sistema de ensino federal, incluindo os institutos e as universidades. Entretanto, o valor a ser repassado para as instituições ainda não foi definido. Hoje, Renato Janine Ribeiro faz uma visita à Fundação Joaquim Nabuco.

 

Viver

Cinema

Mapas para as estrelas - Mulher se apaixona por jovem motorista mas tenta manter segredos de seu passado. 16 anos. Cinema da Fundação. 20h15.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.