27 DE MAIO DE 2015
Clipagem ASCOM
Recife, 27 de Maio de 2015
:: Jornal do Commercio
Caderno C
Dia a dia
Cabelinho de Sapo
Paulo Rubem Santiago, que, na segunda, assume a presidência da Fundação Joaquim Nabuco, conta que falta só um detalhe da cortina para o novo Cinema da Fundaj, em Casa Forte, começar a operar. Pretende inaugurá-lo já no início de junho.
Cinema
Mapas para as estrelas (Maps to the stars, CAN / EUA / FRA / ALE, 2015). De David Cronenberg. Drama. 16 anos. Cinema da Fundação – 20h15.
:: Folha de Pernambuco
Programa
Persona
A NOITE DE LÍRIO
A pré-estreia de “Sangue azul”, de Lírio Ferreira, no cine a Fundação, teve a presença e poucos nomes da cena artística local. Cláudio Assis, Camilo Cavalcante e Lia de Itamaracá, que está no longa, oram. Aliás, a coluna adorou o filme, que é ambientado em Noronha e conta com o olhar apurado de Lírio para a geografia e as nuances de relações ão-convencionais. Estreia dia de junho.
EM CASA
Na sua passagem pelo Recife, segunda, para a pré-estreia e “Sangue Azul”, Daniel de Oliveira mostrou que foge do estereótipo de astro global. Muito cessível, tirou foto e conversou com todos que o abordaram na Fundaj. Em conversa coma coluna, ator contou que não conhecida Noronha, onde o longa foi filmado, e ficou encantado com a ilha. Ele, aliás, ama PE. o Recife, já foi a jogo do Sport, adora Olinda e não dispensa cervejinha nos bares.
Guia Folha
Roteirão
Últimas Conversas / De Eduardo Coutinho, montado por Jordana Berg, terminado por João Moreira Salles. Realizadoapartirdeentrevistasfeitascomjovensestudantesbrasileiros pelo cineasta Eduardo Coutinho antes de sua morte (em fevereiro de 2014), o filme busca entender como pensam, como sonham e como vivemos adolescentes de hoje. O documentário foi editado por sua parceira de longa data, a montadora Jordana Berg, e concluído por João Moreira Salles. Cinema da Fundação: 16h45, 18h30. 14 anos.
Mapas para as Estrelas / (Maps to the Stars) / De David Cronenberg. Julianne Moore, Mia Wasikoska, John Cusack, Evan Bird, Olivia Williams, Robert Pattinson. No enredo, a jovem Agatha acabou de chegar a Los Angeles e logo conhece o motorista/roteirista Jerome. Ao mesmo tempo, Agatha mantém um segredo sobre seu passado. Não demora muito para que ela comece a trabalhar para Havana, atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás. Cinema da Fundação: 20h15. 16 anos.
:: Diario de Pernambuco
Local
Ministro da Educação é vaiado
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, foi recebido com vaias durante discurso na cerimônia de abertura do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, ontem à noite no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções.
Estudantes e sindicalistas protestaram contra o corte de mais de R$ 9 bilhões no orçamento para a educação no Brasil. O gestor demonstrou desconforto diante dos gritos de ordem, mas não respondeu as reivindicações dos manifestantes, que questionavam, ainda, o corte nas bolsas do Prouni.
Renato falou sobre o Fórum Mundial de Educação, que aconteceu na Coreia do Sul, entre 19 e 22 de maio. Apontou algumas metas estabelecidas durante o evento e ressaltou como o Brasil está evoluindo rapidamente.
Entre os objetivos citados, estavam a introdução da igualidade de gênero na educação, a alfabetização dos adultos e o investimento mínimo de 7% do PIB para a educação até 2020. O gestor se mostrou confiante em relação à última meta, considerando que o Brasil já reserva 6,6% do PIB para a área.
O ministro afirmou que ainda é possível aumentar a percentagem de repasse do PIB para a educação em até 10%, até 2024, como promete o Plano Nacional da Educação.
“Depois de 2008, enquanto a crise se abateu sobre vários países, nós conseguimos manter um desenvolvimento. Então o fato de ser um ano muito difícil não significa que toda a nossa trajetória seja esquecida. Nós estamos tendo um intervalo no desenvolvimento, que será retomado” afirmou o gestor.
Apesar do discurso otimista, o ministro confirmou que o corte no orçamento da pasta complicará o desenvolvimento de algumas ações do MEC, incluindo projetos como o Prouni e o Fies.
Ele ainda disse que, apesar do corte, o MEC garantirá o funcionamento de todo o sistema de ensino federal, incluindo os institutos e as universidades. Entretanto, o valor a ser repassado para as instituições ainda não foi definido. Hoje, Renato Janine Ribeiro faz uma visita à Fundação Joaquim Nabuco.
Viver
Cinema
Mapas para as estrelas - Mulher se apaixona por jovem motorista mas tenta manter segredos de seu passado. 16 anos. Cinema da Fundação. 20h15.
Redes Sociais