21 DE MARÇO DE 2015
Clipagem ASCOM
Recife, 21 de Março de 2015
:: Jornal do Commercio
Caderno C
Obras e atividades na Fundaj
Germana Macambira
Em paralelo às obras do edifício Ulysses Pernambucano, sede da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby, estão previstas diversas ações culturais. Teatro, música, dança, workshops e exposições, entre outras atividades, vão acontecer durante os dois anos de reforma do local. O anúncio, feito oficialmente na última quinta-feira (18) no auditório do Memorial da Medicina de Pernambuco, no seminário Arte, Reforma e Revolução, apresentou a intenção do projeto de manter o público atento à reforma, ao mesmo tempo que participa das atividades programadas.
“A ideia é deixar a população atualizada com o andamento das obras, à medida que também interage com as ações promovidas. Porque não queremos que as pessoas se esqueçam do espaço que, quando voltar, não será um espaço novo. Será o mesmo, reformado”, ressaltou Bruna Pedrosa, coordenadora de artes visuais da Fundaj, em entrevista ao Jornal do Commercio.
Ainda de acordo com Bruna, as atividades devem acontecer nas dependências da obra. Inclusive, a própria Fundação foi em busca de uma carta de anuência da empresa responsável pela reforma, para garantir a segurança do público. “Vamos ter uma atividade por mês. Algumas delas podem acontecer dentro do próprio prédio. Reitero que a ideia é o acompanhamento da reforma, pela população, sempre que possível, in loco”, comentou a coordenadora.
A Fundação firmou parceria com outras instituições. Entre elas, a Aliança Francesa, que pode receber atividades que não possam acontecer em meio às obras. “Estrategicamente vai ficar tudo perto e conveniente para o público, até para que o espaço não saia da memória das pessoas”, salientou.
A primeira atividade confirmada pela coordenadora e que acontece no prédio da Fundaj é o Seminário Internacional Faces da Resistência, entre os dias 14 e 16 de abril. As demais ações culturais podem ser acompanhadas no site da Fundação, que vai disponibilizar gradativamente a programação no decorrer desses dois anos. Também no site, as pessoas podem visualizar o “antes e o depois” do prédio em reforma, pelas plantas da obra que ficarão disponíveis.
Cinema
Éden (Éden, FRA, 2015). De Mia Hansen-Løve. Cinema da Fundação – 20h30. Drama. 16 anos.
Dívida de Honra (The homesman, EUA / FRA, 2015). Com Tommy Lee Jones, Hilary Swank, Miranda Otto. UCI Kinoplex Recife de Lux 2 - 15h35; 20h50. Cinema da Fundação: 15h50, 18h10. Drama. 12 anos.
Bem Perto de Buenos Aires (Historia del miedo, ARG / FRA 2014). De Benjamin Naishtat. Cinema da Fundação: 14h15. Drama. 14 anos.
:: Folha de Pernambuco
Guia Folha
Roteirão
Dívida de Honra / De Tommy Lee Jones. Com Tommy Lee Jones, Hilary Swanks, Meryl Streep. De Lux 2: 15h35, 20h50. Cinema da Fundação: 15h50, 18h10. 16 anos.
Bem Perto de Buenos Aires / De Benjamin Naishtat. Com Jonathan Da Rosa, Tatiana Giménez, Mirella Pascual. Cinema da Fundação: 14h15. 14 anos.
Eden / De Mia Hansen-Løve. Com Félix de Givry, Pauline Etienne, Hugo Conzelmann. Cinema da Fundação: 20h30. 16 anos.
:: Diario de Pernambuco
Viver
Cinema
Eden – 16 anos. Cinema da Fundação. 20h30.
Dívida de honra - Criminoso acompanha quatro mulheres em fuga. 16 anos. DeLux 2. 15h35, 20h50. Cinema da Fundação. 15h50, 18h10, 18h30.
Bem perto de Buenos Aires - 14 anos. Cinema da Fundação. 14h15.
Redes Sociais