Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

20 DE MARÇO DE 2015

Publicado: Segunda, 23 de Março de 2015, 10h50 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h21 | Acessos: 620

Clipagem ASCOM

Recife, 20 de Março de 2015 

 


:: Jornal do Commercio

Caderno C

Cinema

Dívida de Honra (The homesman, EUA / FRA, 2015). Com Tommy Lee Jones, Hilary Swank, Miranda Otto. UCI Kinoplex Recife de Lux 2 - 15h35; 20h50. Cinema da Fundação: 16h10, 18h30. Drama. 12 anos

 

:: Folha de Pernambuco

Programa

Fundaj à espera de respostas

Bárbara Buril

 

Ainda é preciso esperar para que a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) veja oficialmente, na sala da presidência a instituição, o professor universitário e político Paulo Rubem Santiago (PDT) – agora mais ainda, após a demissão do Ministro da Educação Cid Gomes, na última quarta-feira (18). Se antes o que faltava para a assunção de Paulo Rubem ao cargo era apenas a publicação da portaria assinada por Cid Gomes o Diário Oficial da União, agora é necessário ver resolvido o mais novo imbróglio de Brasília. No momento, é preciso que um novo Ministro a Educação não só assuma o cargo, como também se inteire das necessidades do ministério para, só então, fazer andar as questões mais urentes. Uma delas, sem dúvidas, é a situação da Fundaj, cujos planos para 2015 defendem do envolvimento, do conhecimento e da assinatura do novo presidente. 

O atraso na publicação da portaria no Diário Oficial se deveu, segundo Paulo Rubem, à demora na aprovação do Orçamento da União para 2015 - que finalmente ocorreu na última terça-feira. Paulo Rubem não corre o risco de não ver o eu nome publicado no Diário Oficial e assumir a presidência a Fundaj. Isto porque a portaria já foi assinada e datada elo ex-Ministro da Educação aprovada na Casa Civil. 

POSSÍVEL NOME 

Enquanto isso, espera-se são só Paulo Rubem, mas também o novo ministro da Educação. Segundo Rubem, o comentário que corre nos bastidores é que o cargo de Gomes seja assumido por Aloizio Mercadante, atual chefe da Casa Civil. Para Rubem, assunção de Mercadante o Ministério da Educação (MEC) seria bastante positiva para a Fundaj. "Se ele voltar, será muito bom para a Fundação, porque ele esteve aqui no Recife para participar da reunião do Conselho Deliberativo da instituição. Além disso, ele é da área de educação, tem experiência como docente", solta o gestor. 

Em 2013, quando Mercadante veio ao Recife para reunião da Fundaj, o então ministro expressou apoio incondicional à instituição nos projetos de pesquisa, formação e difusão cultural que estivessem comprometidos com o Plano Nacional de Educação. No encontro, ele também enfatizou a necessidade de a Fundação produzir conhecimento que possa contribuir com o desenvolvimento da Educação no Brasil, através de uma atuação mais ativa na formação de gestores em educação, como diretores de escolas, e da realização de pesquisas acerca dos impactos sociais da implantação da política de cotas para as universidades, por exemplo. Pode parecer estranho para quem vê a Fundaj como uma instituição prioritariamente focada na produção de conhecimento acerca da cultura local, mas vale lembrar que, apesar do envolvimento com o setor cultural, a Fundação é, na realidade, vinculada ao MEC. É a única fundação ligada ao ministério, aliás. É com a demanda expressa pelo MEC de alinhar as ações da Fundaj com as do Plano Nacional de Educação que Paulo Rubem encontrará a Fundaj. Há, sim, o receio por parte dos pesquisadores envolvidos com áreas não diretamente relacionadas com a educação de que suas pesquisas recebam menos atenção da instituição. No entanto, o futuro presidente avisa: "Não haverá prejuízo para essas pesquisas, uma vez que devemos responder a diversas áreas". 

PLANEJAMENTO

Embora a portaria ainda não tenha sido publicada no Diário Oficial, Paulo Rubem tem frequentado a Fundaj para criar intimidade com as questões vividas pela instituição.

Na última terça-feira, ele participou de reunião na Fundação para conhecer os projetos em andamento da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte, cuja direção está sendo exercida de forma interina pela Coordenadora de Estudos da História Brasileira, Rita de Cássia Barbosa - em substituição a

Silvana Meireles convidada pelo secretário d Cultura do Estado, Marcelino Granja, para exercer a função de secretária executiva d pasta. Na última terça-feira, ele também se inteirou acerca das reformas nos edifícios d Fundaj. "Na próxima semana, faremos uma reunião com cada diretoria e suas coordenadorias, para vermos os projetos que dependem da minha assinatura", detalha Rubem. Enquanto espera, o novo presidente da Fundação parece não perder tempo.



Guia Folha

Roteirão

Dívida de Honra / De Tommy Lee Jones. Com Tommy Lee Jones, Hilary Swanks, Meryl Streep. Em Nebraska, mulher tem de atravessar o deserto para levar outras três mulheres que perderam a razão para um asilo em Iowa. DeLux2: 15h35, 20h50. Cinema da Fundação: 16h10, 18h30. 16 anos.

 Blind / De Eskil Vogt. Com Ellen Dorrit Petersen, Henrik Rafaelsen, Vera Vitali. Após perder a visão, Ingrid resolve ficar isolada em sua própria casa, onde se sente mais segura. Seu grande parceiro nesta difícil adaptação é o marido. Mas quando as lembranças do mundo que ela conheceu vão desaparecendo gradativamente, ela percebe que o maior perigo está dentro de si mesma. Cinema da Fundação: 20h50. 18 anos.

 

:: Diario de Pernambuco

Viver

Cinema

Eden – 16 anos. Cinema da Fundação. 20h30 (sab).

Dívida de honra - Criminoso acompanha quatro mulheres em fuga. 16 anos. DeLux 2. 15h35, 20h50. Cinema da Fundação. 15h50 (sáb, dom), 16h10 (sex), 18h10 (sáb, dom), 18h30 (sex).

A história da eternidade – 14 anos. Cinema da Fundação. 20h30 (dom). Rosa e Silva 4. 18h35, 21h. 

Blind. 18 anos. Cinema da Fundação. 14h (dom), 20h50(sex).

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.