20 DE MARÇO DE 2015
Clipagem ASCOM
Recife, 20 de Março de 2015
:: Jornal do Commercio
Caderno C
Cinema
Dívida de Honra (The homesman, EUA / FRA, 2015). Com Tommy Lee Jones, Hilary Swank, Miranda Otto. UCI Kinoplex Recife de Lux 2 - 15h35; 20h50. Cinema da Fundação: 16h10, 18h30. Drama. 12 anos
:: Folha de Pernambuco
Programa
Fundaj à espera de respostas
Bárbara Buril
Ainda é preciso esperar para que a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) veja oficialmente, na sala da presidência a instituição, o professor universitário e político Paulo Rubem Santiago (PDT) – agora mais ainda, após a demissão do Ministro da Educação Cid Gomes, na última quarta-feira (18). Se antes o que faltava para a assunção de Paulo Rubem ao cargo era apenas a publicação da portaria assinada por Cid Gomes o Diário Oficial da União, agora é necessário ver resolvido o mais novo imbróglio de Brasília. No momento, é preciso que um novo Ministro a Educação não só assuma o cargo, como também se inteire das necessidades do ministério para, só então, fazer andar as questões mais urentes. Uma delas, sem dúvidas, é a situação da Fundaj, cujos planos para 2015 defendem do envolvimento, do conhecimento e da assinatura do novo presidente.
O atraso na publicação da portaria no Diário Oficial se deveu, segundo Paulo Rubem, à demora na aprovação do Orçamento da União para 2015 - que finalmente ocorreu na última terça-feira. Paulo Rubem não corre o risco de não ver o eu nome publicado no Diário Oficial e assumir a presidência a Fundaj. Isto porque a portaria já foi assinada e datada elo ex-Ministro da Educação aprovada na Casa Civil.
POSSÍVEL NOME
Enquanto isso, espera-se são só Paulo Rubem, mas também o novo ministro da Educação. Segundo Rubem, o comentário que corre nos bastidores é que o cargo de Gomes seja assumido por Aloizio Mercadante, atual chefe da Casa Civil. Para Rubem, assunção de Mercadante o Ministério da Educação (MEC) seria bastante positiva para a Fundaj. "Se ele voltar, será muito bom para a Fundação, porque ele esteve aqui no Recife para participar da reunião do Conselho Deliberativo da instituição. Além disso, ele é da área de educação, tem experiência como docente", solta o gestor.
Em 2013, quando Mercadante veio ao Recife para reunião da Fundaj, o então ministro expressou apoio incondicional à instituição nos projetos de pesquisa, formação e difusão cultural que estivessem comprometidos com o Plano Nacional de Educação. No encontro, ele também enfatizou a necessidade de a Fundação produzir conhecimento que possa contribuir com o desenvolvimento da Educação no Brasil, através de uma atuação mais ativa na formação de gestores em educação, como diretores de escolas, e da realização de pesquisas acerca dos impactos sociais da implantação da política de cotas para as universidades, por exemplo. Pode parecer estranho para quem vê a Fundaj como uma instituição prioritariamente focada na produção de conhecimento acerca da cultura local, mas vale lembrar que, apesar do envolvimento com o setor cultural, a Fundação é, na realidade, vinculada ao MEC. É a única fundação ligada ao ministério, aliás. É com a demanda expressa pelo MEC de alinhar as ações da Fundaj com as do Plano Nacional de Educação que Paulo Rubem encontrará a Fundaj. Há, sim, o receio por parte dos pesquisadores envolvidos com áreas não diretamente relacionadas com a educação de que suas pesquisas recebam menos atenção da instituição. No entanto, o futuro presidente avisa: "Não haverá prejuízo para essas pesquisas, uma vez que devemos responder a diversas áreas".
PLANEJAMENTO
Embora a portaria ainda não tenha sido publicada no Diário Oficial, Paulo Rubem tem frequentado a Fundaj para criar intimidade com as questões vividas pela instituição.
Na última terça-feira, ele participou de reunião na Fundação para conhecer os projetos em andamento da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte, cuja direção está sendo exercida de forma interina pela Coordenadora de Estudos da História Brasileira, Rita de Cássia Barbosa - em substituição a
Silvana Meireles convidada pelo secretário d Cultura do Estado, Marcelino Granja, para exercer a função de secretária executiva d pasta. Na última terça-feira, ele também se inteirou acerca das reformas nos edifícios d Fundaj. "Na próxima semana, faremos uma reunião com cada diretoria e suas coordenadorias, para vermos os projetos que dependem da minha assinatura", detalha Rubem. Enquanto espera, o novo presidente da Fundação parece não perder tempo.
Guia Folha
Roteirão
Dívida de Honra / De Tommy Lee Jones. Com Tommy Lee Jones, Hilary Swanks, Meryl Streep. Em Nebraska, mulher tem de atravessar o deserto para levar outras três mulheres que perderam a razão para um asilo em Iowa. DeLux2: 15h35, 20h50. Cinema da Fundação: 16h10, 18h30. 16 anos.
Blind / De Eskil Vogt. Com Ellen Dorrit Petersen, Henrik Rafaelsen, Vera Vitali. Após perder a visão, Ingrid resolve ficar isolada em sua própria casa, onde se sente mais segura. Seu grande parceiro nesta difícil adaptação é o marido. Mas quando as lembranças do mundo que ela conheceu vão desaparecendo gradativamente, ela percebe que o maior perigo está dentro de si mesma. Cinema da Fundação: 20h50. 18 anos.
:: Diario de Pernambuco
Viver
Cinema
Eden – 16 anos. Cinema da Fundação. 20h30 (sab).
Dívida de honra - Criminoso acompanha quatro mulheres em fuga. 16 anos. DeLux 2. 15h35, 20h50. Cinema da Fundação. 15h50 (sáb, dom), 16h10 (sex), 18h10 (sáb, dom), 18h30 (sex).
A história da eternidade – 14 anos. Cinema da Fundação. 20h30 (dom). Rosa e Silva 4. 18h35, 21h.
Blind. 18 anos. Cinema da Fundação. 14h (dom), 20h50(sex).
Redes Sociais