27 DE OUTUBRO DE 2014
Clipagem ASCOM
Recife, 27 de outubro de 2014
:: Jornal do Commercio
Caderno C
Sucesso de pública desde o início
De acordo o assessor de imprensa do Janela Internacional do Cinema do Recife, o jornalista André Dib, as sessões do fim semana (até ontem à tarde levaram 6.750 pessoas ao Cinema São Luiz e ao Cinema da Fundação. ”É um recorde em relação ao mesmo período do ano passado, embora esta edição tenha tido algumas sessões a mais que a anterior. Na primeira edição do Janela, o público total chegou a 4 mil”, comemora o assessor.
Hoje, a programação segue com três programas das Mostras Competitivas Nacionais e Internacionais de Curtas, quatro sessões da Mostra Competitiva de Longas-metragens, incluindo a reprise de Vento de Agosto, seguida de debate com Gabriel Mascaro, no Cinema da Fundação, e da sessão especial do Cachaça Cinema Clube, na mesma sala.
Dos três longas exibidos pela primeira vez, dois são estrangeiros: A professora do jardim da infância, de Nadav Lapid, e O bobo, de Yuriy Bykov. O outro é o brasileiro A misteriosa morte de Pérola, de Guga Parente e Ticiano Augusto de Lima.
Produção entre a França e o estado de Israel, A professora do jardim da infância conta a história de uma criança de cinco anos que tem o dom nato para a poesia. A professora que descobre o talento do menino fica impressionada e decide protegê-lo.
Já a produção russa O bobo chega ao Janela depois de ganhar quatro prêmios no Festival de Locarno deste ano: Júri Junior, Júri Ecumênico, Don Quixote e Melhor Ator (Artyom Bystrov).
Na história, o encanador Dima Nikitim (Bystrov), que trabalha numa pequena cidade russa, empreende uma grande odisseia para salvar um dormitório, ocupado por bêbados e marginais, que está para ser inundado depois que alguns canos estouram. Solitário na empreitada, ele enfrenta todo o sistema de burocratas corruptos da cidade, que não se importam com o que pode acontece as pessoas do dormitório.
O brasileiro A morte misteriosa de Pérola faz sua estreia mundial no Janela. O filme é um projeto do Coletivo Alumbramento, de Fortaleza. De acordo com a sinopse do filme, Pérola é uma jovem brasileira que se muda para uma pequena cidade da França para estudar em uma escola de arte. Longe de casa e de seu namorado, vivendo sozinha em um apartamento antigo e sombrio, Pérola sente os efeitos de um tempo que passa pesado e mordaz, sendo cada vez mais tomada por nostalgia e medo, solidão e pavor, a um ponto onde sonho, fantasia e realidade perdem suas fronteiras. Depois da misteriosa morte de Pérola, o namorado ausente se torna presente e busca por sua alma.
Caderno C
Cinema
A professora do jardim de infância (The kindergarten teach, ISR/FRA, 2014). De Navad Lapid. Com Sarit Larry, Avi Shnaidman, Lior Raz. Cinema da Fundação – 17h30.
:: Folha de Pernambuco
Não houve notícias sobre a Fundaj.
:: Diário de Pernambuco
Viver
Cinema
Festival Janela Internacional de Cinema. Exibições no São Luiz e Cinema da Fundação. De 24 de outubro a 02 de novembro. Programação completa em diariode.pe/qpl.
Miss Violence – investigação sobre suicídio de garota revela segredos obscuros de família tradicional. 18 anos. Cinema da Fundação. 18h10(qui).
Redes Sociais