Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

27 DE OUTUBRO DE 2014

Publicado: Terça, 28 de Outubro de 2014, 10h41 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h22 | Acessos: 423

Clipagem ASCOM
Recife, 27 de outubro de 2014


:: Jornal do Commercio

Caderno C

Sucesso de pública desde o início

De acordo o assessor de imprensa do Janela Internacional do Cinema do Recife, o jornalista André Dib, as sessões do fim semana (até ontem à tarde levaram 6.750 pessoas ao Cinema São Luiz e ao Cinema da Fundação. ”É um recorde em relação ao mesmo período do ano passado, embora esta edição tenha tido algumas sessões a mais que a anterior. Na primeira edição do Janela, o público total chegou a 4 mil”, comemora o assessor. 

Hoje, a programação segue com três programas das Mostras Competitivas Nacionais e Internacionais de Curtas, quatro sessões da Mostra Competitiva de Longas-metragens, incluindo a reprise de Vento de Agosto, seguida de debate com Gabriel Mascaro, no Cinema da Fundação, e da sessão especial do Cachaça Cinema Clube, na mesma sala.

Dos três longas exibidos pela primeira vez, dois são estrangeiros: A professora do jardim da infância, de Nadav Lapid, e O bobo, de Yuriy Bykov. O outro é o brasileiro A misteriosa morte de Pérola, de Guga Parente e Ticiano Augusto de Lima.

Produção entre a França e o estado de Israel, A professora do jardim da infância conta a história de uma criança de cinco anos que tem o dom nato para a poesia. A professora que descobre o talento do menino fica impressionada e decide protegê-lo. 

Já a produção russa O bobo chega ao Janela depois de ganhar quatro prêmios no Festival de Locarno deste ano: Júri Junior, Júri Ecumênico, Don Quixote e Melhor Ator (Artyom Bystrov).

Na história, o encanador Dima Nikitim (Bystrov), que trabalha numa pequena cidade russa, empreende uma grande odisseia para salvar um dormitório, ocupado por bêbados e marginais, que está para ser inundado depois que alguns canos estouram. Solitário na empreitada, ele enfrenta todo o sistema de burocratas corruptos da cidade, que não se importam com o que pode acontece as pessoas do dormitório.

O brasileiro A morte misteriosa de Pérola faz sua estreia mundial no Janela. O filme é um projeto do Coletivo Alumbramento, de Fortaleza. De acordo com a sinopse do filme, Pérola é uma jovem brasileira que se muda para uma pequena cidade da França para estudar em uma escola de arte. Longe de casa e de seu namorado, vivendo sozinha em um apartamento antigo e sombrio, Pérola sente os efeitos de um tempo que passa pesado e mordaz, sendo cada vez mais tomada por nostalgia e medo, solidão e pavor, a um ponto onde sonho, fantasia e realidade perdem suas fronteiras. Depois da misteriosa morte de Pérola, o namorado ausente se torna presente e busca por sua alma.

Caderno C

Cinema

A professora do jardim de infância (The kindergarten teach, ISR/FRA, 2014). De Navad Lapid. Com Sarit Larry, Avi Shnaidman, Lior Raz. Cinema da Fundação – 17h30.

 

:: Folha de Pernambuco

Não houve notícias sobre a Fundaj.

 

:: Diário de Pernambuco

Viver

Cinema

Festival Janela Internacional de Cinema. Exibições no São LuizCinema da Fundação. De 24 de outubro a 02 de novembro. Programação completa em diariode.pe/qpl.

Miss Violence – investigação sobre suicídio de garota revela segredos obscuros de família tradicional. 18 anos. Cinema da Fundação. 18h10(qui).

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.