Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

29 DE AGOSTO DE 2014

Publicado: Sexta, 29 de Agosto de 2014, 10h18 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h22 | Acessos: 444

Clipagem ASCOM
Recife, 29 de agosto de 2014

 

:: Jornal do Commercio

Caderno C

Cinema

Mostra Imovision 25 anos: A Pedra da Paciência (Syngué sabour, FRA/ALE, 2014) – De Atiq Rahimi. Cinema da Fundação – 18h30. Drama.

Amantes Eternos (Only lovers left alive, ING/FRA, 2014) – De Jim Jarmusch. Cinema da Fundação – 15h10; 20h30. Drama. 14 anos.

O Mercado de Notícias (BRA, 2014) – De Jorge Furtado. Cinema da Fundação – 16h40. Documentário.

O Homem das Multidões (BRA, 2012) – De Cão Guimarães &Marcelo Gomes. Cinema da Fundação – 14h50. Drama. 14 anos.

 

:: Folha de Pernambuco

Guia Folha

Roteirão

Cinema

Amantes Eternos / De Jim Jarmusch / Com Tilda Swinton, Tom Hiddleston. Casal de vampiros casado há mais de 100 anos vive uma vida rock’n’roll, ouvindo música, fugindo do sol e evitando matanças para obter comida. Eles têm traficantes que lhes fornecem a droga: sangue. A relação deles será testada pela visita da irmã e irresponsável dela, também vampira. Cinema da Fundação: 20h30. 14 anos.

Mercado de Notícias / De Jorge Furtado / Documentário. Filme traz depoimentos de treze jornalistas sobre o sentido e a prática de sua profissão, as mudanças na maneira de consumir notícias, o futuro do jornalismo, e também sobre casos recentes da política brasileira, onde a cobertura da imprensa teve papel de grande destaque. Cinema da Fundação: 16h40. Classificação não informada pelo exibidor.

 

:: Diário de Pernambuco

Viver

Cinema

The rover: A caçada. 14 anos. Cinema da Fundação. 18h20 (sáb).

Amantes eternos – A história de amor entre dois vampiros eruditos. 14 anos. Cinema da Fundação. 15h10 (dom), 20h (dom), 20h30*.

O mercado de notícias – Jornalistas renomados discutem o papel da mídia e sua influência na democracia. 10 anos. Cinema da Fundação. 16h40 (sex).

O homem das multidões – 14 anos. Cinema da Fundação. 14h40 (sáb), 14h50 (sex).

 

:: Diário do Nordeste – CE

Últimas Notícias

"UM SONHO INTENSO"

Documentário estimula reflexão sobre a economia

Produzido por José Mariani, o filme aborda a construção da economia desde os anos 1930 até o governo Lula

O processo de desenvolvimento da economia brasileira a partir dos anos 1930, comentado por economistas, ganhou o olhar cinematográfico do cineasta José Mariani no documentário Um sonho intenso, que teve a pré-estreia ontem, no Cinema do Dragão, da Fundação Joaquim Nabuco, em Fortaleza. Produzido entre 2012 e 2014, o filme traz, sob o formato de uma narrativa comentada, um relato das transformações econômicas pelas quais o País passou, buscando mostrar outras vertentes de períodos como o regime militar (1964 - 1985) e o governo Lula (2002 - 2009). 

A ideia da produção, segundo Mariani, surgiu após a filmagem do documentário em homenagem ao economista Celso Furtado (O longo amanhecer - cine biografia de Celso Furtado).

"Nesse filme, que tratava da biografia do Celso Furtado, eu acabei descobrindo a história do nosso desenvolvimento socioeconômico, e eu resolvi filmar esse processo", explica o cineasta. A produção, segundo Mariani, é uma "história crítica".

Ao longo do documentário, são inseridas análises de economistas como Maria da Conceição Tavares, Celso Amorim e Carlos Lessa, João Manuel Cardoso de Melo e Ricardo Bielchowsky, nomes que, segundo o diretor do filme, têm pensamentos alinhados ao de Celso Furtado.

Indo além da proposta de se inserir nas análises econômicas, o documentário, segundo Mariani, tem o objetivo de fazer com que mesmo as pessoas mais afastadas dos temas da economia possam buscar compreender o contexto atual. "É um filme aberto, que traz diversas reflexões para o espectador, para que ele possa fazer sua análise crítica".

Mais informações

Dias 30 e 31 de agosto e 2 de setembro,às 16h e às 20h, no Cinema do Dragão

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.