Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

28 DE AGOSTO DE 2014

Publicado: Quinta, 28 de Agosto de 2014, 10h53 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h22 | Acessos: 489

Clipagem ASCOM
Recife, 28 de agosto de 2014

 

:: Jornal do Commercio

Caderno C

Mostra Imovision traz filmes inéditos

Mais uma semana cinéfila à vista. Depois de um bela retrospectiva, realizada na semana retrasada, a festa em comemoração aos 25 anos da distribuidora Imovision volta ao Cinema da Fundação a partir desta quinta-feira (28/8). Dessa vez, a efeméride ocorre com a apresentação de outros sete filmes, só que em ritmo de première.
Até a próxima quarta, os cinéfilo recifenses terão a oportunidade de assistir parte dos futuros lançamentos da Imovision. Sem dúvida, o carro-chefe da mostra é o longa Bem-vindo a Nova York, de Abel Ferrara, que se inspira na história do economista francês Dominique Strauss-Khan e sua derrocada moral e política ao ser acusado de abuso sexual a uma camareira de um hotel nova-iorquino.
Produção franco-americana, Bem-vindo a Nova York foi lançado na França apenas em canais de vídeos por demanda. Pouco antes do lançamento, o filme causou furor no Festival de Cannes, principalmente pela interpretação de Gérard Depardieu, que se entrega sem concessões para mostrar como o personagem desce as profundezas dos excessos do sexo.
Além de mostrar o personagem transando com prostitutas e atacando a camareira, acompanhamos em flashback trocas de favores sexuais e estupros praticados pelo homem, como também a investigação policial e as discussões com a mulher, vivida pela inglesa Jacqueline Bisset.

OUTROS FILMES

Mesmo pouco conhecidos, alguns dos outros filmes da mostra se deram bem em seus países de origem, como a comédia romântica mexicana Paraíso, de Mariana Chenillo. O longa vem cativando espectadores mundo afora com a história do casal de gordinhos que luta contra a obesidade.
A comédia infantojuvenil As férias do pequeno Nicolau, de Laurent Tirard, é ainda melhor que o primeiro filme. Com um novo Nicolau (Mathéo Boisselier) em cena, o filme não é necessariamente uma continuação. Ao entrar de férias, Nicolau e os pais escolhem veranear em uma praia, onde ele encontra novos amigos e a menina Isabelle (Erja Malatier).
Grande conhecedor da música popular brasileira, o francês Georges Garchot realiza seu terceiro documentário musical de raízes brasileiras. Em O samba, Martinho da Vila conta histórias sobre sua carreira, a escola de samba Vila Isabel, tendo com Ney Matogrosso, Leci Brandão e Beth Carvalho entre os convidados.

PROGRAMAÇÃO

Hoje, 28/8 - 18h50

O casamento de May, de Cherien Dabis

Jordânia/Qatar/EUA, 2013

Com Hiam Abbas, Cherien Dabis e Alexander Siddig

Amanhã, 29/8 - 18h30

A pedra da paciência, de Atiq Rahimi

França/Alemanha/Afeganistão, 2012

Com Golshifteh Farahani, Hamid Djavdan e Hassina Burgan

Sábado, 30/8 - 16h20

As férias do pequeno Nicolau, de Laurent Tirard

França, 2014

Com Kad Merad, Valerie Lemercier e Mathéo Boisselier

Domingo, 31/8 - 17h30

Bem-vindo a Nova York, de Abel Ferrara

França/EUA, 2014

Com Gérard Depardieu, Jacqueline Bisset e Marie Mouté

Terça, 1º/9 - 18h30

Gerônimo, de Tony Gatlif

França, 2014

Com Céline Sallette, Rachid Yous e David Murgia

Terça, 1º/9 - 20h40

Paraíso, de Mariana Chenilo

México, 2013

Com Andrés Almeida, Daniela Rincón e Luis Geraldo Mendez

Quarta, 2/9 - 21h

O samba, de George Gachot.

Suíça, 2014

Com Martinho da Vila, Nana Mouskouri e Ney Matogrosso

 

Caderno C

Cinema

Mostra Imovision 25 anos: O Casamento De May (May in the Summer, JOR, 2014) – De Cherien Dabis. Cinema da Fundação – 18h50. Comédia.

Amantes Eternos (Only lovers left alive, ING/FRA, 2014) – De Jim Jarmusch. Com Tilda Swinton. Cinema da Fundação – 15h10; 16h30. Drama. 14 anos.

O Mercado de Notícias (BRA, 2014) – De Jorge Furtado. Com Geneton Moraes Neto. Cinema da Fundação – 14h40. Documentário.

O Homem das Multidões (BRA, 2012) – De Cão Guimarães &Marcelo Gomes. Com Silvia Lourenço. Cinema da Fundação – 20h50. Drama. 14 anos.

 

:: Folha de Pernambuco

Guia Folha

Roteirão

Cinema

Amantes Eternos / De Jim Jarmusch / Com Tilda Swinton, Tom Hiddleston. Cinema da Fundação: 16h30 (qui), 20h30 (sex/sab), 15h10, 20h (dom), 16h40 (qua). 14 anos.

Mercado de Notícias / De Jorge Furtado / Documentário. Cinema da Fundação: 14h40 (qui), 16h40 (sex). Classificação não informada pelo exibidor.

O Homem das Multidões / De Marcelo Gomes e Cão Guimarães / Com Paulo André e Silvia Lourenço. Cinema da Fundação: 20h50 (qui), 14h50 (sex/qua), 14h40 (sab). 14 anos.

The Rover – A Caçada / Cinema da Fundação: 18h20 (sab), 16h10 (ter). 14 anos.

O Casamento de May / Cinema da Fundação: 18h50.

 

:: Diário de Pernambuco

Viver

Estreias do Cinema

O casamento de May

Filme da Jordânia participa da Mostra Imovision, no Cinema da Fundação. Dirigido por Charien Dabis, que também está no elenco, fala de jovem que - prestes a se casar, visita a família em Amã, na Jordânia. Por ser católica, a mãe desaprova a escolha do noivo, que é muçulmano. As irmãs de May não amadureceram e sua vida parece caótica.

 

Viver

Cinema

The rover: A caçada. 14 anos. Cinema da Fundação. 16h10 (ter), 18h20 (sáb).

O casamento de May – May vê família se voltar contra religião do noivo. Cinema da Fundação. 18h50.

Amantes eternos - Amor entre vampiros. 14 a. Cinema da Fundação. 16h30.

O mercado de notícias - O papel da mídia. 10 anos. Cinema da Fundação. 14h40 (qui), 16h40 (sex).

O homem das multidões - 14 anos. Cinema da Fundação. 20h50.

 

:: O Povo Online – CE

Economia

Documentário sobre economia estreia hoje no Cinema do Dragão

Filme retrata a história social e econômica do Brasil dos anos 30 aos dias de hoje

O documentário "Um Sonho Intenso", do diretor José Mariani, tem pré-estreia nesta quinta-feira, 28, no Cinema do Dragão. O filme relata as transformações do processo socioeconômico brasileiro, pontuado por interpretações de economistas e historiadores
A proposta de Mariani é desmistificar a aridez do tema, tentando desconstruir estereótipos relacionados à imagem de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, por exemplo. Segundo o diretor, a produção mostra "uma forma de ver a economia de modo orgânico".
"Um Sonho Intenso" foi realizado entre 2012 e 2014 e intercala análises, depoimentos, trechos de filmes e reportagens, retratando a história social e econômica do Brasil dos anos 30 aos dias de hoje.
Após a exibição do filme, haverá um debate com a presença do diretor e de jornalistas. Também estão agendados lançamentos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

SERVIÇO

Pré-estreia do documentário "Um Sonho Intenso"

Quando: Quinta-feira, 28, às 19h30min

Onde: Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco (Sala 2)

Informações: (85) 8829 2020

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.