07 DE AGOSTO DE 2014
Clipagem ASCOM
Recife, 07 de agosto de 2014
:: Jornal do Commercio
Caderno C
Cinema
O melhor lance (La migliore offerta, ITA, 2014) – De Giuseppe Tornatore. Com Geoffrey Rush, Jim Sturgess, Sylvia Hoeks. Virgil Oldman é contratado por uma jovem herdeira, Claire Ibbetson, para leiloar uma coleção de obras de arte deixada por seus pais. Cinema da Fundação –20h20. Drama. 14 anos.
O homem das multidões (BRA, 2012) – De Cao Guimarães &Marcelo Gomes. Com Paulo André, Silvia Lourenço. Juvenal, condutor de trem do metrô, enfrenta a impossibilidade de estar só. Cinema da Fundação – 16h40; 18h30. Drama. 14 anos.
:: Folha de Pernambuco
Guia Folha
Roteirão
Cinema
Promessas de um novo mundo / De Justine Shapiro, B.Z. Goldberg, Carlos Bolado. O documentário retrata a história de sete crianças israelenses e palestinas. Apesar de morarem no mesmo lugar, vivem em mundos completamente distintos, separados por diferenças religiosas. Com idades entre 8 e 13 anos, suas histórias oferecem nova e tocante perspectiva sobre o conflito no Oriente Médio. Cinema da Fundação: 16h20 (domingo), 18h50 (terça). Livre.
O Homem das Multidões / De Marcelo Gomes e Cao Guimarães / Com Paulo André e Silvia Lourenço. Juvenal é um maquinista de metrô em Belo Horizonte, Margô controla o fluxo dos trens. Ambos vivem em um estado de profunda solidão – cada um à sua maneira. Cinema da Fundação: 16h40, 18h30 (qui), 16h30, 20h50 (sex e ter), 19h, 20h50 (sab), 14h30, 20h50 (dom). 14 anos.
O Melhor Lance / De Giuseppe Tornatore / Com Geoffrey Rush, Donald Sutherland. Especialista em arte é contratado por uma jovem herdeira para leiloar uma grande coleção de obras de arte deixada por seus pais. Entretanto, ela não quer ser vista pessoalmente. Cinema da Fundação: 20h20 (qui), 16h30 (sab), 18h20 (sex/dom/ter), 16h20 (qua). 14 anos.
:: Diário de Pernambuco
Viver
Cinema
O melhor lance – No mundo dos leilões de arte de antiguidades de alta qualidade, Virgil Oldman é um conhecido e apreciado especialista. 14 anos. Cinema da Fundação. 20h20.
O homem das multidões – Juvenal, condutor de trem do metrô, enfrenta a impossibilidade de estar só. 14 anos. Cinema da Fundação. 16h40, 18h30.
:: O Globo Online – RJ
Últimas Notícias
ONU tem 34 novas vagas no Brasil
Há pelo menos 34 vagas abertas na Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil — além de uma oportunidade de trabalho voluntário em Santiago, no Chile, e outras para o Programa de Jovens Profissionais, cuja atuação é no exterior. Algumas contratações são temporárias e a maioria das vagas exige diploma de nível superior. Veja mais informações sobre as oportunidades e prazos de inscrição:
UNESCO
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) está com 18 editais abertos para profissionais de várias áreas atuarem em projetos com diferentes durações. As inscrições para dois deles terminam nesta quinta-feira, 7 de agosto: um para consultor de pesquisa para o Museu do Homem do Nordeste, para trabalhar em Recife por nove meses, e outro para prestar consultoria técnica na elaboração de estudos no Programa Nacional de Assistência Estudantil do Ministério da Educação (MEC), com atuação em Brasília por seis meses. Há outras oportunidades, como para consultor técnico com experiência mínima de dois anos em desenvolvimento de políticas públicas de educação escolar indígena (inscrições até 12 de agosto e atuação em território nacional) e para profissional de ciências da saúde com experiência no controle e prevenção à dopagem (inscrições até 20 de agosto e atuação em território nacional).
UNICEF
O escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Brasília contrata profissionais para quatro áreas: são duas vagas para assistente administrativo, uma para assistente de viagem e uma para oficial administrativo e financeiro. Todas as oportunidades são por um ano, mas podem ser renovadas. O prazo para as candidaturas é 17 de agosto.
PNUMA
O escritório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil abriu processo seletivo para contratação de assistente de programa. As inscrições se encerram na sexta-feira, 8 de agosto. A vaga é temporária (contrato de 9 meses) e para Brasília.
UNIDO
A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) busca um estagiário em informática para atuar na manutenção de websites, computadores e configuração de servidores virtuais físicos e de roteadores firewall. O profissional também dará suporte ao usuário de cursos online em inglês, português e espanhol, junto a universidades espanholas, entre outras tarefas. É necessário cursar nível superior na área de ciência da computação e ter fluência em inglês e espanhol. O local de trabalho é Brasília e o horário flexível, de aproximadamente 16 horas semanais. Os currículos e as cartas de apresentação devem ser enviados para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 9 de agosto.
ONU MULHERES
Está aberto, até 13 de agosto, o processo seletivo para a contratação de assessor técnico para promover os “Princípios de Empoderamento das Mulheres”. A contratação é feita pela ONU Mulheres em parceria com a Coca-Cola. A seleção é voltada a profissionais com Bacharelado em Ciências Sociais, Economia, Administração ou em área relacionada, com fluência em português e inglês. O trabalho será realizado nas instalações da ONU Mulheres, em Brasília, no período de setembro de 2014 a setembro de 2015. A ONU Mulheres também está com processos seletivos abertos para três consultorias destinadas à realização de pesquisas e diagnósticos sobre políticas para as mulheres; para dois profissionais de comunicação (para planejamento, produção e realização de todas as ações da iniciativa “O Valente Não É Violento” e para gestão de conteúdo de aplicativos).
UNAIDS
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) oferece quatro vagas de estágio para alunos dos cursos de relações internacionais, comunicação, jornalismo, administração, publicidade e propaganda, marketing, ciências sociais, ciências políticas ou antropologia para apoiar as ações do escritório em Brasília. O prazo de inscrições vai até 15 de agosto. WFP O Centro de Excelência contra a Fome do World Food Programme (WFP) procura profissional para trabalhar como assistente do diretor em Brasília. É preciso ter diploma universitário em relações internacionais, ciência política, ciências sociais, comunicação ou áreas correlatas, com excelentes habilidades de comunicação em inglês e português e experiência de trabalho em organizações internacionais. O prazo de inscrição termina no dia 15 de agosto.
OPAS
A Organização Pan-americana da Saúde (Opas) contrata especialista em comunicação e gestão de conhecimento para trabalhar em Brasília. Candidatos devem ter no mínimo cinco anos de experiência em ambas as áreas. Inscrições até 15 de agosto.
Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina
A agência busca consultor(a) sênior no Brasil. A vaga é para especialista em captação de recursos do setor privado em São Paulo. Prazo: 30 de agosto.
ACNUDH (Santiago, Chile)
O Escritório Regional para a América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), com sede em Santiago do Chile, busca estudantes ou profissionais que procuram um trabalho prático/não remunerado. São três áreas de atuação: direito internacional/direitos humanos; informação pública e administração e finanças. Pede-se fluência em espanhol, sendo que conhecimento de inglês e português é considerado uma vantagem.
JOVENS PROFISSIONAIS
Estão abertas ainda as inscrições para algumas das carreiras do programa de seleção de jovens talentos da ONU, o Young Professional Programme (YPP), como economia, direitos humanos, sistemas e tecnologia da informação, política, fotografia e produção de rádio. Para participar é necessário ter até 32 anos, nível superior, ser fluente em inglês ou francês e ser natural de um dos 54 países selecionados, escolhidos de acordo com sua representação no Secretariado — como Brasil, Estados Unidos, Turquia, Japão, Andorra e Angola.
:: O Povo Online – CE
Cultura e Lazer
Documentário sobre Hélio Oiticica estreia hoje com debate com o diretor
Um dos mais inquietantes artistas brasileiros, Hélio Oiticica ganha documentário. O filme estreia hoje com um debate com o diretor
“Um filme em chamas”. Foi assim que o júri do prêmio Caligari de cinema definiu o premiado Hélio Oiticica, documentário sobre o artista brasileiro morto em 1980. A láurea, parte do Festival de Berlim dedicada aos filmes independentes, foi pela primeira vez entregue a uma obra brasileira no ano passado, em mais um marco para a obra de estreia de César Oiticica Filho como diretor. Hoje, acontece a estreia do documentário em Fortaleza às 19h30min no Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco. Após a sessão, o diretor discute sua obra e, de certa maneira, sua família. O evento integra a programação que celebra um ano de atividades da escola Porto Iracema das Artes.
O “Oiticica” no sobrenome não é questão de destino, mas um símbolo da “quarta geração de anarquistas”. César é sobrinho e cuida de grande parte do legado artístico de Hélio hoje em dia. O filme foi finalizado em 2012 depois de dez anos entre pesquisas e busca por financiamento. Antes disso, César, então fotógrafo e artista plástico, mergulhara entre os projetos de cinema do tio na tentativa de montar uma exposição com o material colhido. “Eu percebi que era um material poderoso”, lembra o agora cineasta. “Eram não só cápsulas do tempo, como também uma chance de colocar o espectador dentro do olhar do artista – o que no caso do Hélio é essencial.
Carioca nascido em 26 de julho de 1937, Hélio Oiticica morreu com apenas 42 anos, mas não antes de deixar sua marca transgressora. Reconhecido internacionalmente como artista plástico e performático, Oiticica buscava a superação da noção de objeto artístico, aproximando arte e vida.
O documentário se joga no “olho do furacão”. A intensidade do artista, segundo César, é transposta em um ritmo frenético de imagens – sejam elas de arquivo, novas filmagens ou reconstituições. O resultado é um pouco do caleidoscópio cultural que Hélio Oiticica foi nas décadas de 1960 e 1970. Oiticica, o tio, planejava ao lado de Júlio Bressane, um dos maiores nomes do Cinema Novo, montar um filme histórico com gravações de proposições que enviara a amigos como Wally Salomão, Carlos Vergara e Antônio Dias. Essas fitas k7, apelidadas pelo poeta Haroldo de Campos como “heliotapes” se juntaram a gravações em Super-8 feitas de ou por Hélio Oiticica. Na montagem, César somou ainda horas de gravações e entrevistas suas, mas sempre dando uma unidade estética. “É uma brincadeira do filme, você não sabe o que é vintage e o que é original – algo que o próprio Hélio questionava”, revela o diretor, pontuando que, ao final o longa “entrega” o gabarito do que é novo e o que é antigo.
Crítica
Em crítica publicada no O Estado de S. Paulo, o jornalista Luiz Zanin afirma que o filme se distancia em muito do vício de documentários dirigidos por familiares. “Ele é tudo, menos chapa-branca”, elogia. Entre as várias passagens do longa, Zanin destaca a convivência com o pessoal do morro. “Em especial os sambistas da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, onde aprendeu a dançar como gente grande e da qual tornou-se passista”, escreve. E segue: “Onde (Hélio) também aprende um modelo de convivência ‘não-burguesa’ com os sambistas e malandros. A dança, o culto de Dionísio estão no personagem e, por extensão lógica, em sua arte”
SERVIÇO
HÉLIO OITICICA
Documentário. 18 anos. 95 min. De César Oiticica Filho. Com Hélio Oiticica. Em cartaz no Cinema do Dragão - Fundação2, hoje às 19h30min, seguido de conversa com o diretor.
Cultura e Lazer
Mostra traz filmes inéditos a Fortaleza
Em comemoração aos seus 25 anos, a distribuidora Imovision apresenta filmes europeus, árabes e latinos para os cinemas do Iguatemi e Dragão do Mar. O longa Bem-vindo a Nova York, novo título de Abel Ferrara, é o destaque
Entre hoje e quarta, 13, a Mostra Imovision 25 anos traz sete filmes inéditos a duas diferentes salas de cinema em Fortaleza. A programação, que se divide entre o Cinema de Arte do UCI Kinoplex Iguatemi e o Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco, conta com filmes de países como Suíça, França, México, Jordânia e Afeganistão, relembrando os 25 anos de uma das mais tradicionais distribuidoras do circuito alternativo da sétima arte brasileira.
A agenda tem início hoje, às 19h30min, no Cinema de Arte do Iguatemi, com o documentário O Samba, do francês Georges Gachot. Com Martinho da Vila como mestre de cerimônias, o longa adentra a história do samba e da escolha Vila Isabel, campeã do Carnaval do Rio de Janeiro no ano passado. O doc tem ainda participações de Mart’nália, Ney Matogrosso, Leci Brandão, Zeca Baleiro, Beth Carvalho, entre outras personalidades da música brasileira. O filme será exibido ainda na quarta, 13, às 20 horas, no Cinema do Dragão.
O filme mais aguardado da mostra, porém, é Bem-vindo a Nova York, do norte-americano Abel Ferrara – diretor de Vício Frenético (1992) e O Assassino da Furadeira (1979). Sua nova obra conta a história de um homem poderoso que vive entre os sonhos de salvar o mundo e uma compulsão sexual frenética. O ator Gérard Depardieu dá vida ao senhor Deveraux e Abel Ferrara filma não sua subida, mas sua queda. A britânica Jacqueline Bisset completa o elenco. O filme será exibido no sábado, 9, às 10h45min no Cinema de Arte da UCI e no domingo, 10, às 19 horas, no Cinema do Dragão. Pensando no público infantil, a mostra exibe As Férias do Pequeno Nicolau, de Laurent Tirard, sequência do sucesso francês de 2009. O Casamento de May, co-produção Jordânia/Qatar de Cherien Dabis, o afegão/europeu A Pedra da Paciência, de Atiq Rahimi, o francês Geronimo, de Tony Gatlif, e o mexicano Paraíso, de Mariana Chenillo, completam a programação da mostra. (André Bloc)
SERVIÇO
Mostra Imovision
Onde: No Cinema de Arte do UCI Kinoplex do shopping Iguatemi (Av. Washington Soares, 85 – Água Fria) e no Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco (Rua Dragão do Mar, 282 – Praia de Iracema).
Quando: de hoje a quarta-feira, 13.
Quanto: Cinema de Arte – R$ 13 (inteira) e R$ 6,50 (meia); Dragão do Mar - R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).
PROGRAMAÇÃO
Hoje – O Samba, no Cinema de Arte do Iguatemi, às 19h30min.
Sexta, 8 – Geronimo, no Cinema do Dragão – Fundação 2, às 20 horas. O Casamento de May, no Cinema de Arte do Iguatemi, às 21h30min.
Sábado, 9 – Bem-vindo a Nova York, no Cinema de Arte do Iguatemi, às 10h45min. Paraíso, no Cinema do Dragão –Fundação 2, às 16 horas. OCasamento de May, no Cinema do Dragão – Fundação 2, às 20 horas.
Domingo, 10 – As Férias do Pequeno Nicolau, no Cinema do Dragão – Fundação 2, às 15 horas. Bem-vindo a Nova York, no Cinema do Dragão – Fundação 2, às 19 horas. A Pedra da Paciência, no Cinema de Arte do Iguatemi, às 21h10min.
Segunda, 11 – As Férias do Pequeno Nicolau, no Cinema de Arte do Iguatemi, às 19h30min.
Terça, 12 – Geronimo, no Cinema de Arte do Iguatemi, às 19h30min. A Pedra da Paciência, no Cinema do Dragão –Fundação 2, às 20 horas.
Quarta, 13 – Paraíso, no Cinema de Arte do Iguatemi, às 19h30min. O Samba, no Cinema do Dragão – Fundação 2, às 20 horas.
Redes Sociais