30 DE JULHO DE 2014
Clipagem ASCOM
Recife, 30 de julho de 2014
:: Jornal do Commercio
Caderno C
Cinema
O melhor lance (La migliore offerta, ITA, 2014) – De Giuseppe Tornatore. Com Geoffrey Rush, Jim Sturgess, Sylvia Hoeks. Cinema da Fundação – 15h; 17h30. Drama. 14 anos.
O homem das multidões (BRA, 2012) – De Cao Guimarães &Marcelo Gomes. Com Paulo André, Silvia Lourenço. Cinema da Fundação – 20h. Drama. 14 anos.
:: Folha de Pernambuco
Últimas Notícias
Pré-estreia nacional de "O Homem das Multidões" acontece nesta quarta
Longa foi fruto de parceria entre os diretores Cao Guimarães e Marcelo Gomes
Acontece, nesta quarta-feira (30), às 20h, no Cinema da Fundação, no Recife, a pré-estreia nacional do filme “O Homem das Multidões”. O filme, uma parceria entre o mineiro Cao Guimarães e o pernambucano Marcelo Gomes, é fruto de um trabalho de quase sete anos e tem no elenco nomes como Paulo André e Silvia Lourenço, além do crítico de cinema Jean-Claude Bernardet, em participação especial.
A produção foi inspirada livremente no conto “The man of the crowd”, do norte-americano Edgar Allan Poe. "O Homem das Multidões" conta a história de um solitário maquinista de metrô que se mistura ao aglomerado de pessoas de uma metrópole em busca das companhias que não possui em sua vida privada.
O filme foi todo realizado em locações no centro de Belo Horizonte e levou quase sete anos para ser concluído. A estreia nos cinemas acontece nesta quinta-feira (31). “O Homem das Multidões” é o oitavo longa-metragem assinado por Cao e o quarto título de Marcelo.
Guia Folha
Roteirão
Cinema
O Homem das Multidões / De Marcelo Gomes e Cao Guimarães / Com Paulo André e Silvia Lourenço. Produção Pernambuco-Minas Gerais que fala sobe o universo urbano de uma grande cidade, uma reflexão sobre as diferentes formas de solidão e de amizade. Cinema da Fundação: 20h. 14 anos.
O Melhor Lance / De Giuseppe Tornatore / Com Geoffrey Rush, Donald Sutherland. Especialista em arte é contratado por uma jovem herdeira para leiloar uma grande coleção de obras de arte deixada por seus pais. Entretanto, ela não quer ser vista pessoalmente. Cinema da Fundação: 15h, 17h30. 14 anos.
:: Diário de Pernambuco
Viver
Novo filme do cineasta pernambucano Marcelo Gomes chega aos cinemas
Pré-estreia de "O homem das multidões", nesta quarta-feira (30), às 20h, terá presença do diretor em debate sobre solidão e redes sociais
Onde está o ser humano na era das “redes sociais”? As pessoas ficam com a impressão de estarem cercadas de “amigos”, mas na maioria das vezes estão sozinhas. A palavra solidão ganhou um novo significado, que torna ainda mais solitários os que não aderem a essa nova onda sóciocibernética. Essas estão entre as várias questões sugeridas pelo filme O homem das multidões. O longa-metragem estreia nesta quinta-feira (31) no Brasil, mas será exibido nesta quarta-feira (30), às 20h, no Cinema da Fundação, em pré-estreia seguida de debate com seus realizadores.
Coprodução entre Pernambuco e Minas Gerais, O homem das multidões é dirigido pelo pernambucano Marcelo Gomes (Cinema, aspirinas e urubus) e pelo mineiro Cao Guimarães (Acidente), que se inspiraram em um conto homônimo do escritor norte-americano Edgar Allan Poe. Foi selecionado para o Festival de Berlim em 2014 e venceu o Festival do Rio em 2013. Paulo André (do Grupo Galpão de teatro), Sílvia Lourenço e Jean-Claude Bernerdet são os principais atores do elenco.
Com direção de fotografia de Ivo Lopes Araújo (Tatuagem), O homem das multidões tem a tela quadrada, com a mesma medida de largura e altura (normalmente os filmes são retangulares). As quinas da imagem são arredondadas, em referência ao Instagram e às janelas do metrô, ambiente onde se passa parte das cenas, já que o protagonista Juvenal (Paulo André) é um metroviário. Ele tem uma paixão platônica por Margô (Sílvia), sua melhor amiga e colega de trabalho, deslumbrada por homens que conhece pela internet.
Tudo é bastante controlado no filme, que é repleto de intenções poéticas em todos os detalhes (a começar por esse formato de tela), com o ápice atingido na música Copo vazio, cantada por Gilberto Gil. Apesar do contexto do metrô, o ritmo é lento e transmite uma rotina tediosa, mas não infeliz. Afinal, como diz a letra da canção: “É sempre bom lembrar / Que um copo vazio / Está cheio de ar”.
Documentário
“Brincar é urgente”, diz a etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio no documentário Tarja branca, de Cacau Rhoden. Exibido nesta quarta e quinta-feira, às 20h, na Livraria Cultura do Shopping RioMar, o filme propõe uma discussão sobre a vida das crianças no mundo atual, onde as brincadeiras de rua foram substituídas por diversões eletrônicas e uma rotina cheia de obrigações que desestimulam a criatividade e diminuem a liberdade pessoal. José Simão, Bráulio Tavares, Maciel Salu e Antônio Nóbrega também estão entre os entrevistados do longa-metragem, que também valoriza o contato com as manifestações folclóricas dos “brincantes”.
Viver
Cinema
O melhor lance – No mundo dos leilões de arte de antiguidades de alta qualidade, Virgil Oldman é um conhecido e apreciado especialista. 14 anos. Cinema da Fundação. 15h, 17h30.
O homem das multidões – Juvenal, condutor de trem do metrô, enfrenta a impossibilidade de estar só. 14 anos. Cinema da Fundação. 20h.
:: Página 20 – Rio Branco – AC
Últimas Notícias
Cinema: Aberto edital para curso de Produção Executiva
Está aberto o edital para a seleção de pessoas interessadas em participar do Curso de Produção Executiva para Cinema em Rio Branco, oferecido pelo Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne). A ficha de inscrição para o curso, que possui os campos Carta de Intenção e Currículo – que deverão ser preenchidos obrigatoriamente -, está disponível no endereço eletrônico www.fundaj.gov.br. Após o preenchimento, a ficha deve ser enviada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Direcionado para profissionais da área audiovisual e afins, que desejam aprimorar técnicas e manter intercâmbio de experiências com outros profissionais, o curso é gratuito e será ministrado do dia 18 a 22 de agosto, das 14h às 22h, na Usina de Arte João Donato. Ministrado pelos instrutores João Vieira Júnior e Nara Aragão, o curso, que possui carga horária de 40 horas, tem o objetivo de apresentar aos participantes os processos da atuação do produtor executivo, desde a concepção da ideia e elaboração do projeto até a exibição e distribuição da obra, com foco no planejamento, na estruturação, na captação de recursos, na produção e na distribuição de obras audiovisuais. Mais informações podem ser obtidas pelo número (68) 3229-6892 ou pelo endereço eletrônicowww.fundaj.gov.br, onde o edital do curso está disponível.
Redes Sociais