Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

19 DE MAIO DE 2014

Publicado: Segunda, 26 de Mai de 2014, 10h26 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h23 | Acessos: 364

Clipagem ASCOM
Recife, 19 de maio de 2014

 

:: Jornal do Commercio

Não houve notícias sobre a Fundaj.

 

:: Folha de Pernambuco

Cotidiano

TRANSPLANTES

Estado inicia campanha de doação de órgãos

Para conscientizar a população sobre a importância da doação e da necessidade de informar aos familiares sobre o desejo de ser doador, a Central de Transplantes de Pernambuco promove, a partir desta segunda-feira até a próxima sexta-feira, mais uma edição da Campanha Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos. A abertura da ação ocorre na Estação Central do Metrô do Recife, no horário das 8h às 12h. No local, uma equipe irá entregar material informativo sobre a doação de órgãos aos passageiros, que poderão, ainda, realizar testagem rápida para Hepatites B e C, aferição de pressão e glicemia, além de receber orientações de saúde.
A programação tem continuidade amanhã, às 15h, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, área Central da Cidade, com palestra e exibição de filme sobre transplantes para estudantes da área. Na quarta e na quinta-feira, a Central de Transplantes promove o Curso Avançado de Formação de Coordenadores Intra-Hospitalares de Transplante que será ministrado pelo nefrologista e ex-coordenador da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, Rodrigo Furtado, e o intensivista e coordenador da Central de Transplantes de Santa Catarina, Joel de Andrade. A capacitação vai reunir profissionais de saúde de unidades públicas e privadas e será realizada no auditório do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, das 8h às 12h.
Encerrando a campanha, a instituição vai exibir o documentário "Transplantes: a vida continua", na próxima sexta, às 16h, no auditório da Fundação de Aposentadoria do Estado de Pernambuco (Funape), também no Derby, área Central. O filme, de 13 minutos, mostrará como é realizado o passo a passo do processo de transplantes, além de expor depoimentos de pacientes que estão na fila de espera, transplantados, profissionais de saúde e familiares dos doadores. Atualmente, no Estado, mais de 1,4 mil pessoas dependem de um órgão para continuarem a realizar suas atividades normalmente. O rim é o órgão responsável por 80% da fila de espera, tendo uma média de 1.176 de pessoas que aguardam por um transplante. Em seguida, está a fila de fígado, com 112 pessoas. De acordo com a central, a recusa familiar é a principal causa da não doação de órgãos, atingindo o percentual de 53%. Isso acontece devido ao desconhecimento da população sobre a morte encefálica e a necessidade de se manter a integridade do corpo após a doação.

 

:: Diário de Pernambuco

Não houve notícias sobre a Fundaj.

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.