Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

30 DE ABRIL DE 2014

Publicado: Segunda, 12 de Mai de 2014, 09h45 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h23 | Acessos: 396

Clipagem ASCOM
Recife, 30 de abril de 2014

 

:: Jornal do Commercio

Não houve notícias sobre a Fundaj.

 

:: Folha de Pernambuco

Programa

FUNDAJ

Residências Artísticas apresenta Marcone Moreira

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), através da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte, continua divulgando os resultados do Residências Artísticas (edição 2013) - projeto cujo objetivo é selecionar, anualmente, por meio de edital público, seis propostas para residências de criação, exposição e formação em artes visuais. Agora é a vez da exposição individual do artista Marcone Moreira, que será inaugurada hoje, às 19h, na Galeria Massangana, na sede de Casa Forte. Depois das exposições de Fabiana Faleiros e Felipe Bittencourt, a Fundaj apresenta os trabalhos de Marcone. Na ocasião, o público conhecerá a exposição/instalação do artista, composta por esculturas de madeira de demolição, sendo montadas com o intuito de gerar, ao mesmo tempo, uma espécie de tensão e diálogo com a arquitetura do espaço. Além das esculturas, serão realizadas intervenções, a partir das situações encontradas na galeria, ativando a memória impregnada ao longo dos anos de uso do espaço. A visitação, aberta ao público, acontece do dia 1º de maio a 1º de junho. A visitação acontece de terça às sextas, das 9h às 12h e 14h às 17h, e nos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

PROJETO

A proposta do Residências Artísticas é privilegiar, no campo das artes visuais, o processo criativo ao invés da exibição de obras já concluídas, encerradas. A ideia é colocar ao lado do artista o risco natural ao processo de inventar, retirando o artista de sua zona de conforto. Além do Recife, foram selecionados artistas de Fortaleza e Cariri (CE) e Souza (PB): Fernanda Rappa, João Carlos Modé e Ícaro Lira.

 

Programa

Público, cadê você?

Edições deste ano do Cine-PE e Abril pro Rock sentiram a baixa

Era próximo das 23h da última segunda-feira quando o realizador pernambucano Cezar Maia subiu ao palco do Teatro Guararapes no 18º Cine-PE: Festival do Audiovisual e convidou a equipe para apresentar a sessão de seu primeiro longa-metragem, "Corbiniano". Acompanhado de cinco pessoas, muito tranquilo, Cezar brincou: "Ainda tem gente da produção na plateia, mas não vou chamar mais ninguém senão o auditório fica vazio". E ele não exagerava. A sessão de "Corbiniano", documentário sobre a discrição, a nobreza e o legado do artista plástico pernambucano que dá nome ao filme, teve talvez menos de 100 espectadores (incluindo Cezar e seus cinco profissionais) espalhados entre as mais de 2.400 poltronas do Teatro Guararapes. Para entender tal dimensão de esvaziamento, basta lembrar que este volume de pessoas representa por volta da metade da lotação do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco - cuja capacidade é de 197 lugares. Se "Corbiniano" foi pouco prestigiado - e o mérito do filme não deve ser responsabilizado por isto -, a sessão anterior com o longa português, o documentário "E Agora? Lembra-me", de Joaquim Pinto, teve um público ainda menos expressivo (60 pessoas?). É provável que a melhor ocupação da noite (e isso não foi muito) tenha sido testemunhada pela sessão do curta-metragem local "Tubarão", de Leo Tabosa. O agendamento para uma segunda exibição - às 17h de amanhã - do filme "1960" não foi decidida por ele ter tido problemas em sua sessão original, às 23h40 do domingo, mas sim pelo seu público reduzido, assim assumiu a coordenação do festival. Ou seja, o Cine-PE está atento a este momento delicado. A mirrada participação pública no 18º Cine-PE nestes primeiros dias preocupa particularmente nesta edição, em que um novo formato foi adotado para o evento tentar criar uma excelência curatorial - com filmes que justifiquem realizar um festival de cinema caro -, mas sem esquecer o outro elemento indispensável a um evento como este: a participação pública. Mesmo estando cedo para apontar erros ou soluções, o esvaziamento foi uma realidade beirando ao constrangimento nesta primeira metade da mostra competitiva do 18º Cine-PE; o que faz pensar se agora não seria o local (o Teatro Guararapes) o ponto a ser repensado com a nova realidade do evento. Com o Governo do Estado anunciando a reequipagem em andamento do cinema São Luiz para operar ainda este ano com som e projeção digital no formato DCP, talvez uma mudança de volta, em 2015, para aquela que foi sua primeira casa (o primeiro Cine-PE, em 1997, foi no cine São Luiz) pudesse ser levado em conta.

 

Guia Folha

Roteirão

Cinema

Um estranho num lago / Com Pierre Deladonchamps, Christophe Paou. É verão. Estamos à beira de um lago isolado, cercado por montanhas e florestas. Este é o cenário para encontros sexuais entre homens desconhecidos. É onde Franck conhece Michel e se apaixona. Michel é um homem belo, charmoso e mortalmente perigoso. Franck sabe disso, mas decide viver essa paixão mesmo assim. Cinema da Fundação: 20h30. 16 anos.

Hoje eu Quero Voltar Sozinha /De Daniel Ribeiro / Com Guilherme Lobo, Fábio Audi, Leonardo é um adolescente cego que tenta lidar com a mãe super protetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega à cidade, novos sentimentos começam a surgirem Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade. Cinema da Fundação: 18h30.

 

:: Diário de Pernambuco

Viver

Cinema

Um estranho no lago – Homem se apaixona por um estranho desconhecido que pode ser perigoso. 16 anos. Cinema da Fundação. 20h30.

 

:: O Povo Online – CE

Cultura e Lazer

Praia do Futuro tem pré-estreia nacional hoje em Fortaleza

O filme do cearense Karim Aïnouz terá sessões abertas ao público no Dragão do Mar e outra, para convidados, no Iguatemi

Para a pré-estreia nacional de seu quinto longa, Karim Aïnouz quebrou a hegemonia do eixo Rio-São Paulo e trouxe para sua terra natal uma história que já nasceu aqui. Depois de mais de dois anos de produção e uma viagem para participar do Festival de Berlim desse ano, o longa Praia do Futuro chega ao Brasil desembarcando direto no Cinema do Dragão do Mar – Fundação Joaquim Nabuco.
A sessão simultânea nas duas salas do cinema está marcada para hoje, às 19 horas, com a presença do diretor e de Wagner Moura, astro do filme. Os ingressos começam a ser vendidos três horas antes do início da projeção. Já às 21 horas, o Kinoplex UCI Iguatemi também recebe o longa, mas dessa vez em sessão para convidados. A estreia do longa está prevista para o próximo dia 15.
Depois de longas permeados por perfis fortes femininos, o cineasta cearense Karim Aïnouz trouxe para a sua ponte aérea mais comum o seu “filme de macho”, como o próprio diretor definia na apresentação do projeto, em 2012. A obra se passa em dois momentos. No primeiro, em 2004, o salva-vidas Donato (Wagner Moura) resgata o turista alemão Konrad (Clemens Schick) do agitado mar da praia que dá nome ao filme. No segundo momento, em 2012, Ayrton (Jesuíta Barbosa) parte em uma busca cega por seu irmão na desconhecida e fria Berlim.
Fortalezense de 48 anos, Karim Aïnouz estreou em longas em 2002 com a cinebiografia Madame Satã. Em 2006, com O céu de Suely, o cearense mergulhou na história de uma moça que rifa “uma noite no paraíso” para sair de Iguatu, no interior cearense. O quarteto de longas de Karim se completa com Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), filme de montagem assinado com o pernambucano Marcelo Gomes e O abismo prateado (2013).

SERVIÇO

Praia do Futuro
(BRA, 2014) Drama. 106 min. 14 anos. De Karim Aïnouz. Com Wagner Moura, Jesuíta Barbosa e Clemens Schick. Cinema do Dragão – Fundação 1, às 19h. Cinema do Dragão – Fundação 2, às 19h. Preço: R$12 (inteira) R$ 6 (meia). A venda de ingressos tem início três horas antes do início da sessão.

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.