Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

29 DE ABRIL DE 2014

Publicado: Sexta, 09 de Mai de 2014, 10h43 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h23 | Acessos: 436

Clipagem ASCOM
Recife, 29 de abril de 2014

 

:: Jornal do Commercio

Dia a Dia

Colunas

Lembre-se

Ângela Freire Prysthon e Marcelo Pedroso dividem mesa com Kathrin Rosenfield (UFRGS), hoje, no ciclo de debates Modernizações Ambivalentes, na Fundaj Derby.

 

Caderno C

Escrita

Modernizando na Fundaj

Hoje, o ciclo de palestras Modernizações ambivalentes recebe a pesquisadora Kathrin Rosenfield. A tradutora de autores como Robert Musil vai falar sobre a concorrência entre literatura e cinema no começo do século 20. Debatem com ela dois pernambucanos: a professora Ângela Prysthon e o cineasta Marcelo Pedroso. A partir das 19h, com entrada franca, na Fundaj do Derby.

 

Últimas Notícias

Inscrições para o prêmio Naíde Teodósio estão abertas

O cadastro pode ser realizado até o dia 25 de maio

As inscrições para o sétimo prêmio Naíde Teódosio estão abertas até o dia 25 de maio. O concurso promovido pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) escolhe projetos científicos e pedagógicos sobre a relação dos gêneros. Os interessados devem se cadastrar pelo site.
Estudantes de ensino médio, técnico subsequente, graduação e pós-graduação; bem como professoras, professores do ensino médio e técnico subseqüente podem participar do concurso e inscrever projetos em cinco categorias: artigos científicos, relatos de experiência pedagógica, projetos de experiência pedagógica, redações e roteiro para documentário digital de curta metragem. O vencedor de melhor roteiro para categoria vídoe-documentário ganha o prêmio de R$ 20 mil. As outras modalidades podem receber até R$ 8 mil, auxílio para Participação de Pesquisador em Congresso ou Reuniões no País (ACP), tablets, assinaturas da Revista Continente e diploma de Mérito Institucional.
O prêmio tem por objetivo estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade, por meio da produção de textos, pesquisas, estudos e projetos que busquem contemplar as dimensões de classe social, raça, etnia, geração e orientação sexual das mulheres em Pernambuco. O Naíde Teodósio de Estudos de Gênero - Concurso de Redações e Artigos Científicos foi lançado pela SecMulher-PE, no dia 02 de julho de 2007, no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos. O Naíde Teodósio é coordenado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC), a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Naíde Teodósio - O Prêmio faz homenagem à médica Naíde Teodósio (1915-2005) que dedicou a vida na luta por uma sociedade justa e igualitária. No âmbito científico, suas pesquisas tiveram como foco a erradicação das desigualdades sociais, principalmente o combate à desnutrição. Naíde publicou mais de 50 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e fundou o Laboratório de Fisiologia da Nutrição no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, hoje Laboratório Naíde Teodósio.

 

:: Folha de Pernambuco

Guia Folha

Roteirão

Cinema

Um estranho num lago / Com Pierre Deladonchamps, Christophe Paou. É verão. Estamos à beira de um lago isolado, cercado por montanhas e florestas. Este é o cenário para encontros sexuais entre homens desconhecidos. É onde Franck conhece Michel e se apaixona. Michel é um homem belo, charmoso e mortalmente perigoso. Franck sabe disso, mas decide viver essa paixão mesmo assim. Cinema da Fundação: 18h30. 16 anos.

Hoje eu Quero Voltar Sozinha /De Daniel Ribeiro / Com Guilherme Lobo, Fábio Audi, Leonardo é um adolescente cego que tenta lidar com a mãe super protetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega à cidade, novos sentimentos começam a surgirem Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade. Cinema da Fundação: 16h30, 20h30.

 

:: Diário de Pernambuco

João Alberto

Colunas

A professora austríaca Kathrin Rosenfield, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, debate sobre os processos de modernização no cinema e na literatura, hoje, na Fundaj.

 

Viver

Cinema

Hoje eu quero voltar sozinho – Menino cego descobre a sexualidade durante o período escolar. 12 anos. Cinema da Fundação. 16h30, 20h30.

 

:: LeiaJá – PE

Últimas Notícias

Cine PE 2014 realiza a primeira etapa de premiações

Foram premiados os melhores profissionais e filmes que fizeram parte da Mostra PE, Mostra Nacional e Mostra de Documentários

Foi realizada na noite desta terça-feira (29), no Teatro Guararapes, a primeira solenidade de premiação do 18º Cine PE 2014. Na ocasião foram premiados os melhores profissionais envolvidos e filmes que fizeram parte da Mostra PE, Mostra Nacional de Curtas e Mostra de Documentários, além de menções honrosas e premiações especiais. E mais uma vez poucas pessoas compareceram ao local, mas em maior número em comparação à noite desta segunda (28).
"A gente reuniu as Mostras PE e Nacional nesta primeira etapa que se iniciou nesta terça, dia 29. Começamos hoje também a Mostra Internacional de Longas de Ficção. A segunda etapa será na próxima sexta (2). E em relação à Mostra PE, começamos lá atrás com ela acontecendo na Fundação Joaquim Nabuco, pequenininha. Com o tempo e em função do crescimento do cinema pernambucano, decidimos trazê-la para a programação principal e vamos manter essa decisão durante os próximos anos", revela Alfredo Bertini, um dos organizadores do festival.
O grande vencedor da Mostra PE foi o filme Au Revoir, de Milena Times, que levou os troféus de Melhor Direção e Melhor Filme, além de um prêmio especial entregue pela Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC). “Milena não pode vir receber os prêmios, mas é uma satisfação muito grande receber essa honrarias”, comemorou Gigi Bandler, uma das atrizes do elenco do curta.

Terceiro dia do Cine PE com muitas cadeiras vazias

Na Mostra Nacional, destaque para O Filho Pródigo (SP), de Felipe Arrojo, que levou os troféus de Melhor Ator (com Danilo Grangel), Melhor Atriz (com Jorgete Grangel) e Melhor Roteiro (do próprio Felipe Arrojo). “É muito estranho você estar em casa, pensar numa ideia legal e original e de repente estar numa premiação de um festival como o Cine PE. Muito obrigado pelo reconhecimento”, agradeceu o diretor do filme.

Segundo dia do Cine PE é melhor que o primeiro

Ainda na Mostra Nacional, o curta pernambucano Tubarão, de Leo Tarbosa, foi outro filme bastante premiado, com Melhor Fotografia, Melhor Direção e Melhor Filme. “Participei deste festival pela primeira vez há quatro anos, com um projeto que foi meu trabalho de conclusão de curso na UNICAP. Ganhar esses troféus significa muito para mim”, revela Leo Tarbosa. A programação da noite contou ainda com uma homenagem à atriz Laura Cardoso e exibição Mostra Competitiva Internacional.

Primeiro dia do Cine PE atrai bom público

Na Mostra de Documentários, quem levou o prêmio de Júri Popular e Melhor Filme foi O Mercado de Notícias (RS), de Jorge Furtado, que não pode comparecer ao festival para receber os prêmios.

Confira os vencedores da primeira noite de premiações do Cine PE 2014:

Prêmio da Federação Pernambucana de Cineclubes

Au Revoir (PE), de Milena Times

Prêmio da Associação Brasileira de Cinema Abracine

Tubarão (PE), de Leo Tabosa

Prêmio Canal Brasil

Linguagem – Luiz Rosemberg Filho

Mostra PE

Melhor Direção – Milena Times, com Au Revoir

Júri Popular – Severo. Danilo Baracho

Melhor Filme – Au Revoir

Mostra Nacional

Melhor Atriz – Jorgete Grangel – O Filho Pródigo (SP)

Melhor Ator – Danilo Grangel – O Filho Pródigo (SP)

Melhor Direção de Arte – Notícias da Rainha (PR)

Melhor Direção de Som – Notícias da Rainha (PR)

Melhor Montagem – No Movimento da Fé (PA)

Melhor Fotografia – Tubarão (PE)

Melhor Roteiro – O Filho Pródigo (SP)

Melhor Direção – Tubarão (PÈ)

Melhor Júri Popular – Ecce Homo (RJ) e No Movimento da Fé (PA)

Melhor Filme – Tubarão (PE)

Mostra Documentários

Júri Popular e Melhor Filme – O Mercado de Notícias (RS), de Jorge Furtado

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.