Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

21 DE MARÇO DE 2014

Publicado: Sexta, 21 de Março de 2014, 09h39 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h23 | Acessos: 435

Clipagem ASCOM
Recife, 21 de março de 2014

 

:: Jornal do Commercio

Caderno C

Cinema

Eles Voltam (BRA, 2014) – De Marcelo Lordello. Cinema da Fundação – 14h; 15h50. Drama. 12 anos.

Ninfomaníaca: volume 2 (Nymphoaniac: volume 2, DIN, 2014) – De Lars von Trier. Cinema da Fundação – 17h50. Drama. 18 anos.

 

:: Folha de Pernambuco

Programa

Lordello compartilha seu cinema com estudantes

“Eles Voltam” inicia projeções e debates nas escolas

A carreira do longa-metragem pernambucano "Eles Voltam", de Marcelo Lordello, vai bem, obrigado, e ainda deve melhorar. Ontem o filme entrou em cartaz em mais três capitais - Salvador, Goiânia e Fortaleza -, e hoje, aqui no Recife, seu realizador dá partida a uma nova fase nesta etapa de difusão da obra. Lordello irá pessoalmente, a partir das 10h30, promover um debate com os alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio do colégio Núcleo (Avenida Rui Barbosa, 1680, Graças) após uma projeção do filme para os estudantes. A iniciativa é o pontapé inicial de um projeto maior que irá circular por colégios da rede estadual, inclusive no Interior do Estado, quando o cineasta acompanhará estas projeções discutindo o processo criativo do filme, seu enredo, as etapas da produção, e sobre a própria experiência de fazer cinema em Pernambuco. Por telefone de Fortaleza, Lordello contou que a primeira vez que percebeu que a trajetória da protagonista de seu filme interessa a adolescentes foi quando ainda estava editando suas imagens. "Naquele momento, Caçapa, responsável pela nossa trilha sonora, comentou que seu filho Caio, de 15 anos, tinha gostado bastante do que tinha visto. Achei ótimo, porque ‘Eles Voltam’ tem seu ritmo próprio, diferente daquilo que a maioria dos adolescentes estão habituados", lembrou. "Daí que junto a Mannu [Costa, produtora] aprovamos no projeto de distribuição pelo Funcultura essa ação de levar o filme às escolas como forma de devolver ao contribuinte um produto que nasceu por conta de seus tributos", relaciona Marcello. Ele explica também que deverá aperfeiçoar ao máximo essa experiência, principalmente no Interior. "Quando formos a uma determinada escola na Zona da Mata Norte, por exemplo, vamos procurar os cineclubes por perto para também oferecer este serviço de debate para eles". À parte o circuito a ser feito pelas escolas do Estado, o diretor conta que preparou um material de divulgação que entregou em cerca de 20 escolas particulares, perguntando pelo interesse de participar deste circuito. "No material, relacionamos o potencial do filme para apresentar aos alunos naquela faixa de idade e trabalhar com eles questões multidisciplinares, passando pela filosofia, geografia, história, etc.", finalizou.

 

Guia Folha

Roteirão

Cinema

Ninfomaníaca – Volume 2 / De Lars Von Trier. Com Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgard. Segunda parte da história de Joe, uma mulher ninfomaníaca, de 50 anos, que decide contar a um homem mais velho sua história pessoal. Cinema da Fundação: 17h50, 20h20. 18 anos.

Eles Voltam / De Marcelo Lordello. Com Maria Luiza Tavares, Georgio Kokkosi, Elayne de Moura, Mauricéia Conceição, Jéssica Silva, Irma Brown, Clara Oliveira, Germando Haiut, Teresa Costa Rêgo. Cris, 12 anos, e seu irmão mais velho são deixados na beira da estrada por seus pais. Em pouco tempo percebem que o castigo vem a se tornar um desafio ainda maior. Cinema da Fundação: 14h, 15h50. 12 anos.

 

:: Diário de Pernambuco

Viver

HOMENAGEM

Curtas de Spencer na tela da Fundaj

Seis curtas dirigidos pelo cineasta Fernando Spencer, que morreu aos 87 anos no início da semana, são projetados amanhã às 16h10 no Cinema da Fundação: Valente é o Galo (1984), Capibaribe (1982), Almery & Ari (1981), Evocações: Nelson Ferreira (1987), Trajetória do frevo (1987) e História de amor a 16 quadros por segundo (1992), codirigido por Amin Stepple. Os documentários retratam o povo e a cultura de Pernambuco. Gratuito.

 

Viver

PRÉ-ESTREIAS

Vidas ao vento em única sessão

Indicado ao Oscar 2014 de Melhor Longa-Metragem de Animação, Vidas ao vento  chega aos cinemas em pré-estreia amanhã, às 20h20, no Cinema da Fundação. Este é o último filme do cineasta Hayao Miyazaki (A viagem de Chihiro), que anunciou sua aposentadoria. Outra pré-estreia do fim de semana é a comédia europeia A gaiola dourada (no Cine Rosa e Silva, apenas sábado), que brinca com as diferenças de hábitos culturais entre franceses e portugueses.

 

Viver

Cinema

Vidas ao vento – Homem tenta construir um avião em forma de pássaro. 12 anos. Cinema da Fundação. 20h20 (sáb).

Ninfomaníaca: volume 2 – Continuação de Ninfomaníaca: volume 1. 18 anos. Cinema da Fundação. 16h (qua, qui, dom), 17h50 (sex, sáb), 18h20(qua), 20h20 (qua, dom, sex, ter).

Eles voltam – Irmãos são deixados pelos pais na beira da estrada como castigo. 12 anos. Cinema da Fundação. 14h (qui, sex, qua), 15h40 (ter), 15h50 (sex), 18h20 (dom),18h25 (qui).

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.