21 DE DEZEMBRO DE 2013
Clipagem ASCOM
Recife, 21 de dezembro de 2013
:: Jornal do Commercio
Caderno C
Rápidas
Último dia da Mostra da Fundação
Os últimos filmes da 16ª mostra Expectativa 2014/ Retrospectiva 2013 são exibidos hoje no Cinema da Fundação. Às 15h45, começa Uma primavera com minha mãe (FRA, 2012), no qual uma mãe e um filho voltam a morar juntos porque ela está doente. Além deste, inédito no Recife, são exibidos dois filmes. Às 18h, o público confere Gravidade (EUA/GB, 2013), em 3D, dirigido por Alfonso Cuaró. Às 20h, é reprisado Azul é a cor mais quente (FRA, 2013), de Abdellatif Kechiche, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2013. Ingresso: R$ 8 e R$ 4. Rua Henrique Dias, 609, Derby. Fone: 3073-6688.
:: Folha de Pernambuco
Guia Folha
Roteirão
Cinema
Uma Primavera com minha Mãe / De Stéphane Brizé./ Com Emmanuelle Seigner, Hélène Vincent, Vincent Lindon e Olivier Perrier. Alain Evrard, com seus 48 anos de idade, é forçado a voltar a morar com sua mãe, e acaba descobrindo que ela havia sido diagnosticada com uma doença grave e está em estado terminal. Tendo sido a convivência dos dois um problema no passado, eles terão de deixar de lado seus conflitos. Cinema da Fundação: 15h45. 16 anos.
Gravidade (3D) / De Alfonso Cuaró. Com Sandra Bullock e George Clooney. A Dra. Ryan Stone, médica e engenheira espacial, está em sua primeira missão fora da terra ao lado do astronauta Matt Kowalsky, na última missão de sua carreira. Durante uma caminhada em torno de seu ônibus espacial, eles são atacados por uma chuva de meteoros que os deixa sem contato com a base na Terra e à deveria no espaço. Eles precisam agora trabalhar juntos para tentar sobreviver. Cinema da fundação: 18h. 12 anos.
Azul É a Cor mais Quente / de Abdellatif Kechiche. Com Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos. Adèle é uma garota de 15 anos que apaixona-se por Emma, sua primeira paixão por outra mulher. Conta o que pode ser a perfeita história de amor com início, meio e fim. Cinema da Fundação: 20h. 18 anos.
:: Diário de Pernambuco
Viver
Não foi desta vez
Escolhido pelo Brasil para uma vaga de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar, O som ao redor fica fora da lista de pré-finalistas
Representante brasileiro na disputa por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, O som ao redor, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, não está entre os nove finalistas. O anúncio foi feito no início da tarde de ontem pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Cinco dos nove concorrentes serão indicados ao prêmio. A lista final com todas as categorias será divulgada no dia 16 de janeiro.
“Faz parte”, lamentou Kleber após receber a notícia. “A expectativa das pessoas parecia dar uma carga maior para essa etapa, o que é compreensível”, disse o cineasta, que acredita ter realizado: “o melhor trabalho que poderia ter sido feito, no Brasil e em Los Angeles, para divulgar o filme”.
A lista pode ser considerada uma surpresa, pois inclui filmes que não estavam entre os favoritos nas especulações, como o alemão Zwei Leben (“Duas vidas”), de Georg Mass, e o cambojano L'image manquante (“A imagem perdida”), de Rithy Panh. O som ao redor aparecia em algumas das principais listas, assim como o saudita O sonho de Wadja e o iraniano O passado, que também não entraram.
Esperança
O Brasil ainda não está totalmente fora da disputa do Oscar 2014. O filme Uma história de amor e fúria é um dos 19 concorrentes que disputam as indicações na categoria de melhor longa-metragem de animação. Os Croods, Meu malvado favorito 2 e Universidade Monstros também são finalistas. O filme brasileiro Flores raras também está habilitado a participar e concorrer nas categorias principais junto com mais 288 longas inscritos. O diretor Bruno Barreto já afirmou que tentará indicações de melhor atriz para Miranda Otto ou Glória Pires.
Conquistas
A trajetória vitoriosa de Kleber Mendonça Filho começou em fevereiro de 2012 no Festival de Roterdã (Holanda), onde O som ao redor venceu o prêmio de melhor filme segundo o júri da Federação Internacional de Críticos de Cinema. Antes de estrear nos cinemas em 2013, O som ao redor foi o filme brasileiro mais aclamado de 2012 e venceu alguns dos principais prêmios dos festivais de Gramado, Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros. Recebeu também críticas positivas em importantes publicações internacionais, como a Variety (EUA) e a Cahiers du Cinema (França). Entrou ainda na lista dos dez melhores filmes do ano feita pelo crítico de cinema Anthony Oliver Scott do jornal The New York Times, que o posicionou em nono lugar. No Brasil o filme foi visto por mais de 100 mil espectadores e já está disponível em DVD e Blu-ray duplo, com sete horas de extras.
Lista de concorrentes
* The Broken Circle Breakdown (Bélgica)
* An Episode in the Life of an Iron Picker (Bósnia e Herzegovina)
* The Missing Picture (Camboja)
* A caça (Dinamarca)
* Two Lives (Alemanha)
* The Grandmaster (Hong Kong)
* The Notebook (Hungria)
* A grande beleza (Itália)
* Omar (Palestina)
Redes Sociais