Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

20 DE DEZEMBRO DE 2013

Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2013, 10h49 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h23 | Acessos: 860

Clipagem ASCOM
Recife, 20 de dezembro de 2013

 

:: Jornal do Commercio

Caderno C

Mostra da Fundaj se despede amanhã

O Cinema da Fundação exibe hoje e amanhã os últimos filmes da 16ª edição da Expectativa 2014/Retrospectiva 2013. No time dos inéditos, o destaque recai sobre dois filmes brasileiros: o documentário Os dias com ele, de Maria Clara Escobar, com sessão às 19h20, e Doce amianto, da dupla Guto Parente e Uirá dos Santos, às 21h30. No primeiro, a cineasta investiga a vida do pai, Carlos Henrique Escobar, um intelectual brasileiro que lutou contra a ditadura e depois se exilou na Europa. No ano passado, o longa levou o prêmio de Melhor Filme na Mostra de Cinema de Tiradentes. Já Doce amianto é um ficção sobre um travesti que vive num delirante mundo de fantasia. O outro inédito é a produção francesa Uma primavera com minha mãe, de Stephane Brizé, que será exibida amanhã, às 15h45. O filme conta a história de um homem de 48 anos que volta a morar com a mãe, diagnosticada com uma doença terminal. Entre as reprises, vale a pena rever o documentário pernambucano Doméstica, de Gabriel Mascaro, que terá sessão hoje, às 15h40. Amanhã, a parada é dura com a esperada exibição em 3D de Gravidade, de Alfonso Cuarón, às 18h, e a última sessão do polêmico Azul é a cor mais quente, de Abdellatif Kechice. De acordo com os curadores do cinema, este último volta depois do recesso de fim de ano.

 

Caderno C

Cinema

Expectativa 2014 / Retrospectiva 2013

Doméstica (BRA, 2013) – de Gabriel Mascaro. Com Dilma dos Santos Souza, Flávia Santos Silva. Durante uma semana, sete jovens se tornaram cineastas amadores e filmaram o cotidiano de suas empregadas domésticas. O material foi entregue ao diretor Gabriel Mascaro, que compilou os momentos mais marcantes neste documentário. Cinema da Fundação – 15h40. Documentário. 12 anos.

Um Estranho no Lago (L’inconnu Du lac, FRA, 2013) – De Alain Guiraudie. Com Pierre Deladonchamps, Christophe Paou. Em pleno verão, um lago é usado como praia nudista por vários homens homossexuais. Eles sentem-se à vontade no local e usam o bosque ao lado do lago para ter relações sexuais. Um dos freqüentadores mais assíduos é Franck, que um dia faz amizade com Henri, um homem solitário que vai ao lago, em busca de paz, sem ter qualquer interesse em outros homens. Cinema da Fundação – 17h20. Drama. 16 anos.

Os Dias Com Ele (BRA, 2013) – De Maria Clara Escobar. Com Carlos Henrique Escobar, Ana Sachetti Escobar. Maria Clara mergulha no passado quase desconhecido de seu pai, Carlos Henrique Escobar. As descobertas e as frustrações de acessar a memória de um homem e de um período da história brasileira cheio de lacunas. Ele, um intelectual preso e torturado durante a ditadura militar, não fala sobre isso desde aquele tempo. Cinema da Fundação – 19h20. Documentário. 14 anos.

Doce Amianto (BRA, 2013) – De Guto Parente, Uirá dos Reis. Com Deynne Augusto, Uirá dos Reis. Depois de ser abandonada pelo homem que ama, Amianto isola-se em um mundo de fantasia e delírios. Sua única amiga é Blanche, uma garota morta que a protege do além Misturando ingenuidade e melancolia, Amianto tenta se reconectar com o mundo real. Cinema da Fundação – 21h30. Drama. 16 anos.

 

:: Folha de Pernambuco

Guia Folha

Roteirão

Cinema

Doméstica / De Gabriel Mascaro. Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Cinema da Fundação: 15h40 (sex). Livre.

Um Estranho no Lago / De Alain Guiraduie. Com Pierre Deladonchamps, Christophe Paou. Cinema da Fundação: 17h20 (sex). 16 anos.

Os Dias Com Ele / De Maria Clara Escobar / Com Carlos Henrique Escobar, Maria Clara Escobar. Cinema da Fundação: 19h20 (sex). 14 anos.

Doce Amianto / De Guto Parente e Uirá dos Santos. Com Deynne Augusto, Uirá dos Reis, Diário Oliveira, Rodrigo Fernandes. Cinema da Fundação: 21h30 (sex). 16 anos.

Azul é a Cor Mais Quente / (La Vie d’Adèle-Chapitres 1 et 2) / de Abdellatif Kechiche. Cinema da Fundação: 20h (sab). 18 anos.

Uma Primavera Com Minha Mãe / de Stéphane Briizé./ Com Emmanuelle Seigner, Hélène Vincent, Vincent Lindon e Oliver Perrier. Cinema da Fundação: 15h45. 16 anos.

Gravidade (3D) / de Alfonso Cuaró. Com Sandra Bullock e George Clooney. Cinema da Fundação: 18h (sab). 12 anos.

 

:: Diário de Pernambuco

Não houve notícias sobre a Fundaj.

 

:: Tribuna Hoje – AL

Flávio Gomes

Colunas

À luta
O engenheiro Marcos Carnaúba, ex-presidente do IMA, endossa a campanha de João Suassuna, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, contra a implantação de uma usina nuclear em Alagoas. “Deixo o alerta para a militância ambiental da Terra dos Marechais, para começar a se organizar e coibir esse tipo de iniciativa”, diz Suassuna.

 

 

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.