08 DE NOVEMBRO DE 2013
Clipagem ASCOM
Recife, 08 de novembro de 2013
:: Jornal do Commercio
Caderno C
Pré-estreia de Tatuagem na Fundação
Exibido em apenas duas sessões durante a 6ª edição do festival Janela Internacional de Cinema do Recife, o celebrado longa-metragem pernambucano Tatuagem, de Hilton Lacerda, que estreia oficialmente este mês nos cinemas, tem uma sessão de pré-estreia, amanhã, às 20h30, no Cinema da Fundação. A produção venceu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora, no Festival de Gramado, e de Melhor Filme Brasileiro, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, além do Prêmio Especial do Júri, no Festival do Rio.
Caderno C
Melhor Janela em sessão única
Também no Cinema da Fundação, domingo, às 17h, é reapresentada a produção premiada como Melhor Filme de Longa-Metragem do 6º Janela Internacional de Cinema do Recife, o documentário O ato de matar (The act of killing, DIN/NOR/GBR, 2012), de Joshua Oppenheimer. Experimental, a obra reúne reconstituições de matanças esquadrões da morte que atuaram na Indonésia dos anos 1960, realizadas por ex-líderes desses grupos. Detalhe: a oportunidade é rara, visto que o filme não tem distribuição comercial no Brasil.
Caderno C
Cinema
Na Neblina (RUS, 2012) – De Sergei Loznitsa. Vladimir Svirskiy, Vladislav Abashin. Cinema da Fundação – 18h20. Drama. 16 anos.
Abismo Prateado (BRA, 2013) – De Karim Aïnouz. Com Milton Gonçalves, Luisa Arraes. Cinema da Fundação – 16h30; 18h30; 20h50. Drama. 14 anos.
:: Folha de Pernambuco
Programa
ARTE CONCEITUAL
Exposição e performances no SPA das Artes
Durante um ano, a artista Juliana Notari abriu mão de lâminas, lasers ou quaisquer técnicas alternativas de depilação em nome da arte. Foi essa a ferramenta que a pernambucana encontrou para questionar a estética da “hiperdepilação” que parece enfraquecer a potência do corpo adulto natural. Seu processo de autodescoberta rendeu delicadas fotos, desenhos, vídeos e performances que estão na exposição “Sorterro em mim”, aberta às 17h de hoje, no Mamam no Pátio (Casa 17, Pátio de São Pedro), dentro do 11º SPA das Artes. Hoje também estreia a mostra “O Design do SPA”, às 17h, no Centro de Design do Recife (Casa 10 do mesmo espaço). A mostra resgata a história da Semana de Artes Visuais a partir das identidades visuais criadas para a ação desde sua primeira edição, em 2002. Entre a memorabília, há cartazes, banners, programações e camisas. Antes das mostras, a intervenção visual poética “Poesia para a Estratosfera” vai transformar o bar Novo Pina - na Rua da Moeda, no Bairro do Recife - no bar Savoy imortalizado no poema “Chopp”, de Carlos Pena Filho (1929-1960). A ação é idealizada pelo artista visual Daniel Santiago e vai ser executada pelo grupo Totem. Com direito a paletós e chopps, o público será convidado a reviver aquele que foi o recinto da boemia recifense dos anos 1940, então na Avenida Guararapes. Cada participante deve escrever num papel seus “desejos presos” e “sonhos frustrados”, que serão lançados em 200 balões. Entre as outras intervenções urbanas, “Distrito da Luz Vermelha” (na Avenida Conselheiro Aguiar, à noite) fica montada até hoje, enquanto “Arq Zona Verde”, na Fundaj Derby, segue até amanhã, a partir das 8h. Ainda há outras três mostras e uma instalação oriundas do edital do SPA das Artes em cartaz na cidade, até o próximo mês. Informações: spadasartesrecife.com.br.
Guia Folha
Roteirão
Cinema
Na Neblina / De Sergei Loznitsa / Com Vladimir Svirskiy, Vladislav Abashin. Drama de guerra sobre nazistas e guerrilheiros nas florestas da Belarus, em 1942, onde um homem. Injustamente acusado de colaborar com os alemães, terá de enfrentar um dilema moral que expões um drama que só poderia existir na guerra. Cinema da Fundação: 18h20. 12 anos.
Abismo Prateado / De Karin Ainouz / Com Alessandra Negrini. Violeta é uma dentista com vida pacata até receber uma mensagem do marido dizendo que vai se mudar. Cinema da Fundação – 20h50. 14 anos.
:: Diário de Pernambuco
Viver
SPA DAS ARTES
Performance para o Savoy
No penúltimo dia do SPA das Artes a intervenção urbana Arq Zona Verde, idealizada por Carolina Mapurunga, continua no estacionamento da Fundação Joaquim Nabuco do Derby. Às 16h, o Grupo Totem e Daniel Santiago realizam, na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, a performance Poesia para a estratosfera, baseado no poema de Carlos Pena Filho citando o extinto Bar Savoy. No Mamam no Pátio, localizado no Pátio de São Pedro, às 17h, a abertura de Soterro em mim, de Juliana Notari. À noite, Distrito da Luz Vermelha, do Vaastu (PE), ilumina a Conselheiro Aguiar.
Viver
VENCEDOR DO JANELA
De volta aos tempos de matança
Vencedor do festival Janela Internacional do Recife, o perturbador O ato de matar, do cineasta Joshua Oppenheimer, será exibido em sessão única neste domingo no Cinema da Fundação. No filme, que mistura documentário e fantasia, assassinos que trabalharam em esquadrões da morte da Indonésia na década de 1960 são localizados no país e convidados para encenarem suas matanças com recursos cinematográficos.
Viver
FUNDAÇÃO
Tatuagem ganha pré-estreia
Falta uma semana para a estreia de Tatuagem nos cinemas brasileiros. Quem não aguenta esperar, no entanto, ganha uma chance amanhã para ver o filme nacional mais premiado, festejado e comentado da temporada. Irandhir Santos, Rodrigo Garcia e Jesuíta Barbosa estão no elenco, dirigidos pelo cineasta Hilton Lacerda. Filmada no Recife, em Olinda e em Bonito, a trama retrata os bastidores de um grupo de teatro da década de 1970.
Viver
Cinema
Tatuagem – Clécio é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. 16 anos. Cinema da Fundação. 20h30 (sab).
O Ato de Matar – Homens que comandaram o genocídio de milhões de pessoas são convidados reencenarem seus assassinatos. 16 anos. Cinema da Fundação. 17h (dom).
Na Neblina – Homem é considerado colaborador do regime nazista e acaba sofrendo rejeição dos amigos. 12 anos. Cinema da Fundação. 16h (sab, qua, qui), 17h50 (ter), 18h20 (sex), 18h30 (qua), 20h20 (ter).
A Caverna dos Sonhos Esquecidos – Captura de imagens dentro de caverna no sul da França, onde foram descobertos desenhos rupestres. Livre. Cinema da Fundação. 18h40 (sab), 20h20 (qui), 20h30 (dom).
Abismo Prateado – Mulher recebe a notícia que o marido vai se separar dela através de uma mensagem na caixa postal. 14 anos. Cinema da Fundação. 15h20 (dom), 16h (ter), 16h30 (sex), 18h30 (qui), 20h50 (sex, qua).
:: Conexão Tocantins – TO
Cultura e Lazer
CIM e Canne realizam curso de Produção Executiva para Cinema em Palmas
Estão abertas as inscrições para o curso “Produção Executiva para Cinema” realizado pelo CANNE – Centro Audiovisual Norte Nordeste em parceria com o CIM – Centro de Imagem e som. O curso acontece nas manhãs e tardes de 09 a 14 de dezembro na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a inscrição é gratuita.
Para a presidente do CIM, Fernanda Veloso, essa é a oportunidade para os agentes do audiovisual tocantinense se qualificar. “O interessante é que são curtos gratuitos, certificados e de alto valor agregado. Os mesmos cursos são ofertados pelos professores no eixo Rio-São Paulo com taxas que ultrapassam o valor de R$ 2.000,00. Nisso reside o valor do trabalho realizado pelo CANNE, CIM e pelos parceiros locais”, afirma.
Com carga-horária de 40 horas, a formação é ministrada pela produtora Maria Ionescu (SP) e visa ensinar os processos de formulação de projeto, captação de recurso e administração de orçamento em produções cinematográficas.
A atividade destina-se a produtores, diretores e agentes do audiovisual tocantinense. Para participar, o interessado deve solicitar a ficha de inscrição por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. São parceiros da iniciativa a UFT/Proex, o Sesc Tocantins, a BR 153 Imagens e a Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins – Seduc.
Centro Audiovisual Norte Nordeste
Ligada a Fundação Joaquim Nabuco de Recife-PE, o Centro Audiovisual Norte Nordeste – Canne leva cursos de formação audiovisual gratuitos para os estados que compõe as regiões norte e nordeste do país. Nos últimos dois anos, outros 4 cursos passaram pela capital tocantinense.
Parte do quadro de professores, Maria Ionescu formou-se em cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atua como produtora e produtora executiva desde 1997. Fez a produção executiva de diversos filmes, entre eles Dois córregos (1999) e Bicho de Sete Cabeças (2001).
Redes Sociais