19 DE SETEMBRO DE 2013
Clipagem ASCOM
Recife, 19 de setembro de 2013
:: Jornal do Commercio
Caderno C
Rápidas
Professores da UFRPE lançam livro na Fundaj
Os professores Salett Tauk e Ângelo Callou da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) lançam hoje, às 19h, o livro Extensão rural – extensão pesqueira, na sala Calouste Gulbenkian, da Fundação Joaquim Nabuco (Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte). O lançamento integra as comemorações do centenário da UFRPE e assinala os 30 anos de ensino, pesquisa e extensão dos dois professores na instituição. O livro reúne produções relacionadas às interfaces da comunicação e extensão rural e seus desdobramentos.
A entrada é gratuita.
Caderno C
Pernambucanos no Jabuti
Fabiana Moraes, escritora, socióloga, jornalista, repórter do Jornal do Commercio, está de novo, na final do Jabuti – o mais importante e prestigioso prêmio literário do País – que divulgou ontem os dez selecionados em cada uma das 27 categorias. A pernambucana concorre em Reportagem com Nabuco em pretos e brancos (Ed. Massangana), narrativas que fundem elementos da literatura e do jornalismo sobre o racismo (nem sempre) dissimulado no Brasil contemporâneo. O livro surgiu a partir da série de reportagem publicada originalmente no JC, em 2010, quando do centenário de Nabuco. Outros dois pernambucanos estão na final. Klester Cavalcanti concorre com Dias de Inferno na Síria (Benvirá), também na categoria Reportagem Cearense radicado no Recife, Samarone Lima, é finalista em Poesia, com a edição Supla A praça azul e Tempo de vidro. Fabiana já havia sido indicada ao Jabuti com Os sertões, também derivado de uma série de reportagem. A autora festeja a indicação como uma demarcação especial da literatura jornalística no jogo de valores da inteligência nacional. “Há certa má vontade do meio literário com livros de reportagem, um preconceito contra a investigação da realidade, como se a ficção pura fosse superior. Nenhum dos dois pode ser considerado fácil.” “Se já havia provado fazer reportagem das melhores, Fabiana comprova que a qualidade de seu trabalho vai além dos limites do jornalismo”, diz Laurindo Ferreira, diretor-adjunto de Redação do JC. Fabiana também não esconde uma ponta de satisfação em ver a discussão que o livro suscita ganhar mais corpo. “Todas as vezes que se ia abordar alguma coisa sobre racismo, sempre ouvia que se trata de algo que não existe mais no Brasil, com observação de que já temos modelos negras bem remuneradas, um ministro negro no Supremo... Mas, na hora de uma abordagem policial, o branco geralmente não é abordado”, diz Fabiana. A repórter investigou, por exemplo, como negros com empoderamento perdem conotações raciais originais e adquirem status social atribuídos a brancos “tornam-se” negros quando em situações sociais de mais fragilidade. Samarone dói pego de surpresa. “Estar no prêmio foi uma surpresa, por ter sido lançado por uma editora pequena”, diz o poeta, que já tinha chegado à semifinal do Portugal Telecom com o livro. “Acho que agora o livro vai despertar mais interesses Dora do Recife”.
Caderno C
Cinema
Tabu (POR, 2012). De Miguel Gomes. Com Teresa Madruga, Laura Soberal. Cinema da Fundação – 18h20. Drama. 12 anos.
Boa Sorte, Meu Amor (BRA, 2012). De Daniel Aragão. Com Vinicius Zinn, Christina Ubach, Maeve Jinkings. Recife, Pernambuco. Dirceu tem 30 anos e vem de uma família aristocrata do sertão nordestino. Ele trabalha em uma empresa de demolição, ajudando nas diversas transformações que a cidade tem passado nos últimos anos. Cinema da Fundação: 16h30. Drama. Livre.
The Bling Ring – A Gangue de Hollywood (The bling ring, EUA, 2013). De Sofia Coppola. Com Emma Watson, Katie Chang. Cinema da Fundação – 20h40. Drama. 12 anos.
:: Folha de Pernambuco
Programa
Divulgados os finalistas da 55ª edição do Jabuti
Evento revelará os vencedores no dia 17 de outubro
Foram divulgados, pela comissão julgadora da 55ª edição do Prêmio Jabuti, os finalistas das 27 categorias da disputa, que oferece, para cada um dos vencedores, R$ 3.500. No principal segmento, romance, 10 autores concorrem - Destaque para Daniel Galera (“Barba ensopada de sangue”), Paloma Vidal (“Mar azul”), Ricardo Lisias (“O céu dos suicidas”) e Zuenir Ventura (“Sagrada família”). Na parte de poesia, o cearense radicado em Pernambuco Samarone Lima foi lembrado com duas publicações: “A Praça Azul” e “Tempo de Vidro”. “Não tinha muita expectativa”, diz o autor. “A primeira surpresa foi quando fui anunciado como semifinalista do Portugal Telecom. É importante quando um livro sai do Recife e é reconhecido em outros circuitos literários. Depois de tanto tempo escrevendo poesias e guardando, esses anúncios dão impulso”, ressalta Samarone. O escritor atualmente trabalha num novo livro de poesias, com textos que seguem a linha biográfica e memorialista dos dois primeiros. “O lançamento será no dia 18 de dezembro, no Centro Cultural Correios. Por enquanto, o título é ‘Rosto de meu pai e outros poemas’, pela editora Confraria do Vento”, avisa o autor, que concorre no Jabuti com, entre outros, Angélica Freitas (“Um útero é do tamanho de um punho”) e Paulo Henriques Britto (“Formas do Nada”). Disputando no setor contos/crônicas, gêneros que ainda possuem força no mercado editorial, estão autores com experiência em narrativas curtas como Sérgio Sant’Anna (“Páginas sem glória”), João Anzanello Carrascoza (“Aquela água toda”) e Luis Fernando Verissimo (“Diálogos impossíveis”).
MUDANÇAS
Depois das polêmicas do ano passado, em que o jurado Rodrigo Gurgel usou as regras de maneira não prevista pela coordenação do evento (deu notas zero para livros que considerou ruins e 10 para seu favorito) e com isso encaminhou a vitória do romance “Nihonjin”, de Oscar Nakasato, o Jabuti vem com mudanças: o crítico não faz mais parte do júri e as notas voltam a variar - como era no passado - entre 8 e 10.
Guia Folha
Roteirão
Cinema
Tabu / De Miguel Gomes / De Com Teresa Madruga, Laura Soveral. Uma idosa em Lisboa junta-se à empregada de uma vizinha falecida para retomar ima história de amor no passado colonial de Portugal, na África. Cinema da Fundação: 18h20. 12 anos.
Boa Sorte, Meu Amor / De Daniel Aragão / Com Vinicius Zinn, Christina Ubach, Maeve Jinkings. Recife, Pernambuco. Homem de 30 anos vem de família aristocrata do sertão. Ele trabalha em uma empresa de demolição. Ao encontrar Maria, uma estudante de música, ele passa a sentir a urgência por mudanças em sua própria vida. Cinema da Fundação: 16h30. 16 anos.
The Bling Ring: A Gangue de Hollywood / De Sofia Coppola / Com Emma Watson, Katie Chang. Adaptado de história real, universo de jovens obcecados com a cultura de celebridade em Los Angeles. Munidos de informações via internet, eles invadem mansões hollywoodianas de famosos como Paris Hilton para sentir-se mais próximos da fama e da fortuna. Cinema da Fundação: 20h40. 16 anos.
:: Diário de Pernambuco
João Alberto
Colunas
Hoje, às 19h, na Fundação Joaquim Nabuco, o lançamento do livro Estratégia de Ensino e Pesquisa, dos professores Maria Salett Taruk Santos e Ângelo Brás Fernandes Callou.
Viver
Cinema
Boa Sorte, Meu Amor – Vida de operário muda ao conhecer uma estudante de música. Cinema da Fundação. 16h30.
The Bling Ring – Adolescentes assaltam mansões de celebridades de Hollywood. Cinema da Fundação. 20h40.
Redes Sociais