Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

08 DE SETEMBRO DE 2013

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2013, 10h49 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h23 | Acessos: 566

Clipagem ASCOM
Recife, 08 de setembro de 2013

 

:: Jornal do Commercio

Caderno C

Cinema

Boa Sorte Meu Amor (BRA, 2012). De Daniel Aragão. Com Vinícius Zinn e Christina Ubach. Cinema da Fundação – 15h20; 17h10. Drama. Livre.

Frances Ha (EUA, 2013). De Noah Baumbach. Com Greta Gerwig, Mickey Sumner. Cinema da Fundação – 20h50. Comédia. 14 anos.

The Bling Ring – A Gangue de Hollywood (The bling ring, EUA, 2013). De Sofia Coppola. Com Emma Watson, Katie Chang. Cinema da Fundação – 15h. Drama. 12 anos.

 

:: Folha de Pernambuco

Guia Folha

Roteirão

Cinema

Boa Sorte, Meu Amor / De Daniel Aragão / Com Vinicius Zinn, Christina Ubach, Maeve Jinkings. Recife, Pernambuco. Homem de 30 anos vem de família aristocrata do sertão. Ele trabalha em uma empresa de demolição. Ao encontrar Maria, uma estudante de música, ele passa a sentir a urgência por mudanças em sua própria vida. Cinema da Fundação: 16h50, 18h50. 16 anos.

Frances Ha / De Noah Baumbach / Com Greta Gerwig. Crônica nova-iorquina sobre uma mulher de 27 anos que precisa entender que amadurecer é especialmente difícil quando, de fato, você já é uma adulta. Cinema da Fundação: 20h50. 14 anos.

The Bling Ring: A Gangue de Hollywood / De Sofia Coppola / Com Emma Watson, Katie Chang. Adaptado de história real, universo de jovens obcecados com a cultura de celebridade em Los Angeles. Munidos de informações via internet, eles invadem mansões hollywoodianas de famosos como Paris Hilton para sentir-se mais próximos da fama e da fortuna. Cinema da Fundação: 15h. 16 anos.

 

:: Diário de Pernambuco

Viver

Tem gringo na trilha

Cineasta do estado recorrem a músicos do exterior para embalar filmes produzidos aqui

Músicas de bandas e cantores pernambucanos como Chico Science & Nação Zumbi, Alceu Valença, Mundo Livre S/A e Mestre Ambrósio foram fundamentais para a repercussão do filme Baile Perfumado na década de 1990. Depois, cineastas ligados ao filme, como Paulo Caldas (Deserto feliz), Lírio Ferreira (Árido movie), Cláudio Assis (Amarelo manga) e Hilton Lacerda (Tatuagem), mantiveram a opção de usar trabalhos de músicos locais na trilha sonora de longas. Mas, na segunda década dos anos 2000, novos diretores começaram a convidar compositores estrangeiros para trabalhar nos projetos.
Camilo Cavalcante chamou o polonês Zbigniew Breisner, que trabalhou com Krzystof Kieslowski (A liberdade é azul), para compor e produzir músicas para o primeiro longa, A história da eternidade (previsto para 2014). “Partiu de um sonho, de um desejo de cooperação artística”, explica o cineasta sobre a parceria com Zbigniew Breisner, compositor das trilhas de filmes como Perdas e danos, Dogma do amor e O jardim secreto, e mais conhecido por colaborar nas séries Decálogo e Trilogia das cores.
“Entrei em contato com a agência dele, inglesa. Mandei DVD com uma primeira versão do filme e ele topou”, comemora. “Em abril, estive com ele na Suíça durante dois dias. Depois, ele me mandava os temas pela web para chegarmos a um denominador comum”.  Breisner já foi indicado a dois Globos de Ouro e trabalhou com cineastas como Louis Malle, Terrence Malick, Hector Babenco e Thomas Vinteberg. 
A trilha original de Boa sorte, meu amor (em cartaz nos cinemas), de Daniel Aragão, foi feita pelo compositor e músico alemão Jimi Tenor. O cineasta já era fã de Tenor e achava que o estilo em alguns discos, que misturavam música europeia orquestrada com soul, funcionaria para Boa sorte. Ele enviou e-mail com o roteiro do filme (em inglês) para perguntar se o músico aceitava. O alemão começou a trabalhar meses depois, quando as filmagens acabaram. “Mandei um monte de músicas de referência. A principal era I love the Lord (He heard me cry), de Donny Hathaway. Filmei cenas pensando na música, que toca bastante no filme”, revela o diretor. “Por causa da internet, é muito fácil entrar em contato com quem você quiser”, diz. “Trabalhar com Tenor chegou a ser mais barato do que fazer a trilha com alguns músicos daqui, até porque ele tem estúdio próprio de gravação”.
Entre os trabalhos de Jimi Tenor no cinema está Crime desorganizado, primeiro filme de Jon Favreau, diretor de Homem de Ferro. Daniel já convidou Bernie Worrell, tecladista da banda norte-americana Funkadelic, para fazer a trilha do próximo longa, Prometo um dia deixar esta cidade, que será filmado em outubro e novembro de 2013. O músico pernambucano Tomaz Alves Souza também participará.

+ Quanto custa?
“O valor cobrado para o uso de música em filme não tem a ver com a qualidade ou a importância do artista”, diz Gustavo Montenegro. O preço pode variar de acordo com o projeto. Uns são tabelados, outros, negociáveis. Se a música for usada também no trailer, o custo é maior. Nos créditos finais, é mais barato. Em filmes publicitários, a liberação costuma ser mais cara. O valor mais alto a que ele teve acesso foi R$ 25 mil para uma canção. Em geral, metade vai para o compositor e o resto para os donos do fonograma. Os produtores do filme, portanto, podem gravar nova versão da música para pagar pela composição, como ocorreu com Everlasting love em Cine Holliúdy, regravada pela norte-americana Katrina Perry, que mora no Ceará.

 

Viver

Cinema

Boa Sorte, Meu Amor – Quando conhece a estudante de música Maria, Dirceu passa a sentir a urgência por mudanças em sua própria vida. 16 anos. Cinema da Fundação. 15h20 (sex, qua e qui), 17h10 (sex, ter e qua), 20h50 (sex, qua e sab), 19h (sab e qui), 16h50 (dom), 18h50 (dom), 21h (ter).

Frances Ha – Mulher de 27 anos entende que amadurecer é especialmente difícil quando você já é uma adulta. 14 anos. Cinema da Fundação. 19h (sex e qua), 15h20 (sab e ter), 17h10 (sab e qui), 20h50 (dom).

The Bling Ring – Gangue de adolescentes faz pequenos assaltos na casa de celebridades de Hollywood. 16 anos. Cinema da Fundação. 15h (dom), 20h50 (qui).

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.