22 DE AGOSTO DE 2013
Clipagem ASCOM
Recife, 22 de agosto de 2013
:: Jornal do Commercio
Caderno C
Antigo endereço da sétima arte
De acordo com o empresário Arlindo Gusmão, 82 anos, o prédio da Rua da Guia, 88, funcionou por alguns anos como anexo das empresas cinematográficas que mantinham escritórios na Avenida Barbosa Lima, 149. “O segundo andar funcionou como escritório da Pelmex. Depois, serviu como depósito de outras distribuidoras”, relembra o dono da Cinematográfica Aquarius, que fechou as portas no ano passado. Até a primeira metade da década passada, o prédio era o centro nervoso da distribuição de filmes para o Norte e Nordeste do País. Por mais de 61 anos, Gusmão, como é conhecido no meio cinematográfico, trabalhou como distribuidor e representante de outras empresas. A última dói a distribuidora Play Arte, de São Paulo. Antes de fechar, a Aquarius manteve um escritório na Rua do Sossego, na Boa Vista. Em 1986, ele fez uma participação com um gângster no filme O bandido da sétima luz, de Paulo Caldas. O curta era uma homenagem ao cineasta Fernando Spencer e teve pontos de vários de seus amigos. Apesar do fechamento da empresa, Arlindo Gusmão ainda está envolvido com o mundo do cinema. Uma boa parte das cópias de filmes que ele distribuía encontra-se embargada numa sala do prédio da Avenida Barbosa Lima. Por problemas com o condomínio, ele disse que pelo menos 14 cópias em celulóide pertencem à Paramount Pictures. No entanto, seu maior receio é perder alguns filmes que lhe pertencem há muito tempo, como a única cópia que se tem notícia do épico El Cid, com Charlton Heston e Sophia Loren, que foi exibido no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco há cinco anos.
Caderno C
Cinema
Branca de Neve (Blancanieves, ESP, 2012). De Pablo Berger. Com Maribel Verdú, Daniel Gimenez. Cinema da Fundação – 17h. Drama. 10 anos.
:: Folha de Pernambuco
Programa
Painel Artístico
Cinema Experimental
As palestras do curso “Tempo das imagens”, organizado pelo Bê Cúbico, voltam a acontecer na Fundaj do Derby em setembro. No dia 19, a discussão será em torno do teórico Daniel Eisenberg. Já no dia 17, será abordado o impacto da cultura gay (especificamente o “NewQueer”) no campo das artes visuais.
Guia Folha
Roteirão
Cinema
The Bling Ring: A Gangue de Hollywood / De Sofia Coppola / Com Emma Watson, Katie Chang. Adaptado de história real, universo de jovens obcecados com a cultura de celebridade em Los Angeles. Munidos de informações via internet, eles invadem mansões hollywoodianas de famosos como Paris Hilton para sentir-se mais próximos da fama e da fortuna. Cinema da Fundação: 15h10, 19h, 20h40.
Branca de Neve / De Pablo Berger / Com Maribel Verdú, Daniel Gimenez Cacho. Nova interpretação da história de Branca de Neve, ambientada na Sevilla, Espanha, dos anos 1920, e tendo como personagem principal uma jovem e bela toreadora. Cinema da Fundação: 17h. 14 anos.
:: Diário de Pernambuco
Viver
Cinema
Branca de Neve – Versão sombria de Branca de Neve, ambientada na Sevilla, Espanha, dos anos 20. 12 anos. Cinema da Fundação. 17h.
The Bling Ring: A Gangue de Hollywood – Grupo começa a fazer pequenos assaltos na casa de celebridades, quando descobrem que entrar nas residências deles não é nada difícil. 16 anos. Cinema da Fundação. 19h, 20h40.
Redes Sociais