10 DE AGOSTO DE 2013
Clipagem ASCOM
Recife, 10 de agosto de 2013
:: Jornal do Commercio
Caderno C
Japão de homens e personagens
Personagens como Astro Boy, Hello Kitty, Tare Panda e Pikachu compõem o imaginário dos japoneses com uma importância comparável a dos grandes eventos históricos, por ocuparem os espaços mais íntimos da vida na Terra do Sol Nascente. Diversos aspectos da cultura otaku - definida pelo consumo de animes, mangás e videogames - são abordados na exposição Japan: Kingdom of characters (do português, Japão: Reino dos personagens), trazida para o Recife pelo Consulado do Japão. A mostra está aberta ao público a partir de hoje até o dia 29 de setembro, na unidade da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte.
No primeiro espaço da exposição, é possível encontrar um panorama de personagens que marcaram a vida dos japoneses da década de 1950 aos anos 2000. Após a venda de mais de 10 milhões de TVs no país, em 1962, estouraram personagens como Astroboy e Ultraman, por exemplo. Já na década de 1970, a celebridade japonesa foi a Hello Kitty, que de tão famosa se tornou a embaixadora da UNICEF nos Estados Unidos, em 1983, fato que mostra a expansão dos fenômenos japoneses pelos quatro cantos do mundo. Foi nos anos 1990 que a cultura se enraizou, quando as histórias em quadrinhos deslancharam e p famoso jogo tamagotchi conquistou o mundo. Dez anos depois, o game que causou febre foi Pokémon, transformado em desenho animado, história em quadrinhos, filme até jogo de tabuleiro. Todos essas criaturas, produzidas pelas mentes dos japoneses, passaram a fazer parte da personalidade de seus criadores. “Tanto os adultos como os jovens têm uma relação íntima com personagens. Trata-se de um aspecto cultural”, explica a cônsul japonesa Hitomi Sekiguchi. Na mostra, é possível observar essa forte relação a partir do quarto montado de uma adolescente japonesa, onde, em cada canto, há imagens da Hello Kitty. Outra atração da mostra é o robô Paro, um protótipo de bebê foca desenvolvido pelos Instituto Japonês de Ciência Industrial Avançada e Tecnologia. Ele estimula a socialização de crianças e idosos que estão em processo terapêutico.
Exposição Japan Kingdom of characters – Hoje, a partir das 13h, na Fundação Joaquim Nabuco (Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte).
Informações: 3073-6772
Caderno C
Cinema
Doméstica (BRA, 2012). Cinema da Fundação – 17h. Documentário. Livre.
Branca de Neve (Blancanieves, ESP, 2012). De Pablo Berger. Cinema da Fundação – 15h15; 18h50; 20h40. Drama. 10 anos.
:: Folha de Pernambuco
Programa
Um Japão de Afeto e Ficção
Boneco gigante do Ultraman é uma das atrações da mostra
Das gerações que cresceram com os televisores em preto e branco da década de 1950, até as marcadas pela conectividade intensa de tablets e smartphones, os personagens japoneses são praticamente uma constante na memória afetiva de adultos e crianças. Nomes como Pokemon, Hello Kitty, Ultraman e Cavaleiros do Zodíaco muito provavelmente vão despertar em muitos fagulhas afetuosas de momentos já vividos.
A relação que esses seres ficcionais estabeleceram com o público de vários países é tema da exposição “Japão: O Reino dos Personagens”, aberta a partir de hoje, às 13h, na Fundação Joaquim Nabuco de Casa Forte. Através de grandes painéis, filmes e bonecos em tamanho real (entre eles, um Ultraman de dois metros e meio de altura), a mostra contextualiza os períodos históricos em que cada um desses personagens começou a se enraizar na cultura pop mundial.
Busca responder, ainda, os motivos de sua popularidade astronômica, os tipos de sociedade refletidos por eles e que influência eles podem exercer sobre o meio social. Para escolas e universidades, a exposição pode ser vista como uma oportunidade de lançar um olhar analítico sobre essa cultura e eliminar preconceitos infundados sobre sua “pouca relevância científica”.
A mostra também lança uma lupa nas razões desse afeto entre público e personagens. Uma das respostas pode estar numa pesquisa feita com homens e mulheres do Japão, em que se descobriu que o que eles buscam ao adquirir um produto desses personagens é um “efeito de tranquilidade”.
De acordo com Aihara Hiroyuki, presidente do Instituto de Pesquisas de Personagens, se no passado esse bem-estar era obtido com a família ou amigos, na sociedade contemporânea, “com a dificuldade de manter laços emocionais, esses personagens teriam se tornado indispensáveis por estabelecerem forte vínculo afetivo com as pessoas.
Exposição “Japão: O Reino dos Personagens”
Onde: Fundação Joaquim Nabuco de Casa Forte (Av. 17 de Agosto, 2187)
Quando: Hoje, a partir das 13h, em cartaz de terça a sexta (das 9h às 12h e das 14h às 17h) e sábados, domingos e feriados (13h às 17h)
Informações: 3073-6772
Guia Folha
Roteirão
Cinema
Doméstica / De Gabriel Mascaro. Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. O filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar. Cinema da Fundação: 17h. Livre.
Branca de Neve / De Pablo Berger / Com Maribel Verdú, Daniel Gimenez Cacho. Nova interpretação da história de Branca de Neve, ambientada na Sevilla, Espanha, dos anos 1920, e tendo como personagem principal uma jovem e bela toreadora. Cinema da Fundação: 15h15, 18h50, 20h40. 14 anos.
:: Diário de Pernambuco
João Alberto
Colunas
Hoje, às 15h, na Fundação Joaquim Nabuco, o Escritório Consular do Japão inaugura a exposição Japão: Reino dos Personagens.
Viver
PERSONAGENS
Mostra japonesa é lançada hoje
Pikachu, Hello Kitty e super-heróis orientais invadem o Recife a partir de hoje. A exposição Japão: Reino dos personagens entra em cartaz na sede da Fundação Joaquim Nabuco de Casa Forte (Avenida 17 de agosto, 2187). Além de encantar a criançada, a mostra despertará interesse dos adultos, explorando questões de caráter antropológico, discutindo “o que é um personagem?” e “qual o motivo de sua popularidade”. A exposição é gratuita e fica em cartaz até o dia 19 d setembro. O horário de visitação é das 13h às 17h, nos sábados e domingos, e das 9h às 12h e das 14h às 17h, de terça a sexta.
Viver
Cinema
Doméstica – Adolescente registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor do filme. Antes, rola a exibição do curta Porcos Raivosos. Livre. Cinema da Fundação. 17h (sab), 21h10 (ter), 18h50 (qui).
Antes da Meia-Noite – Jesse e Celine vivem juntos em Paris com as filhas gêmeas, quando resolvem viajar à Grécia. 14 anos. Cinema da Fundação. 16h40 (dom).
Branca de Neve – Versão sombria de Branca de Neve, ambientada na Sevilla, Espanha, dos anos 1920, e tendo como personagem principal uma jovem e bela toureira. 12 anos. Cinema da Fundação. 15h (sex e qua), 15h15 (sab), 15h30 (ter), 16h40 (sex e qua), 17h (qui), 18h50 (sab e dom), 20h40 (sex, sab e qua).
Redes Sociais