30 DE JULHO DE 2013
Clipagem ASCOM
Recife, 30 de julho de 2013
:: Jornal do Commercio
Opinião JC
O tenente das Volantes
Foi uma justa homenagem a um sertanejo valente que, novo ainda, embrenhou-se na caatinga para combater o cangaço e principalmente o temido bando de Lampião. No último dia 13 de julho, em Nazaré do Pico, Floresta, foi inaugurado o busto do tenente João Gomes de Lira, natural daquele lugarejo e falecido próximo a completar 100 anos. Nascido no dia 03 de julho de 1913, João Gomes, teve uma infância difícil em razão de desavenças entre os Nazarenos e a família Ferreira, de Lampião. Tempos difíceis, que prejudicaram a escola, pois só com muito esforço conseguiu cursar o ensino primário. Em 1931, envolvido na intriga dos Ferreira com o seu pai, Gomes Jurubeba, que aquela época era comissário do distrito de Nazaré, João Gomes resolveu ingressar na Brigada Militar, para combater o cangaço. Com 12 dias de alistado, sob o comando do tenente Manoel Neto, seguiu, juntamente com outros "praças", para o Raso da Catarina, na Bahia, atendendo solicitação do Interventor baiano, Juraci Magalhães, que pediu reforço de forças pernambucanas, para ajudar a combater Lampião. Na Bahia, após forte resistência, Lampião terminou abandonando o campo de luta, mas sem causar baixas à força volante. Depois de muitos combates nas caatingas baianas, o tenente Manoel Neto regressou. Após o retorno, João Gomes, integrado à Polícia Militar, serviu em vários municípios, sendo nomeado delegado de Carnaíba, assumindo assim, sua primeira chefia. Contam aqueles que com ele conviveram ter sido um militar honrado nas suas decisões. Na reserva candidatou-se a vereador de Carnaíba. Como vereador foi escolhido duas vezes presidente da Câmara - e teve uma atuação reconhecida até mesmo por seus adversários, antes de se afastar da vida pública. Dono de memória privilegiada, não se intimidou por ser pouco letrado, levando adiante o projeto de publicar um livro sobre o cangaço, pois desde 1934 tinha iniciado pesquisa sobre Lampião e seu bando. No ano de 1990, com o empenho de Madalena Arraes, João Gomes lançou, no espaço Pasárgada o livro "Memórias de um Soldado de Volante". Um belo trabalho documental para aqueles que estudam o Cangaço. Por tantos feitos, recebeu, no Governo Roberto Magalhães uma medalha da Fundação Joaquim Nabuco, e no Governo Miguel Arraes, a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar. Falecido há dois anos, era reverenciado como homem de fibra por todos aqueles que tiveram o privilégio de seu convívio.
Caderno C
Cinema
Doméstica (BRA, 2012). De Gabriel Mascaro. Com Dilma dos Santos Souza, Flávia Santos Silva. Cinema da Fundação – 15h10. Documentário.
Antes da Meia-Noite (EUA, 2013). De Richard Linklater. Com Julie Delpy, Ethan Hawke. Cinema da Fundação – 16h50. Drama. Livre.
Atores Itinerantes (Tabi Yakusha, JAP, 1940). De Tabi Yakusha. Com Kamatari Fujiwara. Cinema da Fundação – 19h.
Mamãe (Okaasan, JAP, 1952). De Mikio Naruse. Com Kinuyo Tanaka, Kyôko Kagawa. Cinema da Fundação – 20h30.
:: Folha de Pernambuco
Programa
Breve
Videoarte- O coletivo Bê Cúbico volta a abordar o cinema experimental com a palestra “A influência de Guy Debord no Cinema Experimental e na Videoarte”, hoje, às 19h, na Fundação Joaquim Nabuco do Derby. No evento, o curador Yann Beauveais vai tratar das diferentes vertentes do cineasta francês, ligado aos movimentos de Maio de 1968, em Paris. O encontro será na Sala Aloísio Magalhães. Entrada franca. Rua Henrique Dias, 609, Derby. Fone: (81) 3073-6689.
Guia Folha
Roteirão
Cinema
Doméstica / De Gabriel Mascaro. Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. O filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar. Cinema da Fundação: 15h10. Livre.
Antes da Meia-Noite / De Richard Linklater. Com Ethan Hawke e Julie Delpy. O casal Jesse e Celine está em viagem de férias na Grécia. Cinema da Fundação: 16h50.
Retrospectiva Mikio Naruse / Cinema da Fundação – 19h Atores Itinerantes / 20h30 Mamãe. Ingresso promocional: R$ 1,00.
:: Diário de Pernambuco
Viver
Clássicos made in Japão
Seis filmes do cineasta japonês Mikio Naruse serão exibidos no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) até quinta-feira (1º). Os longas em 35mm foram enviados de Tóquio para percorrer várias capitais do Brasil, a começar pelo Recife. Hoje, estão em cartaz Atores itinerantes (18h20) e Mamãe (20h30). Amanhã, Nuvens de verão (18h20) e A chegada do outono (20h50). Quinta, Vida de casado (18h20) e Nuvens dispersas (20h20). Ingressos a R$ 1.
Viver
Cinema
Doméstica – Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor do filme. Cinema da Fundação. 15h10.
Redes Sociais