Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

21 DE JULHO DE 2013

Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2013, 10h49 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h24 | Acessos: 729

Clipagem ASCOM
Recife, 21 de julho de 2013

 

:: Jornal do Commercio

Caderno C

Cinema

Doméstica (BRA, 2012). De Gabriel Mascaro. Com Dilma dos Santos Souza, Flávia Santos Silva. Cinema da Fundação – 18h40. Documentário.

Antes da Meia-Noite (EUA, 2013). De Richard Linklater. Com Julie Delpy, Ethan Hawke, Seamus Davey-Fitzpatrick. Cinema da Fundação – 20h30.

Amor Profundo (The Deep Blue Sea, EUA, 2013). De Terence Davies. Com Rachel Weisz, Tom Hiddleston. Cinema da Fundação – 16h40. Drama. 14 anos.

 

:: Folha de Pernambuco

Programa

Variedades

A divisão entre o coração e a sociedade

“Amor Profundo” tem sessão especial na Fundaj

O espectador terá, certamente, sua atenção sequestrada pelo prelúdio que apresenta a triste história de Hester em “Amor Profundo” (The Deep Blue Sea, Ing., 2011). O filme, em sessão especial hoje às 16h40 no Cinema da Fundação, é uma adaptação da peça de Terence Rattigan (1911-1977), adequada à tela pelo cineasta Terence Davis. Por cerca dos dez minutos iniciais do filme, somos embalados pelo “Concerto para Violino” de Samuel Barber, enquanto escutamos em off a leitura da carta de suicídio deixada por Hester - a protagonista interpretada primorosamente por Rachel Weisz (que concorreu ao Globo de Ouro 2013 por esta atuação). Sua carta pede desculpas ao seu amante Freddie (Tom Hiddleston) e não o responsabiliza pelo ato de desespero. Estamos em Londres, por volta dos anos 1950 e a atmosfera pesada é envolta por uma fotografia atenta para a suavidade de uma luz que, com inteligência e sem exageros, sabe banhar tamanha tristeza. Tal prelúdio é uma pequena obra-prima cinematográfica e, por ele, com elipses de domínio perfeito já entendemos a vida infeliz de Hester ao lado do marido, um rico e mais velho juiz (Simon Russell Beale). Compreendemos também sua irrefutável dependência pelo amor a Freddie. Este, independente e seguindo uma importunada vida assombrada por memórias da 2ª Guerra Mundial. Mas a perspectiva que o filme se concentra é a de Hester. Esta mulher sozinha e vítima da convicção de seu sentimento. Frágil em sua solidão numa sociedade impiedosa, mas firme em sua crença por ter experimentado o amor. Ela soa como o perfeito retrato de qualquer mulher martirizada pela dependência a algo que está além da sua compreensão.

 

Guia Folha

Roteirão

Cinema

Doméstica / De Gabriel Mascaro. Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. O filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar. Cinema da Fundação: (com o curta “Porcos Raivosos”): 15h, 18h40. Livre.

Amor Profundo / De Terence Davis. Com Rachel Weisz, Tom Hiddleston. A esposa de um juiz do Estado, muito importante e influente, vive um casamento com afeto, mas morno. Ela envolve-se numa relação mais excitante com um piloto perturbado por suas experiências durante a guerra. Mas a certa altura ela começa a questiona suas escolhas. Cinema da Fundação: 16h50. 14 anos.

Antes da Meia-Noite / De Richard Linklater. Com Ethan Hawke e Julie Delpy. O casal Jesse e Celine está em viagem de férias na Grécia. Cinema da Fundação: 20h30.

 

:: Diário de Pernambuco

Viver

Cinema

Doméstica – Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor do filme. Livre. Cinema da Fundação. 14h50 (sex e qua), 15h (dom), 17h10 (sab, ter, e qui), 18h40 (sex, qua e dom).

Antes da meia-noite – Jesse e Celine vivem juntos em Paris com as filhas gêmeas, quando resolvem viajar à Grécia e levar o filho do primeiro casamento de Jesse. 14 anos. Cinema da Fundação. 20h30 (sex, qua e dom).

Amor Profundo – Esposa de um juiz do Estado se envolve amorosamente com um piloto perturbado por suas experiências durante a guerra. 14 anos. Cinema da Fundação. 16h50 (dom)

 

:: NE 10

Últimas Notícias

Especial passeia pelas expressões populares de Hermilo Borba Filho

O relançamento da tetralogia Um cavaleiro da segunda decadência, do pesquisador, ensaísta e dramaturgo pernambucano, Hermilo Borba Filho, marca a estreia da Semana Hermilo, projeto especial que contempla teatro, vídeo, exposição e debates sobre as manifestações que permearam a obra desse que foi um dos homens de teatro mais atuantes no Nordeste brasileiro. O evento será lançado nesta segunda-feira (22), a partir das 19h. A noite de estreia também contará com a abertura da exposição de máscaras do cavalo marinho Boi Matuto, além da exibição do documentário Hermilo no grande teatro do mundo, dirigido por Carla Denise. A Semana Hermilo segue até o próximo domingo (28) no teatro que o homenageia, no Bairro do Recife. De acordo com o gerente do Centro Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo, Carlos Carvalho, o evento é dedicado à cultura popular desenvolvida na obra de Hermilo, seja na pesquisa, no teatro ou na literatura. "Toda a obra dele está marcada pela presença do povo, e é isso que procuramos refletir durante esta Semana”, esclarece. As apresentações serão seguidas por debates com artistas, intelectuais, pesquisadores e fazedores da cultura popular, que de alguma forma estão ou estiveram envolvidos com a pesquisa de Hermilo Borba Filho. Confira abaixo a programação completa:

» Segunda-feira (22)
19h - Abertura oficial
19h30 - Relançamento da Tetralogia Um Cavaleiro da Segunda Decadência | Exposição de Máscaras do Cavalo Marinho Boi Matuto, de Pedro Salustiano.
20h - Lançamento do vídeo institucional do Centro Apolo Hermilo | Exibição: Hermilo no Grande Teatro do Mundo, 2010, MMP/Fundaj. Direção Carla Denise. 52 min. Comentários: Carla Denise e Juarez Correya.

» Terça-feira (23)
19h - Exibição: O Bicho Misterioso dos Afogados - Função de Antonio Pereira. 1953. Fundaj, Direção Romain Lesage, 44 min. Comentários: Leda Alves e João Denys de Araújo.

» Quarta-feira (24)
19h - Exibição: O Almirante. Rede Globo Nordeste, 1997. Direção e adaptação Carlos Carvalho e Paulo Costa, 30 min. Comentários: Carlos Carvalho e Paulo Costa (com a presença do elenco).

» Quinta-feira (25)
19h - Exibição: Samba no Canavial, Urso Filmes, direção Paulo Caldas, 50 min | Apresentação de Manuel Salustiano.

» Sexta-feira (26)
16h - Apresentação Mamulengo do Mestre Saúba, Carpina - PE. Comentários: Fernando Augusto Gonçalves.
19h - Apresentação do espetáculo de dança Sobre um Paroquiano - Compassos Cia de Dança, Recife - PE. Comentários: Raimundo Branco e Arnaldo Siqueira.

» Sábado (27)
16h - Apresentação do Mamulengo Riso do Povo do Mestre Zé de Vina, Gloria do Goitá - PE. Comentários: Marcondes Lima.
19h - Apresentação do Cavalo Marinho Boi Matuto, Olinda. Comentário Luiz Augusto Reis, Pedro Salustiano.

» Domingo (28)
18h - Lazzi e Brincadeira de Cavalo Marinho e Commedia Dell´arte. Scambio Dell´Arte.
19h - Apresentação musical de Adiel Luna, Tiúma / São Lourenço da Mata - PE.
20h - Encerramento com Forró do Matulão do Mestre Grimário, Aliança - PE.

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.