Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

03 DE JUNHO DE 2013

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2013, 11h16 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h24 | Acessos: 734

Clipagem ASCOM
Recife, 03 de junho de 2013

 

:: Jornal do Commercio

Caderno C

Ciclo de documentários espanhóis na Fundaj

O Cinema da Fundação exibe, de hoje a quinta, documentários espanhóis dentro da mostra Território documental, a partir das 19h. O evento, realizado em parceria com o Instituto Cervantes, tem entrada franca. O primeiro filme a ser exibido será Hollywood talkies (2011), que traz a história de profissionais que foram para Hollywood nos tempos do cinema sonoro para trabalhar em versões dubladas. Ainda serão exibidos La maleta mexicana (2011), amanhã, Em el somni (2008), na quarta, e Flamenco de raiz (2011), na quinta.

Território documental de hoje a quinta, às 19h, no Cinema da Fundação (Rua Henrique Dias, 609, Derby). Entrada franca. Fone: 3073-6689

 

Caderno C

Em pauta

Lançamento – O projeto Minas – Pernambuco traz ao Recife o escritor Zuenir Ventura para debate e lançamento do livro Sagrada família (Alfaguara, 232 páginas, R$ 30). Na obra, Zuenir entrelaça memória e ficção para compor uma narrativa lírica sobre os amores que resistem ao tempo e à perda da inocência. O evento acontece às 19h30, no Museu do Homem do Nordeste, com entrada gratuita. Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte.

Informações: 3261.1201

 

:: Folha de Pernambuco

Programa

“Mostra Documental” um pouco da Espanha

Enquanto não reabre seu espaço principal - em reforma para a instalação de um novo projetor digital - a coordenação de Cinema da Fundação Joaquim Nabuco promove, como apoio a ação do Instituto Cervantes Recife, a “Mostra Documenta”. De hoje até quinta-feira, sempre iniciando às 19h e com entrada franca, a sala João Cardoroso Ayres (50 lugares, no prédio da Fundaj no Derby, mesmo corredor do cinema) serão exibidos quatro produções espanholas contemporâneas. São documentários realizados entre 2008 e 2011 que resgatam a proposta iniciada na década de 1990 por diretores do país, como Basílio Martín Patino ou Joaquim Jordá. O trabalho foi recriar obras como uma possibilidade retórica de abordar temas sociais, históricos ou políticos. Um exercício iniciado desde que as convenções do cinema documental começaram a mostrar o potencial de um cinema específico. O filme que abre o evento logo mais é “Hollywood Talkies” (2011), codirigido e roteirizado entre Óscar Pérez y Mia de Ribot. O título relembra a história dos profissionais do cinema na Espanha que viajaram para Hollywood no começo do cinema sonoro para trabalhar nas versões dubladas com as quais a indústria norte-americana planejava seguir e controlar. Amanhã, “A maleta Mexicana” (2011), de Trisha Ziff, dá um pulo no tempo e segue o rastro da maleta, recuperada recentemente, com os negativos de diferentes fotografias dos mestres Robert Capa, Gerda Taro e David Chim Seymour. A mala continha cerca de 4.500 negativos realizados durante a Guerra Civil espanhola. Tais negativos só foram recuperados cerca de 70 anos depois, na Cidade do México. Quarta-feira é a vez de “Flamenco de Raiz” (2011), de Christophe Farnarier. A produção apresenta a música e o baile flamenco, que supõe um subgênero em um documentário musical espanhol musical. A produção promove um olhar sobre o sentir e ser flamenco em todas as suas manifestações, tanto pessoais como profissionais, desde o flamenco que se propaga através da indústria cultural até aquele que se faz no ambiente familiar. A “Mostra Documenta” encerra quinta-feira com “El Somni” (2008). Representa o documentário de caráter intimista e de recuperação da memória. O diretor Christophe Farnarier apresenta um pastor que ainda percorre os campos com suas cabras em um trabalho milenar, e que faz uma reflexão sobre o nosso tempo O personagem é Joan Pipa, um dos últimos representantes da antiga tradição. Numa viagem com ele aos Pirinéus, o filme acompanha sua intimidade.

 

:: Diário de Pernambuco

Viver

Sempre um Papo

Conversa informal com Zuenir

O jornalista e escritor Zuenir Ventura vem ao Recife na quarta-feira para participar do projeto Sempre um papo, às 19h30, no Museu do Homem do Nordeste (Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Bairro de Casa Forte). Ele vai conversar com o público sobre a carreira e vida pessoal, além de lançar o livro Sagrada família. A entrada é gratuita. Leia entrevista exclusiva com o autor mineiro na edição de amanhã do Viver.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.