Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

02 DE JUNHO DE 2013

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2013, 10h43 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h24 | Acessos: 467

Clipagem ASCOM
Recife, 02 de junho de 2013

 

:: Jornal do Commercio

Política

Eles estão na história política do Estado

Onze anos depois da publicação da primeira edição, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) relança a edição revisada do Perfil Parlamentar Século XX, a série de 22 deputados estaduais que marcaram a passagem pelo Legislativo do Estado por sua ação política e intelectual, selecionados por historiadores e pesquisadores da Academia Pernambucana de Letras (APL), Conselho Estadual de Cultura, Universidade Federal (UFPE), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Estadual. Em reunião solene no plenário da Alepe, o presidente do Poder Legislativo, Guilherme Uchoa (PDT), comanda amanhã (3), às 18 horas, a cerimônia de apresentação da coleção com os 22 personagens. Perfil Parlamentar assinada por 20 jornalistas descreve a atuação política e intelectual de 22 parlamentares representativos do século passado. A primeira edição foi lançada, em livro, em 2001. A série recebe, agora, versão para a internet. Entre os perfilados estão Agamenon Magalhães, Carlos de Lima Cavalcanti, David Capistrano, Francisco Julião, João Cleofas, Nilo Coelho, Oswaldo Lima Filho, Paulo Guerra e Walfrêdo Siqueira. A nova edição recebeu revisão obedecendo normas do novo acordo ortográfico. As pesquisas oferecem a contextualização histórica, faz a abordagem da vida pernambucana no século XX e desenha um retrato da presença da Assembleia no Estado. A coleção vai ser distribuída em escolas da rede estadual, bibliotecas, arquivos e entidades públicas. Familiares dos perfilados e alguns dos autores da série estarão presentes. A série dois mil exemplares de cada kit está armazenada em caixa com os 22 exemplares. O Perfil está no site da Alepe (institucional/ações culturais). Os livros trazem, além do perfil, os dados dos autores. A obra Presença Feminina, que enfoca as atividades de nove deputadas, também está incorporado. Anexos estão um acervo de fotografias, áudios e vídeos, no site Perfil Parlamentar Século XX, desenvolvido entre a Assembléia e a Fundação Gilberto Freyre.

 

:: Folha de Pernambuco

Colunas

Foco

Cinema Espanhol

O Instituto Cervantes fechou parceria com a Fundaj e movimenta, de amanhã a quinta, no Cinema da Fundação o ciclo Território Documental, voltada para a produção espanhola. Na programação, os docs “Hollywood talkies” (2011), “La maleta mexicana” (2008) e “Flamenco de raiz” (2011).

 

:: Diário de Pernambuco

Não houve noticias sobre a Fundaj.

 

:: G1 – Portal de Notícias da Globo

Zuenir Ventura participa de debate e lança livro 'Sagrada família' no Recife

Encontro faz parte do projeto 'Minas - Pernambuco, Sempre um papo'. Com entrada gratuita, evento acontece no Museu do Homem do Nordeste.

O escritor mineiro Zuenir Ventura vem ao Recife para participar de um debate e do lançamento do livro "Sagrada família", na próxima quarta-feira (5). Com entrada gratuita, o evento acontece no Museu do Homem do Nordeste, no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, a partir das 19h30, e faz parte do projeto "Minas - Pernambuco, Sempre um papo", que promove o intercâmbio entre personalidades ligadas à cultura dos dois estados. No livro mais recente, Zuenir mistura memórias pessoas a ficção para contar histórias de amores que resistem ao tempo e à perda da inocência, com uma pitada de nostalgia e bom humor. A história se passa na cidade de Florida e nos apresenta Noca, com 37 anos de idade e dois de viuvez, que faz visitas regulares à farmácia e recebe toda a atenção do farmacêutico, e suas duas filhas, Cotinha e Leninha, 15 e 14 anos, ansiosas para conhecer o verdadeiro amor. Através de personagens que remetem à obra de Nelson Rodrigues, o escritor busca recriar os anseios e dificuldades de uma família da região serrana do Rio de Janeiro, vindo dos anos 1940 até um passado não muito distante. Escritor e jornalista, nascido em Além Paraíba (MG), Zuenir é colunista do jornal "O Globo", além de ter vencido o prêmio Jabuti, em 1989, na categoria reportagem, pelo livro "1968 - O Ano Que Não Terminou" - obra que inspirou a minissérie "Anos Rebeldes", produzida pela Rede Globo.

Serviço:

Minas - Pernambuco - Sempre um papo com Zuenir Ventura
Museu do Homem do Nordeste - Avenida Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte
Quarta-feira (5), às 19h30
Entrada gratuita
Informações: (31) 3261.1501 ou pela página do projeto.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.