01 DE JUNHO DE 2013
Clipagem ASCOM
Recife, 01 de junho de 2013
:: Jornal do Commercio
Repórter JC
Ciclo de filmes espanhóis na Fundação
O Instituto Cervantes e a Fundaj exibem de 03 a 06 o ciclo de cinema “Território Documental”. Às 19h. E grátis.
Cidades
Ações práticas em defesa do ambiente
Uma máquina que tritura cartões de crédito usados e destina à reciclagem. Um estande onde você pode trocar lâmpadas usadas por novas, mais econômicas. Coleta de pilhas e baterias. Este ano, a comemoração da Semana do Meio Ambiente está mais baseada em ações práticas em prol da natureza do que em discussões sobre o tema. O coletor, que recebe de cartões de crédito a crachás, será instalado no Shopping RioMar, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. A máquina corta os cartões, destruindo chips, tarjas magnéticas e dados pessoais. Depois, o resíduo é encaminhado a uma recicladora que picota o material e transforma em PVC reciclado. Matéria-prima para porta-copos, pisos, cadernos, porta-retratos e marcadores de páginas. Também no RioMar, os consumidores poderão trocar lâmpadas usadas por novas. O projeto, em parceria com a Celpe, se estende de segunda a domingo, no piso L2. O limite por pessoa é de três lâmpadas. A Celpe informa que é preciso levar a última conta de luz quitada. Já o recolhimento de pilhas e baterias usadas será feito pela Justiça. O coletor estará na quinta-feira, das 10h às 17h, no Fórum de Olinda. No mesmo dia, no Recife, das 10h às 16h, o material pode ser entregue no Edifício Paula Batista, na Rua do Imperador. O recolhimento pós-consumo, também chamado de logística reversa, é praticado por empresas da Europa e dos Estados Unidos. No Brasil e em outros países em desenvolvimento, fabricantes também são obrigados a se responsabilizar pelo lixo que indiretamente geram, mas por falta de fiscalização as leis raramente são cumpridas. Levantamentos realizados por organizações não governamentais (ONGs) apontam que empresas multinacionais assumem posturas distintas em relação à logística reversa em países de Primeiro e Terceiro Mundo. Pesquisadora do assunto, Lúcia Xavier, da Fundação Joaquim Nabuco, lembra que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) incumbe o poder público e gestores de empresas na execução da logística reversa. Além de comerciantes, importadores, distribuidores e ainda os consumidores pela destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados, lista.
MIT
Ela coordena projeto sobre o tema, no Estado, financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Uma das ações será a visita, de 5 e 19 deste mês, de dois pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Dietmar Offenhuber e David Lee são especialistas em inovação e sustentabilidade na gestão de resíduos. A dupla integra o Senseable City Lab, laboratório de pesquisa que atua por meio de inovação tecnológica para buscar soluções de baixo custo e alta aplicabilidade. No Estado, as propostas serão voltadas para a reciclagem.
:: Folha de Pernambuco
Não houve noticias sobre a Fundaj.
:: Diário de Pernambuco
Não houve noticias sobre a Fundaj.
:: NE 10
Últimas Notícias
Ciclo de documentários espanhóis estreia no Cinema da Fundação
Títulos de diversas vertentes criativas do documentário espanhol estão contemplados no Ciclo de Cinema: Território Documental, que estreia nesta segunda-feira (3), no Cinema da Fundação, no Derby, sempre às 19h. A entrada é gratuita. O evento, uma parceria entre a Fundaj e o Instituto Cervantes, traz quatro exemplares que evidenciam a riqueza do gênero documentário e sua condição transnacional. São eles, Hollywood Talkies (2011), La Maleta Mexicana (2011), El Somni (2008) e Flamenco de Raiz (2011). Confira a programação completa:
Hollywood Talkies (Hollywood Talkies)
Segunda-feira (3)
Ano: 2011
Duração: 61 min
País: Espanha
Legendas em português.
Sinopse: Com a irrupção do cinema sonoro em 1927, um grupo de jovens atores espanhóis partiram para a América do Norte para trabalhar nas versões espanholas das grandes produções, com a ilusão de tornarem-se estrelas. Com a aparição da dublagem, aquela solução para chegar a todos os mercados acabou resultando muito custosa e a maioria deles caiu no esquecimento, salvo artistas como Edgar Neville, Enrique Jardiel Poncela e Imperio Argentina, que regressaram à Espanha.
A Mala Mexicana (La Maleta Mexicana)
Terça-feira (4)
Diretor/a: Trisha Ziff
Ano: 2011
Duração: 89 min
País: Espanha/México/Estados Unidos
Legendas em português.
Sinopse: O filme conta a história dos 4.500 negativos que os prestigiados fotógrafos Robert Capa, Gerda Taro e David Chim Seymour fizeram durante a Guerra Civil espanhola. Os negativos desapareceram e foram recuperados setenta anos depois na Cidade do México.
O Sonho (El Somni)
Quarta-feira (5)
Diretor/a: Christophe Farnarier
Ano: 2008
Duração: 77 min
País: Espanha
Legendas em português.
Sinopse: O homem conduzia seu rebanho desde o início dos tempos, tanto tempo que o pastor tornou-se parte de nossa consciência coletiva. Joan Pipa é o último na linha de uma tradição milenar à beira da extinção. Acompanhando-o em sua última jornada através dos Pirenéus catalães, com o passar dos dias, descobrimos o passado e o presente de um homem que ama o seu modo de vida e exala o prazer de viver em harmonia com a natureza.
Flamenco de Raiz (Flamenco de Raíz)
Quinta-feira (6)
Diretor/a: Vicente Pérez Herrero
Ano 2011
Duração: 85 min
País: Espanha
Legendas em português.
Sinopse: Um documentário sobre a raiz antropológica do flamenco. Um olhar sobre o sentir e ser flamenco em todas as suas manifestações, tanto pessoais como profissionais, tanto o flamenco que se move na indústria cultural como o que se faz familiarmente. Um documentário sobre o flamenco que surge nas ruas e festas privadas. Uma aproximação ao flamenco dos que vivem do cante e dos que cantam para vivê-lo, dos bailaores e os que dançam, dos músicos e dos que musicam dia a dia.
:: Diário Oficial de Pernambuco
Últimas Notícias
Alepe lança edição revisada do Perfil Parlamentar Século XX
Iniciativa da Mesa Diretora contempla 22 deputados que tiveram sua atuação intelectual e política registrada em forma de livro, por grandes nomes do jornalismo e da literatura do Estado
A Assembleia Legislativa de Pernambuco lança, nesta segunda-feira (3), às 18h, no Plenário, a edição revisada da coleção Série Perfil Parlamentar Século XX. A iniciativa da Mesa Diretora contempla 22 deputados que tiveram sua atuação intelectual e política registrada em forma de livro, por grandes nomes do jornalismo e da literatura do Estado.
A série, lançada pela primeira vez em 2001, contextualiza a biografia dos deputados no panorama da vida pernambucana no século 20, e revela passagens inéditas da trajetória do Museu Palácio Joaquim Nabuco. A revisão é assinada por Lêda Rivas e as publicações serão distribuídas em escolas estaduais, bibliotecas, arquivos e entidades públicas.
O presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), destacou a necessidade de preservar e divulgar a história do Parlamento. “Por meio da iniciativa, novas gerações aprofundarão conhecimentos sobre a atuação de ilustres deputados que marcaram a história do Estado”, apontou, registrando que a seleção inclui apenas nomes de pessoas já falecidas “como contribuição para eternização de suas memórias”.
Primeiro-secretário, deputado João Fernando Coutinho (PSB) ressaltou a importância dos homens públicos descritos na obra. “São personalidades de diferentes origens, histórias, formações e percepções de vida, que se dedicaram à construção de um Pernambucano mais forte, digno e justo”, avaliou, acrescentando que o conteúdo dos perfis ficará disponível no site da Alepe.
Entre as personalidades perfiladas, estão Agamenon Magalhães, João Cleofas, Mário Melo, Estácio Coimbra, Nilo Coelho e José Francisco. Uma comissão especial de notáveis representando a Academia Pernambucana de Letras, o Conselho Estadual de Cultura, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Fundação Joaquim Nabuco e o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, selecionou os nomes representantivos do século passado. A primeira edição teve três mil exemplares para cada um dos 22 volumes da coleção, voltada para estudantes, pesquisadores, políticos e a sociedade em geral.
Redes Sociais