Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

04 DE ABRIL DE 2013

Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2013, 09h58 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h24 | Acessos: 866

Clipagem ASCOM
Recife, 04 de abril de 2013

 

:: Jornal do Commercio

Caderno C

O som ao redor cai na rede e vai ao São Luiz

O longa-metragem O som ao redor começa sua 14ª semana de exibição depois de amanhã entrando em cartaz no Cinema São Luiz. Hoje, às 20h20, o filme se despede da Fundação Joaquim Nabuco. Segundo o portal Filme B, que semanalmente publica o Box Office brasileiro, a produção já foi vista por 89.063 espectadores, com uma renda superior a R$ 940 mil. Além do sucesso nos cinemas, há três semanas o filme está disponível na plataforma I-Tunes da Apple, onde pode ser alugado e comprado. Como já se esperava, o som ao redor caiu na internet no último fim de semana, em sites de compartilhamento. Kleber, que está em Los Angeles para acompanhar a exibição do filme na sala Cinefamily, publicou no seu perfil do Facebook que tem uma visão diferente sobre a questão dos downloads ilegais: Pirataria para mim é um esquema comercial de venda ilegal de filmes, meio baixo astral. Para esse pessoal, desejo que pisem num Playmobil descalços. Para os que não vendem ou ganham dinheiro com esse filme, mas querem vê-lo e querem que outros vejam através de torrents e troca de arquivos, a tecnologia existe, está disponível, usem-na com sabedoria.

 

Caderno C

Artes visuais vive um novo momento

A partir deste sábado, o jardim do Museu do Homem do Nordeste recebe uma instalação elaborada pelo artista Bruno Faria durante uma pesquisa sobre a Praça de Casa Forte. Outras obras serão expostas na Galeria Baobá, vizinha à Galeria Massangana, onde ficarão criações do artista Paulo Almeida (SP) que remetem a mostras realizadas anteriormente no local os três espaços fazem parte do campus da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em Casa Forte. As individuais concluem a primeira edição do projeto Residências Artísticas. Elas também simbolizam um momento de intensificação de algumas as ações da Fundaj para as artes visuais, como a busca por uma proximidade cada vez maior do público com o acervo e atividades realizadas pela fundação e um convite para aproveitar os diferentes espaços disponíveis, como o próprio jardim do museu, entre outras questões. A nova fase das artes visuais na Fundaj coincide com novidades na equipe, que agora tem Bruna Pedrosa (como coordenadora de artes visuais) e Beto Rezende (como coordenador-geral do Espaço Cultural Mauro Mota). Ampliamos a nossa atuação, continuamos com projetos que estávamos realizando nas artes e também faremos novos projetos, resume Moacir. Entre os que permanecem está o programa Política da Arte. Ele é um exemplo de projeto que articula as mostras com atividades de formação e reflexão, como debates e conferências. Vejo como um ato de resistência institucional a um certo desmantelamento que acho que está acontecendo em ações estruturadoras para as artes visuais. Queremos tentar afirmar a Fundaj como um lugar que valoriza esta produção e se contrapõe a um certo esvaziamento institucional que existe em vários lugares, afirma Moacir.Temos a intenção de deixar o acervo de videoarte da Fundaj mais disponível para o público. Pensamos em um seminário em parceria com a galeria Bê Cúbico usando obras do nosso acervo, cita Bruna. Na aproximação com o público também entram ações de comunicação, como uma fanpage (www.facebook.com/pages/Fundaj-Arte-Contemporânea) e a ideia de exibir teasers das exposições no Cinema da Fundação.

 

Caderno C

Vivência na cidade norteia residentes

O pesquisador e curador da Fundaj, Moacir dos Anjos faz um balanço positivo do projeto Residências Artísticas. É a culminância de um projeto novo que nos ensinou bastante. Estou plenamente satisfeito, nos três casos houve um engajamento dos artistas e trabalhos interessantes que já justificam esta mudança de planos, diz ele. O projeto é realizado pela parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste. Através de edital, foram escolhidos três artistas para residências em Fortaleza e três para viver esta experiência no Recife, entre eles Jorge Menna Barreto (SP), cujo trabalho inspirado na poesia de João Cabral de Melo Neto já pode ser visto na Fundaj Derby. O Residências Artísticas substituiu o Trajetórias, em que artistas eram escolhidos para expor nas galerias da Fundação por edital. Em 2010, avaliamos que o formato já tinha esgotado. Ele foi importante e tinha um certo pioneirismo na época, mas há alguns anos outros centros foram se firmando no Brasil e víamos que os trabalhos que seriam mostrados aqui já tinham sido mostrado em outros lugares, resume Moacir. Nosso papel é muito de fomentar, proporcionar ao artista uma oportunidade de dar um passo além. No Residências Artísticas, são selecionados para desenvolver um trabalho novo a partir do que viveram aqui na cidade, ressalta.

 

 Caderno C

Cinema

Francisco Brennand (Brasil, 2012), de Mariana Fortes. Com Francisco Brennand, Hermila Guedes. O universo do pintor, escultor e ceramista pernambucano Francisco Brennand. Cinema da Fundação – 15h10, 18h45. Documentário. Livre.

Pietá (KR, 2012). De Kim Ki-Duk. Com Min-soo Jo, Eunjin Kang. Um agiota sem remorso em relação aos seus métodos de cobrança conhece uma mulher afirmado ser sua mãe perdida. Cinema da Fundação – 16h45. Drama. 18 anos.

 

:: Folha de Pernambuco

Programa

Cinema

Francisco Brennand / De Mariana Fortes / Com Francisco Brennand e Hermila Guedes. O documentário comemora os 85 anos de Francisco Brennand e revela todas as facetas deste artista múltiplo, que pinta, desenha, modela, esculpe, fotografa, escreve literatura e transformou, nos últimos 40 anos, a antiga fábrica de cerâmicas de seu pai não só em um espaço de seu trabalho, mas, sobretudo em um lugar único do mundo. Cinema da Fundação: 15h10, 18h45. Livre.

Pietá / de Kim Kin-Duk. / Com Min-sonn Jo, Eunjin Kang, Jae-rok Kim. “Pietá” tem como personagem principal um cobrador e agiota sem remorso em relação aos seus métodos de cobrança. Um dia, chega uma mulher afirmando ser sua mãe perdida. A relação entre ambos desafia todos os sentidos do espectador. Cinema da Fundação: 16h45. 18 anos.

Amor / De Michael Haneke / Com Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert. Georges e Anne são um casal de aposentados, que costumava dar aulas de música. Eles têm uma filha musicista que vive com a família em um país estrangeiro. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste. Cinema da Fundação: 18h30. 14 anos.

O Som ao Redor / De Kleber Mendonça Filho / Com Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings. A presença de uma milícia na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranqüilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de estrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho. Cinema da Fundação: 20h20. 16 anos.

 

 :: Diário de Pernambuco

Viver

Cinema

Cabra marcado para morrer. Direção: Eduardo Coutinho. Narrativa semidocumental sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba assassinado em 1962. Cinema da Fundação. 18h40 (sab).

Francisco Brennand. Direção: Mariana Fortes. O universo do pintor, escultor e ceramista pernambucano Francisco Brennand. Cinema da Fundação. 17h (sex, qua), 14h40 (sab), 17h10 (dom), 18h45 (dom, qui), 17h30 (ter), 21h (te, qua, sex, sab), 15h30 (qua), 15h10 (qui).

Pietá. Direção: Kim Ki-duk. Violento, Kang-do leva vida é solitária, até que um dia surge uma mulher que afirma ser sua verdadeira mãe. Cinema da Fundação. 15h (sex), 15h10 (dom), 15h30 (ter), 19h (ter), 16h45 (qui).

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.