01 DE ABRIL DE 2013
Clipagem ASCOM
Recife, 01 de abril de 2013
:: Jornal do Commercio
Não houve noticias sobre a Fundaj.
:: Folha de Pernambuco
Programa
Videoarte
Paulo Meira apresenta suas assombrações
“De tempos em tempos, eles lançam no jogo a receita do retorno”. É assim que o artista visual pernambucano Paulo Meira apresenta seu novo curta-metragem, “Épico Culinário”, cujo lançamento ocorre hoje, às 19h30, no cinema da Fundação Joaquim Nabuco.
O filme resgata fábulas transmitidas ao longo da história do País e as recria a partir de protagonistas que comumente transitam entre o mundo natural e o sobrenatural, propondo a imersão em um universo fantástico recorrente nos trabalhos de Meira - vide “15 minutos no jardim de Alice Coelho” (2011), com suas reflexões sobre tempo e espaço a partir de uma soturna mulher de barba quase interminável.
Em “Épico Culinário”, as indagações são sobre os processos que conduzem a vida. Para tanto, o artista recorre a metáforas de um contínuo combate entre forças naturais, associada ao atravessar cíclico de seres encantados por entre gestos e paisagens atemporais.
“Aparenta, por vezes, estarmos todos participando de uma experiência maior: a remontagem de uma doce ou amarga receita”, explica. Receita que está em cena, por exemplo, no preparo de um bolo de rolo em uma enorme cozinha industrial comandada por anões.
A principal fonte de inspiração de Paulo Meira foi o livro “Assombrações do Recife Velho”, do sociólogo Gilberto Freyre. E isso fica claro nos passeios por casarões horripilantes. A trilha sonora da produção, com um toque de David Lynch em “Lost highway” (1997), é de Zé Cafofinho. A fotografia é de Francisco Baccaro.
Serviço
Lançamento do curta-metragem “Épico culinário”, de Paulo Meira
Hoje, às 19h30
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Rua Henrique Dias, 609, Derby)
Acesso gratuito
Informações: (81) 3073-6689
:: Diário de Pernambuco
Não houve noticias sobre a Fundaj.
Redes Sociais