Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

21 DE FEVEREIRO DE 2013

Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2013, 10h01 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h24 | Acessos: 841

Clipagem ASCOM
Recife, 21 de fevereiro de 2013

 

:: Jornal do Commercio

Rápidas

Lyra: emoção marca missa de 7° dia

Emoção e exaltação marcaram a missa de 7º dia em homenagem ao ex-deputado e ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, realizada ontem à noite em Caruaru. A celebração foi coordenada pelo bispo da cidade, dom Bernardino Marchió, e lotou a Igreja do Rosário, no Centro. Os celebrantes, amigos e políticos exaltaram as qualidades de Lyra. Entre os presentes, a viúva Márcia, o irmão, vice-governador João Lya Neto (PDT), o governador Eduardo Campos (PSB) e o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT). Visivelmente emocionado, João Lyra Neto falou sobre a homenagem que foi prestada ao irmão e pontuou que ele estava sendo lembrado pela sua história. Eduardo Campos também destacou as qualidades do ex-companheiro enfatizando a importância dele na transição democrática. Outra missa de 7º dia em memória de Lyra será realizada às 19h30 de hoje, na igreja do Colégio Salesiano, no Recife.

 

Caderno C

Cinema

Amor (Amour, FRA/ALE/AUS, 2012). De Michael Haneke. Com Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert. Cinema da Fundação. 15h20. Drama. 16 anos.

O som ao redor (BRA, 2012). De Kleber Mendonça Filho. Com Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings. Cinema da fundação –17h40, 20h20. Drama. 16 anos.

 

:: Folha de Pernambuco

Geral

Emoção marca a missa de 7 dia de Fernando Lyra

Ex-ministro foi homenageado por familiares e amigos em Caruaru

A missa de 7º dia da morte do ex-ministro Fernando Lyra, no município de Caruaru, no Agreste, cidade onde passou toda a infância e adolescência, foi marcada por muita emoção. Amigos, familiares e admiradores lotaram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário na noite de ontem. Foi relembrando os momentos da ditadura no Brasil e da postura firme do político que o Bispo de Caruaru, dom Barnardino Marchió, abriu a celebração pre­sidida por ele. “Lembro, prin­cipalmente, das vezes que cheguei a encontrá-lo durante o período da ditadura e do seu discursos sempre otimistas. Do desejo de liberdade, de democracia. Vamos pedir a Deus por este grande homem que lutou pelo sonho de dias melhores”, lembrou dom Dino.
O irmão e também vice-governador do Estado, João Lyra Neto, fez questão de mencionar a importância da figura de Fernando Lyra na luta pelo restabelecimento da democracia no País. “Não só Pernambuco, mas o Brasil perdeu um grande político. Porém, ele deixou um legado importante para a política. Ele deixou o ensinamento que política se faz com ideal. Que não se deve aproveitar das funções políticas, ao contrário. Nós devemos nos empenhar para promover a qualidade de vida para todas as pessoas, sem distinção. Isso eu aprendi com Fernando Lyra, que sempre foi meu conselheiro e acima de tudo meu companheiro. Apesar da tristeza, me alegro em ter convivido com ele tantos anos”, comentou João Lyra Filho, acompanhado da filha, a deputada federal Raquel Lyra.
O governador Eduardo Campos afirmou se inspirar no modelo político do ex-ministro. “Fernando inspirou minha geração. Ele sempre teve muita coerência, muita largueza, muito espírito público. Fez política a vida inteira com P maiúsculo. Esse é um momento de pedir a Deus para consolar a sua família”, ressaltou Campos. A história da carreira de Fernando Lyra também é motivo de exemplo para os políticos da região. O prefeito de Caruaru, José Queiroz, o vice-prefeito de Caruaru, Jorge Gomes, e vereadores prestigiaram a solenidade. “Esse homem comprometido com o Brasil, é uma referência nacional, as minhas palavras são apenas o óbvio diante da contribuição significativa para a história do nosso País”, pontuou Queiroz.

 

Cidadania

Cabo Lyra

Sábado, dia 16 de fevereiro, chego do Recife onde fui cumprir o que se chama - e com tanta razão - o doloroso dever do último adeus a um querido amigo. Márcia e as meninas, a família, amigos, muitos amigos e admiradores muitos, colegas da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa de Pernambuco, principais colaboradores em sua passagem curta e fulgurante pelo Ministério da Justiça na penosa transição. O governador Eduardo Campos e seu vice João Lyra Filho (irmão de Fernando), a ministra Ana Arraes, o ministro Fernando Bezerra, prefeitos.
E fiquei a pensar nos quantos e quantos milhões de brasileiros não sabem, e nem saberão, que a atuação do homem público exemplar que foi Fernando Lyra contribuiu decisivamente para vitória de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral da ditadura e a transição pactuada e possível ao tempo. Ao publicar minha pequena contribuição ao seu livro Daquilo que eu sei - Tancredo e a transição democrática, 2009, frisei sua modéstia ao se atribuir a “patente” de cabo (Cabo Lyra) quando foi ele quem articulou e liderou politicamente a criação e a atuação do chamado “grupo dos autênticos do MDB na Câmara dos Deputados”. Desassombrado, Fernando por várias vezes denunciou, na Tribuna da Câmara, prisões e desaparecimentos de presos da ditadura. 
Frequentava as listas de cassações, mas parecia que se equilibrava na linha tênue que separa a temeridade da ação política institucional. O descortino de Fernando na resistência e depois no avanço na construção da frente que operaria a transição não teve competidor na liça. Com sua morte se encerra um tempo: o tempo do parlamentar herói. 
É o que penso. É o que sinto.
*O ex-deputado Marcello Cerqueira foi Consultor Jurídico do Ministério da Justiça na gestão Fernando Lyra, é advogado e professor de Direito Constitucional

 

Programa

Cinema

Amor / De Michael Haneke / Com Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert. Georges e Anne são um casal de aposentados, que costumava dar aulas de música. Eles têm uma filha musicista que vive com a família em um país estrangeiro. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste. Cinema da Fundação– 15h20. 14 anos.

O Som ao Redor / De Kleber Mendonça Filho / Com Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings. A presença de uma milícia na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranqüilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de estrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho. Cinema da Fundação: 17h40, 20h20. 16 anos.

 

:: Diário de Pernambuco

Globo Filmes

Produtora desafia Kléber Mendonça

O diretor-executivo da Globo Filmes, Cadu Rodrigues, lançou um desafio em tom de provocação ao cineasta Kléber Mendonça Filho (foto), de O som ao redor. O empresário incitou o pernambucano a produzir e dirigir um filme capaz de atrair 200 mil espectadores ao cinema com todo o apoio da franquia, uma das marcas mais poderosas do mercado brasileiro.
O embate começou depois de uma entrevista na qual o cineasta pernambucano sugeria a facilidade para qualquer um fazer sucesso com o suporte da Globo Filmes. “Desafio o cineasta Kleber Mendonca Filho a produzir e dirigir um filme e fazer 200 mil espectadores com todo apoio da Globo Filmes! Se fizer, nada do nosso trabalho será cobrado. Se não fizer, assume publicamente que, como diretor, ele é talvez um bom crítico”, disse Cadu, em declaração reproduzida pelo site da revista Veja.
Em resposta, Kleber postou no Facebook um texto em que agradece o convite. “Preciso lhe agradecer pelo desafio, mas sua proposta associa a não obtenção de uma meta comercial (200 mil espectadores) como prova irrefutável de que eu não seria um cineasta. O sistema Globo Filmes faz mal à idéia de cultura no Brasil, atrofia o conceito de diversidade no cinema brasileiro e adestra um público cada vez mais dopado para reagir a um cinema institucional e morto”.
O som ao redor, dirigido por Kléber, recebeu elogios da crítica mundo afora, incluindo declarações públicas de Cacá Diegues e Caetano Veloso. O New York Times colocou o filme como um dos dez melhores de 2012.  Mais de 70 mil pessoas já assistiram à produção no Brasil.

 

Política

Para Lyra

Os senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Cristo vam Buarque (PDT-DF) e o deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) encaminharam requerimento às mesas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados solicitando a realização de uma sessão solene do Congresso Nacional em memória do ex-ministro Fernando Lyra. A data sugerida é 15 de março.

 

 Política

Fernando Lyra

Amigos prestigiam missa de sétimo dia

Vários amigos, familiares e políticos prestaram homenagens durante a missa que marcou o sétimo dia de falecimento do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra. A cerimônia, celebrada ontem pelo bispo Bernardino Marchió e pelo padre José Bartolomeu, lotou a Igreja do Rosário, em Caruaru, reduto da família. Durante a missa, um grande retrato de Lyra rememorava o rosto pacato e a personalidade forte do político, suas principais marcas. Amigo próximo de Fernando Lyra, o governador Eduardo Campos chegou acompanhado do vice-governador e irmão do ex-ministro, João Lyra Neto. Fazendo referências a uma das passagem da Bíblia, o bispo se referiu ao ex-ministro como um homem justo. Em seguida, João Lyra agradeceu as palavras e lembrou da luta do irmão com nomes como Marcos Freire pela democratização. Hoje, mais uma celebração em homenagem a Fernando Lyra está marcada para as 19h30, na capela do Colégio Salesiano, na Boa Vista. Fernando Lyra morreu na quinta-feira passada, no Instituto do Coração (Incor), na capital paulista, em decorrência de falência múltipla de órgãos.

 

 Viver

Cinema

Amor. Casal octogenário para lidar com a idade. Cinema da Fundação. 15h20. 14a.

O Som ao Redor.  Milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores. Cinema da Fundação. 17h40, 20h20.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.