02 DE FEVEREIRO DE 2013
Clipagem ASCOM
Recife, 02 de fevereiro de 2013
:: Jornal do Commercio
Caderno C
Orquestra Contemporânea recebe o maestro Forró
O maestro Forró é o homenageado da prévia que marca o décimo aniversário do Bloco Chocalho do Neno, que tem como principal atração a Orquestra Contemporânea de Olinda (OCO). O frevo vai comer solto na Associação dos Servidores do Instituto Joaquim Nabuco (em frente a Fundação Joaquim Nabuco em Apipucos). O vocalista Gilsinho prometeu um show cheio de clássicos do frevo. O maestro Forró será o convidado de luxo da OCO, que fará show completo, incluindo sucessos de seu segundo disco, Pra ficar, que está disponível para download em seu site (www.orquestraolinda.com.br) e já teve mais de 10 mil acessos. Tocam também na festa o samba do Preto Velho e DJ Salvador. Os ingressos custam R$ 70 e R$ 330 (mesa para quatro pessoas).
Cidades
Prévias mudam o tráfego
O desfile de quatro grandes blocos no Recife, hoje à tarde, vai mexer com o trânsito da cidade. Três saem na Zona Norte, com previsão de arrastarem, juntos, mais de cem mil pessoas: Turma da Jaqueira Segurando o Talo, em Casa Forte, Acorda pra Tomar Gagau, na Jaqueira, e Bloco do Oiti, no Espinheiro. Do outro lado, na Zona Oeste, a farra será no Cabeça de Touro, no bairro do Engenho do Meio, que estima uma multidão de mais de 250 mil foliões. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) acompanhará o percurso das agremiações da Zona Norte, enquanto o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Pernambuco (BPTran) cuidará do tráfego no Engenho do Meio.Segundo o gerente de Operação de Trânsito da CTTU, Wagner Rodrigues, um pequeno trecho da Rua da Hora, entre as Ruas João de Barros e 48, no Espinheiro, será interditado por volta das 10h por causa do Bloco do Oiti. A concentração da agremiação começará às 11h, com saída prevista para 15h30. À medida que o bloco for seguindo faremos os bloqueios. O monitoramento será itinerante, feito por agentes no chão e em viaturas ou motos, explica Wagner. O desfile será apenas pela Rua da Hora. É o 10º ano do bloco que, pela segunda vez, terá a presença do Elefante de Olinda, com direito à fantasias e orquestra de frevo. O cortejo contará também com 15 estandartes de blocos tradicionais do Estado e cinco carros antigos. Haverá ainda 40 passistas de frevo e três trios elétricos, todos com músicos cantando somente músicas pernambucanas”, ressalta Jorge Belfort, presidente do Oiti. A rainha do bloco vem em seguida, à frente da batucada dos Acadêmicos do Samba, que encerra o desfile. Em Casa Forte, os seguidores da Turma da Jaqueira Segurando o Talo darão início à farra por volta das 9h, dentro da sede da Fundação Joaquim Nabuco. Até 11h30 se apresentarão a Frevioca, o Maracatu Cruzeiro do Forte, os Bois de Arcoverde e a Orquestra de Frevo do Recife. Meio-dia começa o desfile. Em todo o itinerário batedores da CTTU (entre seis e oito) seguirão os foliões. Assim como no Oiti, os bloqueios das ruas acontecerão à medida que o bloco andar. O Acorda pra Tomar Gagau completa 11 anos de fundação. A animação hoje será por conta da orquestra da Pitombeira dos Quatro Cantos, de Olinda. Conforme Marcelo Simões, um dos organizadores do bloco, o percurso do desfile, que parte da Praça Fleming e termina no mesmo local, foi definido com a CTTU.
ZONA OESTE
No Engenho do Meio, o Cabeça de Touro percorre cerca de 2,5 quilômetros em linha reta, na Avenida Antônio Curado, a principal do bairro. Com 26 anos de criação, o bloco é um dos que tem maior público nas prévias do Estado. Serão 10 trios elétricos. O primeiro está programado para sair ao meio-dia, após uma grande queima de fogos. Será uma hora mais cedo em relação ao desfile do ano passado. Para que acabe mais cedo. É uma preocupação nossa com a segurança dos nossos foliões, afirma o presidente do bloco, Jânio Moura. Soldados do BPTran estarão no local.
Caderno C
Cinema
Amour (Amour, FRA/ALE/AUS, 2012). De Michael Haneke. Com Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert. Cinema da Fundação. 15h20 (sab, ter, qui); 17h50 (sex, dom, qua, qui); 20h20(exc. Seg, qui).
O som ao redor (BRA, 2012). De Kleber Mendonça Filho. Com Irandhir Santos, Maeve Jinkings. Cinema da fundação – 17h40.
:: Folha de Pernambuco
Programa
Cinema
Amor / (Amour) / De Michael Haneke / Com Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert. Georges e Anne são um casal de aposentados, que costumava dar aulas de música. Eles têm uma filha musicista que vive com a família em um país estrangeiro. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste. Cinema da Fundação– 17h50, 20h20. 14 anos.
O Som ao Redor / De Kleber Mendonça Filho / Com Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings. Cinema da Fundação: 17h40.
:: Diário de Pernambuco
Vida Urbana
Zona Norte
Turma desfila em Casa Forte
A um ano de completar 30 carnavais, a troça Turma da Jaqueira Segurando o Talo espera reunir 100 mil foliões na Zona Norte do Recife hoje. A 29ª edição do bloco promete trazer o colorido dos bois de Arcoverde à capital. Quatro bois e 50 brincantes da tradicional folia do município do Sertão pernambucano vão desfilar pela Avenida 17 de Agosto. A Orquestra Interativa de Frevo do Recife, o Maracatu Rural Cruzeiro do Forte e cinco trios elétricos vão animar a multidão, com as bandas Luará, Nó na Madeira e Beleza Pura, além de Mc Sheldon e Mavinho de Arcoverde. Outro destaque do desfile é o boneco gigante do patrono da troça, o sociólogo Gilberto Freyre (1900-1987), que teve seu calunga criado por Sílvio Botelho em 2000. A concentração será às 10h em frente ao número 2.187 da Avenida 17 de Agosto. O percurso se inicia às 11h ao lado do Museu do Homem do Nordeste, segue pela Rua Oscar Ferreira, Estrada do Encanamento, Estrada das Ubaias, Rua Casa Forte e Praça de Casa Forte, para voltar pela 17 de Agosto e pela Rua Dois Irmãos, passando pelo bairro do Monteiro e terminando na Pracinha de Apipucos.
Viver
Cinema
Amor. Os desafios de um casal octogenário para lidar com a idade, a família e o relacionamento a dois. Cinema da Fundação. 17h50 (sex/ dom), 15h20 (sab), 20h20.
O som ao redor. Com a chegada da milícia, rua da zona sul do Recife sofre transformações. Cinema da Fundação. 15h20, 17h40 (sab). 16a.
:: Cada Minuto – AL
Últimas Notícias
Fernando Lyra continua em estado crítico, respirando com a ajuda de aparelhos
Agência Brasil
O quadro clínico do ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra, é estável. Ele está internado no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas, na capital paulista desde o último dia 5. Lyra foi transferido, após sete dias de internação, do Hospital Português, no Recife. Em estado crítico desde ontem (31), o ex-ministro está em sedação contínua e respira com a ajuda de aparelhos.
Lyra apresenta insuficiência cardíaca congestiva grave, associada a uma infecção sistêmica e à insuficiência renal aguda. O quadro se desenvolveu a partir de uma infecção urinária agravada pela doença no coração, que o acomete há 20 anos.
Fernando Lyra foi ministro da Justiça do governo Sarney, de março de 1985 a fevereiro de 1986. Ele foi deputado federal por sete mandatos seguidos, entre os anos de 1971 e 1999. O último cargo público ocupado por ele foi o de presidente da Fundação Joaquim Nabuco, de 2003 a 2011. Atualmente, o político escreve artigos para a revista Carta Capital.
Redes Sociais