04 DE NOVEMBRO DE 2012
Clipagem ASCOM
Recife, 04 de novembro de 2012
:: Jornal Do Commercio
Política
Opinião
PINGA FOGO
A missão de Edilson
Em função do quociente eleitoral, Edilson Silva não foi eleito para a Câmara do Recife, apesar dos 13.661 votos que o levou a ser o terceiro mais votado. Para Túlio Velho Barreto, pesquisador da Fundaj, a votação de Edilson não pode ser creditada ao PSOL, o seu partido, mas à popularização de sua imagem. Ele não é um desconhecido, já participou de outras campanhas majoritárias.
Além disso, este ano fez uma forte campanha pelas redes sociais, principalmente pelo Facebook. Em uma semana, Edilson registrou o acesso de 250 mil pessoas à sua página. Sem dinheiro para investir em propaganda, disse que ainda realizou três mil comícios relâmpagos. O PSOL nasceu de uma ruptura do PT, ocupou o espaço que era antes dos petistas. Isso porque o PT flexibilizou a sua política de alianças. Com esse perfil, Edilson atraiu o voto ideológico do PSOL e o eleitor jovem. Para Velho Barreto, Edilson agregou o sentimento dos que queriam mudar a câmara e construir um projeto de oposição.
Mesmo com a performance de Edilson, o PSOL ainda não tem perspectiva de poder no Estado. No Rio de Janeiro, o quadro é diferente porque lá o PSOL filiou políticos de mandato e é uma alternativa real aos descontentes com os rumos do PT. Se Edilson conseguir fazer oposição com seu gabinete cidadão”, pode cumprir um papel que já foi do PT também por aqui. Mas terá que enfrentar a máquina poderosa do PSB e dos partidos que ficam orbitando em seu entorno. Não será tarefa fácil.
Economia
Evento sobre economia criativa
Instrumentos que podem ajudar a gerir um negócio baseado em idéias serão repassados no curso Conjunto de Ferramentas do Empreendimento Criativo, que ocorrerá a partir de amanhã na sala Aluísio Magalhães da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby. O treinamento ocorrerá até a próxima quinta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 18 horas.
Os alunos terão acesso às ferramentas desenvolvidas pela Nesta, instituição britânica que promove a inovação e o empreendedorismo no Reino Unido. O professor do curso é o instrutor britânico da Nesta, Percy Emmett.
As ferramentas fazem ver a importância de planejar, construir, comunicar e lançar seu negócio criativo de um modo que o velho plano de negócios começa a sair de uma forma mais natural numa avaliação simples e leve”, comentou o sócio do Hubcriativo, Edgar Andrade. O Hubcriativo é uma empresa de articulação na área de economia criativa que também presta consultoria neste setor.
O curso também vai dar mecanismos para construção de cenários, estratégias. “A gente passa por um momento de efervescência cultural. O conhecimento dessas ferramentas vai dar mais segurança ao empreendedor”, explicou.
Segundo Andrade, existem áreas da economia criativa com um grande potencial de crescimento, como os games (jogos), o cinema e a música, que são áreas de referência em Pernambuco. Podemos ser um dos principais pólos de produção de conteúdo nesses setores. Ou os empreendedores se preparam ou as empresas do Sudeste vão vender conteúdo aqui”, acrescentou.
A iniciativa é fruto de uma parceria do British Council com o Hubcriativo e conta com o apoio do Porto Digital, Fundaj, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e AD/Diper. Segundo os organizadores, é a primeira vez que se faz um curso desse tipo no Brasil. O curso tem vagas limitadas e para participar os interessados devem entrar em contato pelo telefone (81) 3266.6339.
O Reino Unido começou a desenvolver política pública em economia criativa na década de 90 e por isso tem muito conhecimento nessa área. As metodologias desenvolvidas pela Nesta tem sido usada por centenas de empreendedores criativos bem sucedidos em todo o mundo, incluindo desde designers de moda, artistas free-lance, até empreendedores que estão começando na área da tecnologia.
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais, estabelecendo troca de experiências que gerem cooperação mútuas entre o Reino Unido e os países onde está presente, como por exemplo, o Brasil.
Caderno C
Cinema
As Bem Amadas (Les bien-amiés, 2011). De Christoph Honoré. Com Catherine Deneuve, Chiara Mastroianni. Madeleine passa de ladra a prostituta quando conhece um rapaz. Cinema da Fundação – 17h20, 20h. 14 anos.
O Gato do Rabino (França, 2011). De Joann Sfar, Antoine Delesvaux. Com vozes de Mathieu Almaric, Joann Sfar. Cinema da Fundação – 15h20.
:: Folha De Pernambuco
Programa
Cinema
As Bem Amadas / De Christoph Honoré / Com Catherine Deneuve, Chiara Mastroianni, Louis Garrel, Ludivine Sagnier e Milos Forman. História de muitos amores, no presente e no passado, ambientada em Londres e em Paris. Em 1964, a jovem Madeleine trabalha numa sapataria e passa de ladra a prostituta quando conhece rapaz tcheco. Eles se casam, mas as infidelidades dele e a primavera de Praga em 1968 não ajudam a relação. Anos mais tarde (no tempo presente), a filha do casal (Chiara Mastroianni) irá repetir alguns dos mesmos modelos que sua mãe (agora interpretada por Deneuve, mãe de Chiara na vida real) viveu nos anos 60. Cinema da Fundação: 17h20, 20h. 14 anos.
O Gato Do Rabino/De Joann Sfar / Animação. É a história de um rabino, na Argélia dos anos 1920, que tem um gato de humor truculento. Depois de engolir o papagaio da casa, o gato passa a falar, e passa a expressar seu desejo de converter-se ao judaísmo. Cinema da Fundação: 15h20. Livre.
:: Diário de Pernambuco
Cinema
Bem amadas (FRA, 2011). De Cristoph Honoré. Em 1964, jovem trabalha numa sapataria e passa de ladra a prostituta quando conhece um rapaz. Eles casam-se, mas as infidelidades dele a primavera de Praga, em 1968, não ajudam a relação. Cinema da Fundação. 17h20(Sab/Dom), 20h. 14a.
O Gato do Rabino (FRA 2011). De Joann Sfar. Na Argélia dos anos 1930, o gato de um rabino, decide se converter ao judaísmo. Cinema da Fundação. 15h20(Dom). 12a.
Redes Sociais