23 DE OUTUBRO DE 2012
Clipagem ASCOM
Recife, 23 de outubro de 2012
:: Jornal Do Commercio
Caderno C
Literatura neolatina em festival
A diversidade das línguas latinas será celebrada a partir de hoje em diversos locais do Recife dentro da programação do Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas 6º Congresso do Movimento Festlatino. O evento reúne atrações culturais dos diversos países que falam idiomas neolatinos para palestras, lançamentos, recitais, exibição de documentários e apresentações de grupos folclóricos.
O festival acontece até a sexta com mesas no Centro Cultural da Caixa, na Aliança Francesa do Recife, no Gabinete Português Leitura do Recife e no Departamento de Letras Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Hoje, o evento abre suas atividades com a palestra de A Língua Catalã e diálogo Brasil Catalunha, de Vincenç Villatoro, Presidente do Instituto Ramon, de Barcelona, às 15h, na Caixa Cultural. O dia ainda tem outros debates, sempre com foco na troca de conhecimento entre os países, como a mesa Dakar encontra o Recife, comandada por El Hadji Abdoul Aziz Ndiay, embaixador do Senegal no Brasil, às 16h30, no mesmo local. Dois destaques do dia na Caixa Cultural são as palestras Os latinos nos Estados Unidos: uma visão de futuro, de Domício Coutinho, presidente da Biblioteca Brasileira de Nova Iorque, às 17h30, e a conferência A cultura brasileira em múltiplos enfoques: as línguas neolatinas, com o secretário de Políticas Culturais do MinC, Sergio Mamberti, às 18h. A programação do dia é encerrada com uma apresentação de balé espanhol, às 19h.
Ainda hoje, o Gabinete Português de Leitura recebe às 20h a palestra do seu presidente, Antonio Almeida, que fala sobre a língua portuguesa. A programação completa está disponível no site do evento: www.movimentofestlatino.wordpress.com.
Cinema
O Gato Do Rabino(França, 2011). De Joann Sfar, Antonine Delesvaux. Com vozes de Mathieu Almaric, Joann Sfar. A história de um rabino, na Argélia dos anos 1920, que tem um gato de humor truculento. Depois de engolir o papagaio da casa, o felino passa a falar e expressar seu desejo de converter-se ao judaísmo. Cinema da Fundação – 18h40, 20h40 (Ter).
A vida útil ( La Vida Útil,URU/ESP, 2010). De Frederico Veiroj. Com Jorge Jellinek, Manuel Martinez Carril. Jorge tem 45 anos, vive com os pais e trabalha numa cinemateca. Quando perde o emprego, são os filmes que irão ajudá-lo a sobreviver. Cinema da Fundação – 17h10. Drama. 14 anos.
Violeta Foi Para o Céu (Violeta se Fue a Los Cielos, CHI/ARG/BRA, 2012) De Francisca Gavilán, Thomas Durand, Christian Quevedo, Gabriela Aguilera. Cinema da Fundação – 15h. Drama.12 anos.
:: Folha De Pernambuco
Programa
Cinema
O Gato Do Rabino/De Joann Sfar e Antoine Delesvaux/ Animação. História de um rabino, na Argélia dos anos 20, que tem um gato de humor truculento. Depois de engolir o papagaio da casa, o gato passa a falar, e passa a expressar seu desejo de converter-se ao judaísmo. Cinema da Fundação: 18h40, 20h40. Livre.
Violeta Foi para o Céu/De Andrés Wood/ Com Francisca Gavilán, Thomas Durand, Christian Quevedo, Gabriela Aguilera. Drama biográfica que observa a vida de Violeta Parra, compositora, cantora e folclorista chilena que representa uma paixão nacional equivalente à Edit Piaf na França. Ela é conhecida como a “mãe do folk latino-americano”. A trama reúne diversos momentos da artista, desde a infância humilde ao reconhecimento internacional, passando pela intensidade de suas contradições internas, falhas e paixões. Cinema da Fundação: 15h. 12 anos.
A Vida Útil/De Federico Veiroj/ Com Jorge Jellinek, Manuel Martinez Carril. Jorge tem 45 anos e ainda vive com os pais. Nos últimos 25 anos ele trabalhou na Cinemateca de Montevidéu, monta a programação de filmes e dá suporte técnico. Um dia ele perde o emprego. Então, busca se adaptar a um novo mundo que surge à sua frente. Mas Jorge percebeu que são justamente os filmes que irão ajudá-lo. Cinema da Fundação: 17h10. 12 anos.
:: Diário de Pernambuco
Viver
Festival
Festlatino na Caixa Cultural
O número de estrangeiros nos Estados Unidos é alto. Espanhol é a segunda língua mais falada no país. O assunto será um dos tópicos abordados no Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas – 6° congresso do Movimento Festlatino, que começa hoje, no Recife. O presidente da Biblioteca Brasileira de Nova York, Domício Coutinho, apresentará a palestra Os latinos nos Estados Unidos: uma visão de futuro, às 17h30, na Caixa Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife). Com entrada gratuita, além de palestras, o primeiro dia também contará com performance de grupo de dança espanhola.
Cinema
O Gato Do Rabino(FRA, 2011). De Joann Sfar. Na Argélia dos anos 1930, o gato de um rabino se converte ao judaísmo para ficar ao lado da mulher amada. Cinema da Fundação. 18h40, 20h40. 12a.
A Vida Útil (Uruguai, 2010). De Federico Veiroj. Jorge trabalha há 25 anos na cinemateca de Montevideo, ao perder o emprego um novo mundo surge a sua frente. Cinema da Fundação. 17h10. 14a.
Violeta foi para o Céu(Chile/ Argentina/Brasil, 2011). Retrato da famosa cantora chilena Violeta Parra. Cinema da Fundação. 15h. 12a.
:: G1 - Portal de Notícias da Globo
Cidades
Em PE, festival internacional discute culturas e línguas de origem latina
23.10.2012 - 11:16hs
Movimento Festlatino quer aproximar nações de cultura neolatina. A entrada é gratuita e a programação tem palestras e apresentações
Da Redação
As nações de cultura neolatina vão ter um espaço para discutir sua diversidade linguística e cultural. É o Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas (Festlatino), que começa nesta terça-feira (23) e vai até sexta (26), na Caixa Cultural Recife. Esta já é a sexta edição do congresso, que, este ano, levanta o tema “A expansão das línguas neolatinas na África e o diálogo Europa Latina / América Latina na contemporaneidade”.
O evento é aberto ao público, que vai poder participar de palestras, mostras, lançamentos de livros, exibição de documentários, recitais poéticos e apresentações de grupos folclóricos e artísticos. As nações neolatinas são aquelas cuja língua tem origem no latim, espalhadas pelo mundo inteiro. Foram convidados representantes de países como França, Canadá (Québec), México, Argentina, Angola, China (Macau), entre outros. O evento ultrapassa o conceito de festivais literários porque mantém uma continuidade, envolvendo personalidades do mundo da cultura, artistas, diplomatas, autoridades governamentais, escritores, professores, estudantes e público em geral.
De acordo com o presidente do Movimento Festlatino, Humberto França, o principal objetivo é promover um grande encontro entre as nações. “A ideia é aproximar esses países de cultura neolatina, que têm línguas semelhantes, estejam eles situados na Europa ou na África, e discutir as possibilidades de diálogo”, explica. O movimento surgiu no Recife, em 2006, com esse objetivo de aproximar as nações e seus povos.
O Brasil é considerado o país oficial da união de culturas. “Nosso país tem essa característica de reunir vários povos diferentes e de promover essa mistura cultural. E a razão principal de o Brasil ser sede deste evento é que é o maior país de língua neolatina falante do mundo”, conta França.
O presidente do movimento explicou ainda que é fundamental estimular o estudo de outras línguas. “Precisamos incentivar o estudo do espanhol, principalmente aqui no Brasil. Temos muitos vizinhos que falam esta língua e dominá-la é fundamental para estabelecer e fortalecer esses laços”.
O Festlatino também terá atividades na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na Aliança Francesa e no Gabinete Português de Leitura. Toda a programação pode ser conferida no blog do evento. A abertura será hoje, às 19h, na Fundação Joaquim Nabuco, no bairro de Casa Forte, no Recife. Para outras informações, o telefone de contato é o (81) 3073.6363.
Serviço
Movimento Festlatino - Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas
De terça-feira (23) a sexta-feira (26)
Na Caixa Cultural Recife, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Aliança Francesa
Das 15 às 21h
Entrada gratuita
:: Ministério da Cultura
Cultura e Lazer
VI Congresso do Movimento Festlatino
Secretária-executiva Jeanine Pires representou o MinC na abertura do evento, em Recife
A diversidade das línguas latinas é celebrada no Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas – VI .Congresso do Movimento Festlatino, evento que reúne representações de diversos países que possuem idiomas originados do Latim, como as línguas portuguesa, espanhola, francesa e italiana.
Palestras, lançamentos de livros, recitais, exibição de documentários e apresentações culturais compõem a extensa programação que prossegue até a sexta-feira (26/10), na capital pernambucana.
O FestLatino conta com o apoio diplomático e consular de diversos países, cujos representantes estiveram presentes à solenidade de abertura, realizada na segunda-feira, 22, na sede da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O Ministério da Cultura foi representado pela secretária-executiva, Jeanine Pires, e pelo secretário de Políticas Culturais, Sérgio Mamberti.
“Trago uma saudação da ministra Marta Suplicy, nesse momento em que Recife sedia esse importante evento voltado para a valorização das línguas neolatinas. O governo brasileiro tem criado mecanismos internacionais de estímulo à cultura. Gostaria de levar à ministra sugestões para que o MinC possa contribuir com a valorização e resgate da nossa língua e nossa literatura, com propostas objetivas para que esse movimento ganhe força e apoio através de políticas públicas”, disse Jeanine Pires, que foi agraciada com o diploma de Incentivo à Neolatinidade, concedido pelo historiador, escritor e organizador do FestLatino, Humberto França.
Segundo França, “Jeanine Pires chancela o apoio do Ministério da Cultura ao FestLatino, assim como Sérgio Mamberti. O Brasil tem o dever de se posicionar diante do diálogo neolatino, pois este congresso ressalta os valores do nosso patrimônio, fomentando o diálogo das culturas latinas. Afinal, o Atlântico Sul é um mar de latinidade”, acentuou o historiador.
Redes Sociais