Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

14 DE OUTUBRO DE 2012

Publicado: Segunda, 15 de Outubro de 2012, 10h58 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h25 | Acessos: 653

Clipagem ASCOM
Recife, 14 de outubro de 2012

 

:: Jornal Do Commercio

Política

Geraldo forte, oposição fraca

 PREFEITURA PSDB, PT e DEM, por razões diversas, não se mostram em condições de alavancar a oposição a Geraldo Julio, diz especialista

Sérgio Montenegro Filho

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assim como ocorre no Estado com o governador Eduardo Campos, fortalecido nessas eleições e tendo uma oposição enfraquecida, no Recife – que a partir de janeiro será o principal reduto político do PSB – não há indicativo de problemas graves para o prefeito eleito Geraldo Julio (PSB) com as oposições. Embora tenha enfrentado intensos ataques durante a campanha, desferidos pelos três principais adversários – Humberto Costa (PT), Daniel Coelho (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) – nenhum deles deverá incomodar, de fato, a gestão socialista. O resultado obtido por esses três concorrentes e seus respectivos partidos nas urnas indica que não há força suficiente para confrontar a máquina da Frente Popular.

Na avaliação do cientista político Túlio Velho Barreto, da Fundação Joaquim Nabuco, os principais adversários do PSB saíram do pleito sem condições de fazer uma oposição consistente. O PSDB, pela relação dúbia que mantém com o PSB, não deve reativar o tom duro usado por seu candidato na campanha. Embora Daniel tenha aparentemente saído da disputa com um campo de oposição bem demarcado contra o PSB, as alianças firmadas entre os dois partidos em outros municípios e a amizade entre Eduardo, Sérgio Guerra e Aécio Neves impedem seu crescimento na oposição”, analisa.

O caso do DEM é ainda mais complicado. Segundo o especialista, antes de pensar em se posicionar como oposição a Geraldo, o partido precisa rediscutir seu futuro político. Tanto no Recife como no Estado e nacionalmente, o DEM tem encolhido a cada eleição. Agora, mais do que nunca, a hipótese de fusão com o PSDB não pode ser descartada, porque o partido perdeu muitos quadros e sua identidade. No Recife, com a dura derrota de Mendonça, o DEM perdeu o terreno que lhe restava”, sentencia Velho Barreto.

Quanto ao PT, o cientista político corrobora a avaliação que vem sendo feita após o fracasso eleitoral de vários candidatos em cidades importantes do País, inclusive no Recife. “O partido vai enfrentar uma dura crise interna. No Recife, com a derrota de Humberto e João Paulo, essa crise será bem maior que aquela que marcou o período da pré-campanha”, prevê. Segundo ele, para dar a volta por cima o PT vai ter que trabalhar bastante internamente, e não sobrará muito tempo para se dedicar à oposição. Além disso, mesmo sem crise o PT em Pernambuco já era historicamente fraco. Nunca conseguiu se estadualizar, nunca teve mais que dez prefeitos, apesar dos doze anos de hegemonia na capital. Agora que as suas duas principais estrelas foram derrotadas, a situação se agravou”, afirma.

Velho Barreto adverte ainda que não se deve esperar que Humberto e João Paulo mantenham a parceria que marcou a campanha. A expectativa é de que eles retomem à antiga rivalidade, que remonta a mais de duas décadas de disputa por espaço interno. João Paulo só foi o vice de Humberto para pagar a dívida que tinha com Lula, que em 2008 avalizou a sua imposição do nome de João da Costa como candidato, conclui.

 

Caderno C

Cinema

A vida útil ( La Vida Útil,URU/ESP, 2010). De Frederico Veiroj. Com Jorge Jellinek, Manuel Martinez Carril. Jorge tem 45 anos, vive com os pais e trabalha numa cinemateca. Quando perde o emprego, percebe que são justamente os filmes que irão ajudá-lo a sobreviver. Cinema da Fundação – 17h20, 21h. Drama. 14 anos.

Violeta Foi Para o Céu (Violeta se Fue a Los Cielos, CHI/ARG/BRA, 2012) De Francisca Gavilán, Thomas Durand, Christian Quevedo, Gabriela Aguilera. Cinema da Fundação – 15h10, 18h50. Drama. 12 anos.

 

 :: Folha De Pernambuco

Programa

Cinema

A Vida Útil/De Federico Veiroj/ Com Jorge Jellinek, Manuel Martinez Carril. Jorge tem 45 anos e ainda vive com os pais. Nos últimos 25 anos ele trabalhou na Cinemateca de Montevidéu, monta a programação de filmes e dá suporte técnico. Um dia ele perde o emprego. Então, busca se adaptar a um novo mundo que surge à sua frente. Mas Jorge percebeu que são justamente os filmes que irão ajudá-lo. Cinema da Fundação: 17h20, 21h. 12 anos.

Violeta Foi para o Céu/ De Andrés Wood/ Com Francisca Gavilán, Thomas Durand, Christian Quevedo, Gabriela Aguilera. Drama biográfica que observa a vida de Violeta Parra, compositora, cantora e folclorista chilena que representa uma paixão nacional equivalente à Edit Piaf na França. Ela é conhecida como a “mãe do folk latino-americano”. A trama reúne diversos momentos da artista, desde a infância humilde ao reconhecimento internacional, passando pela intensidade de suas contradições internas, falhas e paixões. Cinema da Fundação: 15h10, 18h50. 12 anos.

 

 :: Diário de Pernambuco

Colunas

João Alberto

Recorde de acessos

A seção pesquisa escolar, uma das maiores referências de pesquisas no site da Fundação Joaquim Nabuco, atingiu a marca de três milhões de acessos. É uma importante fonte de informações para professores e alunos sobre diversos assuntos.

 

Cinema

A Vida Útil (Uruguai, 2010). De Federico Veiroj. Jorge trabalha há 25 anos na cinemateca de Montevideo, ao perder o emprego um novo mundo surge a sua frente. Cinema da Fundação. 17h20 (Sex/Dom), 18h50 (Sab/Dom). 14a.

Violeta foi para o Céu (Chile/ Argentina/Brasil, 2011). De Andrés Wood. Um retrato da famosa cantora chilena Violeta Parra. Cinema da Fundação. 15h10 (Sex/Dom), 18h50 (Sab/Dom). 12a.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.