31 DE JULHO DE 2012
Clipagem ASCOM
Recife, 31 de julho de 2012
:: JORNAL DO COMMERCIO
Não houve notícia sobre a Fundaj.
:: DIARIO DE PERNAMBUCO
Não houve notícia sobre a Fundaj.
:: FOLHA DE PERNAMBUCO
PROGRAMA
LUTO
Morre o cineasta francês Chris Marker
História sofisticada e sua estética moderna, com sequências de fotografias, inspirou o cineasta inglês Terry Gilliam a fazer o sucesso “Os 12 Macacos”
Marker ficou mais conhecido pelo curta “La Jetée”Chris Marker, um dos mais influentes cineastas da França, faleceu no último domingo, em Paris, dia em que completou 91 anos. Fotógrafo, escritor e intelectual, Marker foi o colaborador de grandes cineastas, como Akira Kurosawa, Costa-Gavras e Alain Resnais ao longo de uma carreira de 60 anos pelos quais realizou mais de 50 filmes, muito deles inspirados pela liberdade de expressão e pela política anticolonialista.
Marker era mais conhecido pelo seu curta-metragem “La Jetée” (1962), no qual contava a história de um sobrevivente de uma guerra no futuro que viaja ao passado quando prevê sua própria morte. A história sofisticada e sua estética moderna, com sequências de fotografias, inspirou o cineasta inglês Terry Gilliam a fazer o sucesso “Os 12 Macacos”.
Outros de seus trabalhos renomados são o documentário “Cuba Si”, um retrato favorável a Fidel Castro, feito em 1961, e à revolução cubana, e “Loin du Vietnam” (Longe do Vietnã), de 1967, feito como colaborador com outros cineastas europeus que se opunham a ocupação norte-americana no sudeste da Ásia.
No Recife, a Galeria Vicente do Rego Monteiro, na Fundação Joaquim Nabuco (Derby), exibe a exposição “O Legado da Coruja”, trabalho inédito de Marker no Brasil, realizado em 1989. A visitação é até 2 de setembro, de terça a domingo, das 14h30 às 20h.
CINEMA
ESPECIAL
Histórias que Só Existem Quando Lembradas / De Julia Murat / Com Lisa Fávero, Sonia Guedes, Ricardo Merkin, Luiz Serra. Uma jovem fotógrafa urbana que, em viagem pelo interior do Rio de Janeiro, vai parar em Jotuomba, cidade fictícia onde, nos anos 1930, grandes fazendas de café faliram e cidades antes ricas se tornaram quase comunidades fantasma. Cinema da Fundação: 18h50 (dom). Livre
O Moinho e A Cruz / (O mylos kai o stavros) / De Lech Majewski / Com Rutger Hauer, Charlotte Rampling, Michael York, Joanna Litwin. Em 1564, durante a ocupação espanhola em Flandres, atual Bélgica, ocorrem o calvário e a crucificação de Cristo. A vida de doze personagens, todos afetados pela presença do exército na região, é entrecruzada com o calvário, conduzido pelas tropas da ocupação. Entre eles, estão a Virgem Maria; Judas; um pintor que registra cenas do cotidiano; seu amigo burguês, colecionador de obras de arte; e um jovem fazendeiro. Cinema da Fundação: 17h10, 20h40 (hoje, sab, ter) / 17h (dom) / 18h50, 20h40 (qua) / 17h, 18h50 (qui). 14 anos
Deus da Carnificina / (Carnage) / De Roman Polanski. Com Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz, John C. Reilly. Todo o filme se passa dentro do apartamento de Penélope e Michael, pais do garoto agredido pelo filho de Nancy e Alan durante uma briga num parque de Nova York. A fim de entender o que aconteceu, os quatro adultos resolvem se encontrar para uma conversa “amigável”. Porém, apesar das intensões civilizadas, eles acabam se exaltando e a conversa toma rumos totalmente diferentes, resultando em discussões calorosas, xingamentos e a exposição do que há de pior em cada relacionamento. Cinema da Fundação: 19h (hoje/sab/ter) / 20h50 (dom) / 17h10 (qua) / 20h40 (qui). 14 anos.
Redes Sociais