Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

22 DE JULHO DE 2012

Publicado: Terça, 24 de Julho de 2012, 08h16 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h25 | Acessos: 621

Clipagem ASCOM
Recife, 22 de julho de 2012

:: JORNAL DO COMMERCIO
CIDADES

Antiga estação de trens de cara nova
PONTE D’UCHÔA
Pouco mais de um mês depois da denúncia feita pelo JC sobre a degradação do logradouro, nas Graças, Prefeitura do Recife encerrou processo de reforma

No último dia de 3 junho, o Jornal do Commercio denunciou o descaso do poder público com a Ponte d’Uchôa, estação ferroviária histórica localizada na Avenida Rui Barbosa, nas Graças, Zona Norte do Recife. Na reportagem, ficou clara a situação de degradação do logradouro. Parte da coberta ameaçava cair e havia falhas no ornato de madeira. As paredes apresentavam sinais de desgaste e camadas de tinta anteriores encontravam-se à mostra. Uma semana depois, a Prefeitura do Recife deu início ao processo de restauração. Agora, após pouco mais de um mês, o espaço, referência da era dos trens urbanos, está de cara nova.A Prefeitura do Recife, como havia informado no dia 10 de junho, em uma segunda reportagem sobre o assunto, executou uma série de serviços, transformando a paisagem no entorno da antiga estação de trem. O trabalho foi executado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), ao custo de R$ R$ 44.043.
De acordo com a Emulrb, foram feitas obras de recuperação do telhado, troca do madeiramento dos lambrequins (ornamentos de madeira da coberta), além de pintura e instalações elétricas. O local, no passado, serviu de parada para os bondes que faziam o transporte público no Recife.
O diretor de Manutenção Urbana da Emlurb, Fernando Melo, ressaltou a importância da recuperação do logradouro. “A praça é uma área tombada, um ponto turístico de valor histórico que representa a cultura daquele lugar. A Ponte d’Uchôa já havia sofrido danos causados por acidentes com veículos, além da ação do tempo e, por isso, vimos a necessidade de realizar a sua manutenção e preservação”, justificou.
A estação Ponte d’Uchôa está inserida no Programa Adote o Verde, desenvolvido pela PCR. De acordo com a proposta, o poder público fica encarregado de fornecer água e energia e a empresa adotante é obrigada a realizar a manutenção. Ela tem o direito de expor a marca, como acontece com o Empresarial Ponte d’Uchôa, localizado na frente da antiga estação.
HISTÓRIA
Uma placa colocada na praça explica um pouco da história do lugar: “Construída em 1865, a Ponte d’Uchôa é um dos exemplos da arquitetura de ferro no Recife. Funcionou como uma das paradas dos trens urbanos da Maxambomba-bondes, que percorria as ruas da cidade entre 1867 e 1915”.
Segundo a Fundação Joaquim Nabuco, a denominação está relacionada ao senhor de engenho Antônio Borges Uchoa, residente na Torre. Em 1654, ele fez uma ponte para facilitar a ligação com os parentes que moravam do outro lado do Capibaribe.
 

CADERNO C
ROTEIRO JC

PRÉ-ESTREIA
FILME: KABOOM (EUA/FRA, 2010) 
Direção: De Gregg Araki. Com Thomas Dekker, Haley Bennett.
Sinopse: 
Smith leva uma vida tranquila no campus universitário. Sai para se divertir com sua melhor amiga, a sarcástica Stela, dorme com a bela London e deseja ardentemente Thor, sensual surfista com quem divide o quarto. Mas, depois de uma noite fatídica, sua vida vira uma bagunça, e ele é convencido de que testemunhou o assassinato da enigmática Garota Ruiva que assombra seus sonhos. Cinema da Fundação – 16h40, 20h40. Drama. 14 anos.

:: DIARIO DE PERNAMBUCO
ECONOMICO
DIÁRIO ECONÔMICO

Biodisel
O Itep promove na próxima sexta-feira o Seminário Tecnologia Tropical para debater o tema Matérias primas para a produção de óleos vegetais e biodisel: dendê e algodão. Será das 9h ás 17h, na Fundação Joaquim Nabuco e vai reunir pesquisadores da Embrapa, do itep, UFPE, da Fundaj e Sindaçúcar.

 

:: FOLHA DE PERNAMBUCO
Não houve notícia sobre a Fundaj.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.