Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

19 DE JULHO DE 2012

Publicado: Quinta, 19 de Julho de 2012, 08h58 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h25 | Acessos: 915

Clipagem ASCOM
Recife, 19 de julho de 2012

:: JORNAL DO COMMERCIO
TURISMO 

Museus na mira do recifense praticante
CIRCUITO Programa Conheça o Recife, da Secretaria de Turismo da cidade, promove visita para explorar o acervo dos Museus do Homem do Nordeste e Murillo La Greca, neste sábado

Turista que se preze não dá uma cidade por conhecida sem prestigiar pelo menos um de seus museus. Mas o que não falta é viajante convicto que passa uma vida inteira sem apreciar os atrativos culturais que estão a três quarteirões de casa. Para os recifenses que nunca foram num desses equipamentos, para os que só se deram o trabalho de visitá-los na infância, numa excursão barulhenta e suada da escola, e também para os assíduos, a Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife realiza, neste sábado, o passeio Circuito dos Museus.
No roteiro, estão visitas a dois tradicionais equipamentos: o Museu Murillo La Greca, no Parnamirim, e o Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, ambos situados na Zona Norte. O primeiro foi inaugurado em 1985 em homenagem ao pintor homônimo, que acalentou por anos o sonho de criar aquele espaço para perpetuar sua obra. No acervo fixo, estão mais de 1.400 desenhos, com técnicas de fusain, crayon, pastel e sanguínea, além de 160 pinturas, entre paisagens, retratos impressionistas, mais algumas cartas, trocadas entre ele, Portinari e Giacometti.
Os visitantes poderão conhecer ainda as exposições itinerantes intituladas Pontes: caminhos na água e Projeto fachada, executada pelos internos do Hospital Psiquiátrico Ulisses Pernambucano, com a ajuda dos artistas plásticos Ana Lisboa e Filippe Lyra.
A segunda parada será no Museu do Homem do Nordeste, criado em 1979 pelo sociólogo Gilberto Freyre. Equipamento classificado na categoria histórico-antropológico, o museu integra o patrimônio da Fundação Joaquim Nabuco e abriga mais de 15 mil peças que retratam os aspectos culturais do índio, do europeu e do africano, as três matizes e matrizes da sociedade nordestina.
O acervo possui desde materiais de construção dos séculos 18 e 19 a ex-votos, bonecas de pano e objetos de cerâmica assinados por Vitalino e Nhô Caboclo, entre outros.
As vagas para o passeio são limitadas. A quem interessar possa, recomenda-se agendar a participação pelo telefone 3355-8847. No dia, é preciso levar um pacote de leite em pó para ser doado à Igreja do Terço. Como de costume, a excursão sai às 14h da Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife.


CADERNO C
ROTEIRO JC

ESTREIA 
Kaboon
(EUA/FRA, 2010). De Gregg Araki. Thomas Dekker, Haley Bennett, Chris Zylka. Sob o efeito de biscoitos alucinógenos ingeridos, jovem é convencido de que testemunhou um assassinato que assombra seus sonhos. Cinema da Fundação. 16h40, 20h40. 14a. 

A primeira coisa bela
(ITA, 2010). De Paolo Virzi. Valério Mastandrea, Micaela Ramazzotti. Homem desinteressado pela vida e afastado da família recebe o pedido da irmã para ir ver sua mãe, uma doente terminal. Cinema da Fundação. 16h (sab/dom), 16h10 (sex), 18h20 (sab/dom), 20h10 (sex). 12a.
 


:: DIARIO DE PERNAMBUCO
VIVER
CINEMA

ESTREIA
 Kaboon
(EUA/FRA, 2010). De Gregg Araki. Thomas Dekker, Haley Bennett, Chris Zylka. Sob o efeito de biscoitos alucinógenos ingeridos, jovem é convencido de que testemunhou um assassinato que assombra seus sonhos. Cinema da Fundação. 16h40, 20h40. 14a.

ESPECIAL
A primeira coisa bela
(ITA, 2010). De Paolo Virzi. Valério Mastandrea. Homem desinteressado pela vida e afastado da família recebe o pedido da irmã para ir ver sua mãe, doente terminal. Cinema da Fundação. 17h50, 20h10. 12a.

 

:: FOLHA DE PERNAMBUCO
PROGRAMA
EM CARTAZ

ESPECIAL
Deus da Carnificina / Cinema da Fundação: 18h30 (dom). 14 anos.

Kaboon / Cinema da Fundação: 16h40, 20h40 (sex, sab, qua) / 16h40, 20h10 (dom) / 16h40, 18h20 (ter, qui). 14 anos

A Primeira Coisa Bela / Cinema da Fundação: 18h20 (sex, sab, qua) / 20h10 (ter, qui). 12 anos.

 

:: DIÁRIO DE CUIABÁ

Comida diversão e arte no Arsenal

Concurso de Roteiros

Estão abertas até o dia 17 de agosto as inscrições para o Concurso de Roteiros Rucker Vieira. Realizado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA) e Massangana Multimídia Produções (MMP) o concurso é direcionado a realizadores de documentários curta-metragem de todo o Brasil. Mais informações pelo telefone (81) 3073 6710 / 3073 6729, e pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.