22 de maio de 2012
Clipagem ASCOM
Recife, 22 de maio de 2012
:: JORNAL DO COMMERCIO
CADERNO C
CULTURA E LAZER
Residência substitui Trajetórias
Mais uma possibilidade surge para que artistas visuais tenham tempo de desenvolver seus trabalhos, com verba e espaço para exposição, com o lançamento do Edital do Projeto Residências Artísticas 2012, pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Cada um dos artistas escolhidos vai receber um prêmio de R$ 15 mil e as passagens aéreas. As inscrições continuam até 19 de julho e o edital está no site www.fundaj.gov.br.Podem participar artistas brasileiros e estrangeiros que moram no Brasil, exceto os que realizaram uma mostra individual na Fundaj ou no Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB) nos dois anos anteriores ao prazo de inscrição.Uma comissão formada por especialistas em artes visuais vai selecionar até seis projetos, sendo três residências para a Fundaj e outras três no CCBNB. Os artistas devem permanecer no mínimo 30 dias no Recife ou em Fortaleza e realizar uma oficina com artistas e estudantes, baseada no projeto apresentado por ele.Este projeto de residências substitui o Trajetórias, através do qual, desde 2003, a Fundaj selecionava artistas para expor nas galerias da Fundação. As ações deste período estão documentadas nos dois catálogos Projeto Trajetórias já lançados e em mais um que está sendo preparado sobre 2011-2012. Antes do Trajetórias, a Fundaj promovia um edital para a ocupação das galerias.O coordenador de Artes Plásticas da Fundaj, Moacir dos Anjos, cita as qualidades do projeto anterior, mas fala da necessidade de mudança para acompanhar o que acontece no setor. O Trajetórias de alguma maneira esgotou os ciclos. É diferente de hoje em dia, pelo Brasil você tem os salões, editais mais diversificados... A gente começou a notar que havia uma certa saturação. Muitos artistas começaram a não mandar os trabalhos novos. Nosso foco será selecionar artistas e trabalhos novos. A gente quer apostar no risco, propor um parêntese no qual ele possa pensar no trabalho dele, avalia.Nossa expectativa é julgar os trabalhos na primeira semana de agosto e, dependendo da disponibilidade dos artistas, já em setembro realizar a primeira residência. A ideia é fazer tudo neste ano e no próximo regularizar o calendário. Em fevereiro de 2013 lançar o próximo edital, completa o coordenador.Enquanto isso, a próxima exposição da Fundaj está marcada para junho e trará curta-metragens da série O legado da coruja, do cineasta francês Chris Marker. A série foi originalmente exibida na França e na Inglaterra. A exposição vai discutir a crise da Europa nos últimos anos, o material é inédito no Brasil. Ao longo dos três meses em que ela vai ficar na Fundaj, estamos fazendo exposições mais longas, como a Infância, também vamos realizar palestras, conclui Moacir.
:: DIARIO DE PERNAMBUCO
VIVER
Casa para novas ideias
Fundação Joaquim Nabuco abre edital, em parceria com o Banco do Nordeste, para Residências Artísticas
Moacir dos Anjos é idealizador do projeto que contemplará seis artistas. Imagem: JULIANA LEITAO/DP/D.A PRESS Estão abertas as inscrições para o projeto Residências Artísticas, que substitui o edital Trajetórias, da Fundação Joaquim Nabuco. Serão contemplados seis artistas, sendo que três deles farão residência em Fortaleza e os outros três ficarão no Recife. Isso graças a uma parceria da Fundaj com o Centro Cultural Banco do Nordeste, no Ceará, que se reflete também na circulação das exposições - Infância, por exemplo, mostra de Nan Goldin que encerrou no último domingo na Galeria Vicente do Rêgo Monteiro , será vista em Fortaleza a partir de 5 de julho.De acordo com a avaliação de Moacir dos Anjos, coordenador de Artes Visuais da Fundaj, o Trajetórias, edital que existia desde 2003, encerrou um ciclo. “Já existem uma série de outros projetos com formas da produção circular pelo país. Havia uma certa saturação desse modelo: escolher somente exposições. Os artistas não cuidavam, por exemplo, de mandar projetos inéditos. E esse não é o papel da Fundaj”.Agora, segundo o edital, os contemplados receberão R$ 15 mil para passar pelo menos um mês no Recife - ou em Fortaleza - e, a partir daí, criarem uma obra inédita - que não necessariamente é uma exposição. “Estamos abertos para os resultados, à experimentação”, comenta Moacir - que destacou que o valor é compatível com outros editais, inclusive internacionais. Os artistas já residentes no Recife também podem concorrer. As inscrições estão abertas até 19 de julho. Mais informações pelo site www.fundaj.gov.br .Silvana Meireles, titular da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Meca), concorda com os rumos do edital de artes visuais. Sobre os novos projetos, principalmente para a área de formação, a ideia de Silvana, compartilhada por Moacir, é de que os cursos e palestras promovidos possam ser contextualizados de forma efetiva. O norte-americano Tom McDonough, por exemplo, deve vir ao Recife para discutir questão relativas ao uso da cidade. Claire Bishop possivelmente participará ainda este ano de debates sobre arte e política e arte e participação.
POLÍTICA
ENTREVISTA- Túlio Velho Barreto
"PT não teve uma postura madura"
Na avaliação do cientista político Túlio Velho Barreto, faltou maturidade ao PT do Recife para utilizar a exposição de mídia que teve, ao longo dos 20 dias que antecederam as prévias do partido para a escolha do candidato à prefeitura da cidade. Para ele, a sigla não apenas saiu enfraquecida como abriu brecha para o surgimento de outros nomes dentro da própria Frente Popular. À oposição, resta saber fazer o que o PT não soube: aproveitar o tempo.
Como vê a forma como as prévias petistas aconteceram?Essa prévia não pode ser vista de forma isolada. Ontem (domingo) foi o ápice de uma disputa que pode tornar irreversível a unidade do PT no Recife. O partido sai enfraquecido e fragmentado e dá armas para a oposição. Foram quase 40 dias de exposição na mídia, mas eles usaram esse tempo muito mal. Não conseguiram dimensionar o desafio que tinham.
A direção nacional do PT pecou em ter deixado o processo frouxo no Recife?A direção achou que o problema do PT no Recife se resolveria com uma candidatura alternativa, no caso a de Rands, e achou que a figura de Humberto Costa, que é vice-presidente nacional, seria suficiente, mas não foi. João da Costa enfrentou os principais caciques do partido e ganhou as prévias.
Quais as consequências dessas prévias?Recife é um capital político que o PT acumulou por 12 anos, Mas não teve uma postura madura, deu um alento para a oposição que estava enfraquecida e incentivou lideranças da Frente Popular a questionarem qualquer nome que seja candidato pelo PT.
Quem são os principais perdedores?João Paulo, afinal João da Costa foi colocado na prefeitura por ele, e Humberto Costa, que é dirigente nacional do PT.
CINEMA
Girimunho (Brasil, 2011). De Helvécio Marins e Clarissa Camponila. No Sertão mineiro, duas senhoras acompanham o girar do redemoinho. Cinema da Fundação. 18h15. 10a.
Minha Felicidade (Rússia, 2011). De Sergei Loznitsa. Com Viktor Nemets. O caminhoneiro Georgy anda por estradas russas e depara com policiais corruptos em um país embrutecido por seu amargo passado. Cinema da Fundação. 20h. 16a.
:: FOLHA DE PERNAMBUCO
PROGRAMA
EM CARTAZ
Especial
Minha Felicidade
Girimunho
:: BLOG DE JAMILDO
Não houve notícia sobre a Fundaj.
:: REVISTA CLICK REC
Não houve notícia sobre a Fundaj.
:: REVISTA ALGOMAIS
Não houve notícia sobre a Fundaj.
:: BLOG DE INALDO SAMPAIO
Não houve notícia sobre a Fundaj.
:: REVISTA CONTINENTE
Não houve notícia sobre a Fundaj.
:: BLOG ACERTO DE CONTAS
Não houve notícia sobre a Fundaj.
:: BLOG JOÃO ALBERTO
Não houve notícia sobre a Fundaj.
:: BLOG DO MAGNO MARTINS
Não houve notícia sobre a Fundaj.
Redes Sociais