Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

21 de maio de 2012

Publicado: Segunda, 21 de Mai de 2012, 11h13 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h25 | Acessos: 812

Clipagem ASCOM
Recife, 21 de maio de 2012

:: JORNAL DO COMMERCIO
 
Não houve notícia sobre a Fundaj.

:: DIARIO DE PERNAMBUCO
VIVER
CINEMA

Edição da Escola de Verão Sul-Sul acontece na Fundaj

Trinta pesquisadores da África, América Latina e Ásia estarão reunidos na V Escola de Verão Sul-Sul, que será realizada pela primeira vez no Brasil, na Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte. O curso acontece a partir de amanhã e vai até o dia 1° de junho. O evento é uma ação conjunta da Fundaj com a Associação de Estudos Políticos e Internacionais da Ásia (APISA), o Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO), ligado à UNESCO, e o Conselho para o Desenvolvimento de Pesquisas Sociais da África (CODESRIA). Além dos pesquisadores dos três continentes, também participam como convidados professores do Senegal, Filipinas, México e do Brasil, abordando o tema "Repensando o desenvolvimento: alternativas globais e regionais para o desenvolvimento do Sul". Com o objetivo de capacitar jovens pesquisadores acerca dos desafios que enfrentam os países do Sul e de promover a expansão do pensamento comparado entre redes regionais, a Escola de Verão se inscreve no marco do Programa de Colaboração Acadêmica entre África, América Latina e Ásia, orientado para promoção de atividades conjuntas em pesquisa, publicação e difusão. Dada a relevância do evento e diante da rara oportunidade de trabalhar e integrar programas nessa rede internacional já consolidada, haverá oportunidade de participação de interessados na temática a ser trabalhada, como ouvintes, nas sessões de conferências, com tradução simultânea, que serão realizadas no turno da manhã, na Fundaj Casa Forte (Avenida 17 de agosto, 2187). Informações mais detalhados sobre o evento com a pesquisadora Alexandrina Sobreira de Moura, que é a organizadora do curso de verão na Fundaj, pelos fones: 8787-1889, 9967-5840, 3441-4906 e 3073-6612.

:: FOLHA DE PERNAMBUCO
Não houve notícia sobre a Fundaj.

:: BLOG DA FOLHA

Tulio: ‘Resultado confirma candidatura alternativa’
Para o cientista político Tulio Velho Barreto, a não homologação do resultado das prévias do PT no Recife vai atrasar a composição das chapas de outros partidos

Geraldo Lélis
No dia seguinte às prévias do PT, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) já confirmou a presença do grupo alternativo na disputa, mas não fala em quantidade de candidatos. Ele usou a justificativa da divisão do partido para apresentar nomes. “Nestas prévias, o PT perdeu as condições de oferecer a toda a Frente Popular e ao Recife uma candidatura. Com a legitimidade das prévias questionada pelo próprio PT, a Frente Popular tem obrigação de buscar alternativas para o Recife. É lamentável verificar que essa novela das prévias termine de forma tão traumática. Mas a Frente Popular é maior que o PT”, postou o petebista em sua conta no Twitter.Para o cientista político Tulio Velho Barreto, a não homologação do resultado das prévias do PT no Recife vai atrasar a composição das chapas de outros partidos. “Eu acho que ainda ficará em espera essa definição, tanto a quantidade de candidatos da oposição quanto dos partidos do grupo alternativo. Como ainda não está definido quem será o candidato do PT, a Frente popular não pode definir quem será”, comentou.Sobre a oposição, Velho Barreto não vê uma candidatura isolada, mas acredita que dois nomes seria o melhor caminho. “A oposição deveria ter duas candidaturas, no máximo. Não acredita num cenário com uma candidatura só. Independente de quem seja o candidato do PT e da Frente, a oposição deveria entrar com no máximo duas candidaturas”.Para o cientista, a forma como foi conduzido o processo interno do PT serviu como um alento para os oposicionistas do Recife, que estão “enfraquecidos politicamente e divididos eleitoralmente”. Já a Frente Popular terminou enfraquecida “pela divisão do PT” e fortalecida “pela posição do Grupo Alternativo”. “O que está ocorrendo na Frente está municiando a oposição, que ganhou um colete salva-vidas”, disse.

:: BLOG RRNE MINC

FORTALEZA SEDIA TERCEIRO MÓDULO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL DO MINC

O Ceará recebe nesta segunda-feira, 21, a partir das 8h,  no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gestores, agentes culturais e representantes de conselhos de cultura de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, promovido MinC em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco e secretarias de Cultura. O  terceiro módulo, que acontecerá durante toda a semana, contará no primeiro dia com a presença do secretário da Cultura do estado do Ceará, Professor Pinheiro.Com o objetivo de contribuir na formação de gestores culturais públicos e da sociedade civil, acadêmicos e conselheiros dos Conselhos Estaduais de Cultura, o curso de Especialização em Gestão Cultural traz subsídios teóricos e práticos que permitem compreender aspectos sociais, políticos, econômicos, jurídicos e gerenciais presentes no campo cultural.Cada estado teve direito a cinco vagas, distribuídas entre servidores das Secretarias Estaduais de Cultura, gestores dos Pontos de Cultura, representantes dos Conselhos Estaduais e Municipais de cultura, e pelo menos um professor universitário da rede estadual ou federal de ensino. Para Maninha Morais, secretária Adjunta da Cultura, esta é uma oportunidade ampliar os conhecimentos, no que diz respeito, aos mecanismos e instrumentos de gestão, além de proporcionar um intercâmbio cultural entre participantes dos estados brasileiros.Estruturado em três eixos temáticos: políticas públicas de cultura, diversidade e desenvolvimento cultural e planejamento e gestão, a Especialização em Gestão Cultural tem a missão de  contribuir no sentido de reconhecer a singularidades e as potencialidades para o desenvolvimento das políticas públicas de cultura,  capacitando os participantes para a compreensão e aplicação dos mecanismos e instrumentos de gestão compartilhada.Os participantes do Estado do Ceará são: Maninha Morais, secretária Adjunta da Cultura – Secretaria da Cultura do Estado do Ceará(Secult), Anchieta Cunha, Assessor de Gabinete(Secult), Norma Paula, coordenadora dos Pontos de Cultura(Secult), Aline Silva Lima(Museu do Ceará), Renato Remígio(secretário da Cultura de Limoeiro do Norte), Francisco Gladson, representante da sociedade civil do Conselho Municipal de Política Cultural e  do Ponto de Cultura Sertão Cinema Cidadão de Quixadá e David Liberato, representante do Conselho Estadual de Cultura.

http://culturadigital.br/mincnordeste/2012/05/21/fortaleza-sedia-terceiro-modulo-do-curso-de-especializacao-em-gestao-cultural-do-minc/

:: BLOG SUA CIDADE

Recife: EJA realiza projeto em parceria com Museu do Homem do Nordeste
Estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos aprenderão sobre a cultura dos museus

Com o objetivo de reafirmar a importância dos museus na educação, compreender a identidade do nordestino e o mundo do trabalho, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), iniciou o Projeto EJA a Caminho da Arte, em parceria com o Museu do Homem do Nordeste. A iniciativa é da Diretoria Geral de Ensino e Formação Docente/Gerência de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Estão previstas duas etapas. Na primeira, que acontece até o dia 24 de maio, das 19h às 22h, está sendo oferecida uma Formação Continuada para cerca de 250 professores da EJA.
Os docentes recebem material teórico com textos para estudo, participam de oficinas e de visitas guiadas. Os educadores desenvolverão projetos em sala de aula, retomando as temáticas propostas na Formação Continuada.
Para a segunda etapa, estão previstas visitações dos alunos da EJA ao Museu, no intuito de aprofundar os trabalhos realizados em sala. A Gerência de EJA agendará visitas e disponibilizará ônibus para os estudantes.

http://suacidade.org/recife/eja-realiza-projeto-em-parceria-com-museu-do-homem-do-nordeste

:: BLOG DE JAMILDO
Não houve notícia sobre a Fundaj.

:: REVISTA CLICK REC
Não houve notícia sobre a Fundaj.

:: REVISTA ALGOMAIS
Não houve notícia sobre a Fundaj.

:: BLOG DE INALDO SAMPAIO
Não houve notícia sobre a Fundaj.

:: REVISTA CONTINENTE
Não houve notícia sobre a Fundaj.

:: BLOG ACERTO DE CONTAS
Não houve notícia sobre a Fundaj.

:: BLOG JOÃO ALBERTO
Não houve notícia sobre a Fundaj.

:: BLOG DO MAGNO MARTINS
Não houve notícia sobre a Fundaj.


Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.