Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Muhne celebra dia do Museólogo com seminário, dia 18
Início do conteúdo da página

Muhne celebra dia do Museólogo com seminário, dia 18

Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 16h48 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h07 | Acessos: 443
Em comemoração ao dia do Museólogo, nesta terça-feira (18), às 19h, o Museu do Homem do Nordeste e a Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundação Joaquim Nabuco promovem o seminário "Novos Horizontes na Museologia Brasileira". O debate acontece na Fundação Joaquim Nabuco (Derby), e conta com a presença de três pesquisadores. Luciana Ferreira da Costa, doutora em História e Filosofia da Ciência, apresentará resultados de investigação sobre a produção científica gerada no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Museologia no Brasil. Átila Tolentino, Mestre em Sociologia, irá expor a construção das memórias e identidades do Vale do Gramame (João Pessoa) representadas na narrativa expositiva do Museu Comunitário Vivo Olho do Tempo. Já Hugo Menezes, doutor em Antropologia Cultural, trará reflexões sobre o neoliberalismo e a gestão de museus a partir de pesquisa sobre o Museu do Amanhã.

Na ocasião será apresentado o Curso de Especialização em Museus, Identidades e Comunidades, proposto pelo Museu do Homem do Nordeste e pela Escola de Inovação e Políticas Públicas, com inscrições abertas até o dia 1º de fevereiro de 2019. Serão expostos os objetivos, a matriz curricular, o corpo docente e o público poderá conhecer as instalações onde o curso acontecerá.

PROGRAMAÇÃO
19h:
Apresentação do "Curso de Especialização em Museus, Identidades e Comunidades": objetivos, matriz curricular, corpo docente. Com Claudia Braga e Henrique de Vasconcelos Cruz (Muhne/Fundaj)
19h30:
Cenário da Museologia Brasileira no Século XXI - Luciana Ferreira da Costa (UFPB)
Construção das Memórias e Identidades do Vale do Gramame (João Pessoa) e a Narrativa Expositiva do Museu Comunitário Vivo Olho do Tempo - Átila Tolentino (Procuradoria Federal da Paraíba)
O Antropoceno no Museu do Amanhã: reflexões sobre o neoliberalismo e a gestão de museus - Hugo Menezes (UFPE)
21h:
Lançamentos dos livros "Espaços que suscitam sonhos: narrativas de memórias e identidades no Museu Comunitário Vivo Olho do Tempo", de Átila Tolentino e Mónica Franch e "Museologia no Brasil, Século XXI: Atores, Instituições, Produção Científica e Estratégias", de Luciana Ferreira da Costa.

Seminário "Novos Horizontes na Museologia Brasileira"
Data: Terça-feira, 18 de dezembro
Horário: 19h
Local: Fundação Joaquim Nabuco (R. Henrique Dias, 609 - Derby, Recife - PE)
*ENTRADA GRATUITA
Informações: (81) 3073-6347 / 6227 / 6335 / 6368
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.