Massangana Produções Audiovisuais Educativas lança três curtas sobre criação para atores na Fundaj Derby
A Fundação Joaquim Nabuco, por meio da Massangana Produções Audiovisuais Educativas (MMP), da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Meca), lança, nesta terça-feira (27), às 19h, na Sala de Projeção João Cardoso Ayres, Fundaj Derby, três curtas sobre criação para atores.
Os cursos acontecem desde 2008 dentro do projeto TelaTeatro, que realiza grupo de estudos, cursos e apresentações de espetáculos na área da criação e linguagem que lidam com dramaturgia, cinema, teatro e entre outros.
Segundo Luiz Felipe Botelho, diretor e roteirista da Massangana, dentro do projeto surgiram vários outros grupos importantes na área, um trabalho realizado com muitas vertentes numa dinâmica muito rica. “Os cursos partem de cenários reais visando proporcionar aos participantes uma experiência imersiva na criação de personagens e histórias. No geral, é oferecido referências tanto para a elaboração de narrativas quanto para ampliar o domínio sobre a atuação no teatro e no audiovisual”, comentou.
O lançamento dos curtas é aberto ao público, com indicação mínima de 14 anos e duração de no máximo uma hora. “Roteiro para construir EUdifícios” é o primeiro curta, que aborda a trajetória do curso homônimo realizado no espaço das obras de reforma do Edifício Ulisses Pernambucano, dentro do projeto Arte, Reforma e Revolução, criado pela Coordenação de Artes Visuais da Coordenação Geral Espaço Cultural Mauro Mota (COART) da Fundaj. “O projeto teve o objetivo de manter viva a memória daquele tradicional espaço cultural da Fundaj, durante o tempo em que esteve em reforma, desde o ano de 2015”, relembrou.
Para esse primeiro curso o cenário aparentemente caótico de um prédio em obras, serviu como provocação criativa para os atores imaginarem seus personagens. “Depois desse processo, foi a parte de apresentar as criações em duas apresentações públicas no próprio ambiente da reforma”, completou.
O segundo curta, “A alma das cidades”, conta uma ficção documental com onze cenas criadas no curso “Diálogos de EUdifícios”. O trabalho foi realizado nas ruas do bairro de São José e amplia a proposta do curso anterior, que focalizava a criação de monólogos. O último curta, “Diálogos de Eudifícios”, é um registro do curso homônimo numa espécie de making of do curta “A alma das cidades”. Ele foca nas etapas de realização do trabalho, desde exercícios de improvisação ao contato direto e imediato com o público.
Ao total, 24 atores e atrizes participaram dos cursos, desde recém-formados a veteranos com trabalhos importantes na cena local.
Data e hora:
terça-feira, dia 27 de novembro de 2018, às 19h.
Local:
Sala de projeção João Cardoso Ayres
Fundação Joaquim Nabuco do Derby
Rua Henrique dias 609, Derby
Redes Sociais