Laborarte oferece oficina de conservação de acervos em papel para profissionais de Nazaré da Mata
O Laborarte (Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Documentos e Obras de Arte), setor da Fundação Joaquim Nabuco voltado para a execução de ações de restauração e conservação dos acervos documentais, artísticos e históricos realiza durante a primeira semana de outubro a oficina “ Aprendendo a Conservar Livros e Documentos”.
As aulas são ministradas pelos técnicos Givaldo José Batista e Salomão Alves Laborarte, na sede da Fundaj, em Casa Forte. Eles ressaltam, que nesta edição, as aulas são voltadas para servidores de Nazaré da Mata e que é importante para o Laboratório promover a disseminação da educação e de conhecimentos variados por meio de pesquisas, de cursos de capacitação, do estudo e da disseminação de conceitos, métodos e técnicas, seja para estudantes, professores, pesquisadores ou indivíduos interessados em absorver conteúdos e conhecimentos. “Eu acredito que é de grande importância a disseminação de conhecimento que esse curso proporciona para os municípios de Pernambuco e seus funcionários, já que por conta de situações financeiras, eles têm grande dificuldades em se aperfeiçoarem. A Fundação surge com uma opção para suprir essa grande procura e oferecer esse suporte.” assegura Givaldo Batista.
Inicialmente, o curso surgiu a partir de uma demanda dos municípios do interior de Pernambuco, em trazer ensinamentos teóricos e práticos acerca de técnicas de higienização e acondicionamento de documentos e livros. A oficina já foi realizada em um primeiro momento com uma turma de 12 técnicos do município de Caruaru e, após resultados positivos, a Fundaj dá continuidade ao curso trazendo uma turma nova e maior de técnicos e professores, dessa vez do município de Nazaré da Mata.
Nas aulas, os alunos têm acesso a conhecimentos básicos de restauração e conservação voltada para a documentação gráfica, o que é de interesse dos participantes visto que muitos deles trabalham com acervos de bibliotecas, arquivos e outros departamentos que envolvem o atendimento e o manuseio direto de documentação gráfica em Nazaré da Mata.
A expectativa da Fundaj é continuar oferecendo a capacitação para que dessa forma nos próximos anos haja uma melhora na situação de preservação do acervo cultural gráfico do estado de Pernambuco.
Redes Sociais