Artigo sobre o Museu do Homem do Nordeste é apresentado durante 7º epePE
O servidor da Fundaj Jefferson Lindberght de Sousa foi um dos representantes da Fundação Joaquim Nabuco no segundo dia do 7º epePE (Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco). Ele apresentou o artigo “Identidade e diferença nas ações educativo-culturais do Museu do Homem do Nordeste”, que teve coautor José Luiz Gomes da Silva, também pesquisador da Fundaj.
Durante a apresentação, Jefferson fez uma reflexão sobre como as ações educativo-culturais estão presentes junto aos visitantes do Museu do Homem do Nordeste de modo a fortalecer a pedagogia da diferença. Para isso, o pesquisador buscou observar como os mediadores atuavam durante visitas de escolas e frente aos visitantes durante a apresentação do Muhne.
A partir da análise das práticas discursivas dos mediadores, ele apresentou a importância do papel dos mesmos durante as visitas. Jefferson observou que os discursos aparecem, muitas vezes, carregados do uso de termos atenuantes, que acabam banalizando a violência escravista, por exemplo. “Faz-se necessário uma política de capacitação que venha habilitá-los a identificar fraturas nos discursos expositivos e desempenhar papéis cada vez mais críticos”, explica.
O pesquisador destaca também a importância pedagógica exercida durante visitas museológicas, comprovada em projetos e relatórios de gestão da Fundaj e da Coordenadoria Educativo-Cultural do Museu do Homem do Nordeste em 2016 e 2017.
Redes Sociais