Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Com recorde de inscritos, 7º epePE começa nesta quarta (26)
Início do conteúdo da página

Com recorde de inscritos, 7º epePE começa nesta quarta (26)

Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 10h45 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h08 | Acessos: 435

Buscando o reconhecimento e a valorização de conhecimentos plurais em torno dos saberes acadêmicos e populares de diversos povos e culturas, a sétima edição do Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco (epePE) tem início nesta quarta (26), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Ao longo de três dias, rodas de diálogos, apresentações de trabalhos e instalações pedagógicas farão parte da programação, promovendo debates acerca do tema central “Diálogos entre saberes: rupturas epistemológicas na pesquisa em educação”, que propõe refletir sobre a complexidade da pesquisa em educação e os processos de colonialidade vivenciados através da história na América Latina.De acordo com Cibele Rodrigues, coordenadora geral do Centro de Estudos em Cultura, Identidade e Memória (CECIM), setor da Fundaj responsável pela realização do evento, essa já é a maior edição do encontro, contando com 1558 inscritos, sendo 946 estudantes de graduação. “A expectativa é de grande participação dos estudantes. Esperamos que o encontro possa contribuir para a formação deles”, destaca Cibele.

Para a edição de 2018, a Fundaj conta com as parcerias entre o CECIM e o Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para a realização da 7° edição do epePE. O encontro busca, entre outras coisas, promover a discussão sobre diferentes conhecimentos e saberes provenientes dos movimentos sociais, dos quilombolas, indígenas, povos de terreiros, entre outros.

Como um dos seus diferenciais, 7° epePE vai expandir seus limites com o Colóquio que vai ter a participação do Grupo de Trabalho Políticas Educativas e Direito à Educação do Clacso (Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais) e da REDESTRADO (Rede Latino americana de Estudos sobre Trabalho Docente). “O diferencial desse epePE será o Colóquio Internacional ‘Diálogos entres saberes e Direito à educação’ em parceria com o Clacso e a Redestrado, trazendo importantes temas da educação para serem debatidos. Também esperamos fazer projetos futuros com os palestrantes que virão”, explica a coordenadora .

Realizado a cada dois anos, o evento consiste em um espaço de diálogos entre os grupos de pesquisa do estado, contando com a participação de professores, pesquisadores, estudantes e ativistas de movimentos sociais que se reúnem para debater acerca dos temas que trazem transformações para as pesquisas educacionais. A Fundação Joaquim Nabuco vem sendo o principal organizador dos encontros e sempre conta com o auxilio e participação de outras instituições de pesquisa.

A cada nova edição o epePE apoia a criação de novos cursos de graduação e novos programas de pós-graduação na área da Educação e de Ensino em Pernambuco e ajuda a consolidar os programas já existentes, já que os mesmos são os fomentadores das produções acadêmicas e geradores dos profissionais da educação que participam e refletem o evento, tornando-se, assim, um ponto de conexão e união dessa comunidade. As inscrições de participantes sem submissão de trabalhos se estendem até a quarta-feira, 26 de setembro.

Saiba mais e inscreva-se no site: www.epepe.info

VALORES DAS INSCRIÇÕES
Estudantes e Ativistas de Movimentos Sociais: R$ 40,00
Professores e Pesquisadores R$ 80,00

O pagamento da inscrição se dará por depósito identificado ou transferência, sendo necessário enviar o comprovante para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - FADURPE
CNPJ 08.961.997/0001-58
Banco Santander (Código 033)
Agência 4310
Conta Corrente 013.065.397-6
 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.