Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Seminário de Tropicologia debate afinidades entre Guimarães Rosa e GIlberto Freyre
Início do conteúdo da página

Seminário de Tropicologia debate afinidades entre Guimarães Rosa e GIlberto Freyre

Publicado: Terça, 11 de Setembro de 2018, 11h47 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h08 | Acessos: 470

O 413º Seminário de Tropicologia, realizado pela Fundaj, contará com o tema tema “Guimarães Rosa e Gilberto Freyre: o trópico patriarcal e a crítica literária”. O palestrante será o pesquisador e antigo assistente do Instituto de Tropicologia Paulo Gustavo. A sessão ocorre no próximo dia 25 de setembro, às 10h, na sala Gilberto Freyre da Fundaj Casa Forte. 

O mestre em Teoria da Literatura vai levantar um paralelo entre as ideias de Freyre e a literatura de Guimarães Rosa, mencionando outros autores e fizeram que fizeram essa mesma análise. Guimarães Rosa foi um escritor brasileiro que inovou a literatura ao retratar o sertão e uma das suas principais obras é Grande sertão: veredas. Já Gilberto Freyre era um sociólogo e escritor recifense que estudou, entre outros temas, o período colonial e a diversidade étnica e racial no Brasil. 

Paulo Gustavo vai apontar também as afinidades entre os dois, que, segundo ele, vai além do trabalho com o universo tropical. “Ambos são 'revolucionários-conservadores'. A ficção de Guimarães Rosa exemplifica e ilustra certas constantes socioantropológicas presentes na obra freyriana”, explica. 

SERVIÇO
413º Seminário de Tropicologia

Local: sala Gilberto Freyre, Fundaj Casa Forte, Av. Dezessete de Agosto, 2187
Data: 25 de setembro
Horário: 10h

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.