Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Revista Coletiva lança novas colunas mensais
Início do conteúdo da página

Revista Coletiva lança novas colunas mensais

Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 16h49 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h08 | Acessos: 431

A Revista Coletiva, publicação online de divulgação científica da Fundaj, atualizou suas colunas mensais, abordando temas nas áreas de educação, política, questões socioambientais e arte.

A coluna de Educação e Diferença traz uma discussão abstrata e filosófica do professor da Unicamp, Antônio Carlos Amorim, sobre currículos em rede. Ele fala sobre como o currículo e as formas de aprendizagem podem ser repensadas e, assim, reformuladas através da perspectiva do filósofo francês Gilles Deleuze com o conceito de devir.

Já em Diversidade Socioambiental, a autora convidada Karine L. Narahara, fala sobre o povo indígena de Mapuche na Argentina, grupo que também habita no Chile e é conhecido historicamente por ser o único povo que nunca foi conquistado pelos espanhóis na América Latina. A comunidade Mapuche luta até os dias de hoje pelo direito de ocupar seus terras ancestrais, em constantes conflitos com a indústria petroleira. O povo Mapuche reivindica, explicando que além dos malefícios à saúde, a exploração de petróleo na região também afeta suas crenças religiosas.

Na coluna de Política e Cidadania, as jornadas de junho de 2013 são abordadas pelo pesquisador Túlio Velho Barreto no texto “Jornadas de junho de 2013, um breve balanço cinco anos depois”. Ele faz uma síntese do que está por trás da onda de manifestações que marcou historicamente o país naquele ano, mostrando os atores sociais heterogêneos que integraram os movimentos na época, como também a importância do espaço público na atualidade.

O professor da UFPE, José Afonso Jr., discute no texto “Bordas de uma exclusão visual”, da coluna Arte e Sociedade, a fotografia e recortes fotográficos. Ele faz uma análise do que está sendo visto e também o que está oculto através da fotografia do mineiro Chichico Alkmim. José Afonso fala também sobre a importância do enquadramento das imagens e o caráter ficcional ou documental que estas podem adquirir.

Para acessar: www.coletiva.org

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.