Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Evento na Fundaj debate medos, mitos e fatos das Instituições de Longa Permanência para Idosos
Início do conteúdo da página

Evento na Fundaj debate medos, mitos e fatos das Instituições de Longa Permanência para Idosos

Publicado: Quarta, 29 de Agosto de 2018, 09h31 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h08 | Acessos: 515

 Popularmente conhecidas como “asilos”, as moradias coletivas para idosos atendem pelo termo técnico Instituições de Longa Permanência, ILPI. Mas quantas pessoas conhecem esta expressão? E, principalmente, o quanto estamos refletindo sobre o envelhecer? Nas últimas semanas, o IBGE publicou que, até 2060, Pernambuco terá mais idosos que jovens.

No entanto, o que acontece com os maiores de 60 anos atualmente? Qual a função das moradias coletivas? O que mudou desde o seu surgimento para cá? O que são as ILPI's? Na próxima terça-feira, 4 de setembro, o seminário “Instituições de Longa Permanência Para Idosos - medos, mitos e fatos” se propõe a refletir e a debater sobre essa preocupação que aflige diversas sociedades no mundo contemporâneo.

O seminário,  organizado pela Fundação Joaquim Nabuco, por meio do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra), e o Instituto Boa Vista (IBV), ocorre no âmbito do projeto “Acervos para a Educação, a Cultura e a Cidadania”, integrante do Programa Institucional “Educação pela Cidade”.

O projeto visa produzir registros documentais sobre questões relevantes do tempo presente, sobretudo com relação à diversidade cultural urbana e aos grupos étnico-raciais e sociais detentores e praticantes de culturas e memórias particulares, como é o caso dos idosos. O objetivo é contribuir para o  reconhecimento das memórias sociais na perspectiva da ampliação e da garantia de direitos sociais, urbanos e coletivos.

O debate será registrado em audiovisual pela Massangana Multimídia Produção, da Fundaj, e passará a integrar o acervo documental do Cehibra, ficando disponível à consulta pública. As inscrições podem ser feitas no local a partir das 13 horas, o acesso é gratuito e os participantes receberão certificados.


Palestrantes
:
André Cabral - psicólogo e mestrando em Gerontologia pela UFPE.
Ângela Maria Hutchison - doutora em Medicina Preventiva e professora da
Universidade de São Paulo (USP)
Karla Bandeira - mestre em Serviço Social e Assistente Social da Promotoria de
Cidadania do Idosos do MPPE.
Rita de Kássia Nóbrega - Psicóloga e mestranda da UFRPE.

Debatedora:

Isolda Belo - doutora em Sociologia e mestre em Gerontologia Social, pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco.

Mediador:
Acioli Neto - Cientista Social e coordenador do IBV

Serviço:
Roda Livre - Instituições de Longa Permanência para Idosos: medos, mitos e fatos.
Data: 4 de setembro de 2018
Hora: das 14 às 18 horas
Local: Fundação Joaquim Nabuco, sala Aloísio Magalhães,campus Ulysses Pernambucano (rua Henrique Dias, n. 609, Derby)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.