Evento na Fundaj debate medos, mitos e fatos das Instituições de Longa Permanência para Idosos
Popularmente conhecidas como “asilos”, as moradias coletivas para idosos atendem pelo termo técnico Instituições de Longa Permanência, ILPI. Mas quantas pessoas conhecem esta expressão? E, principalmente, o quanto estamos refletindo sobre o envelhecer? Nas últimas semanas, o IBGE publicou que, até 2060, Pernambuco terá mais idosos que jovens.
No entanto, o que acontece com os maiores de 60 anos atualmente? Qual a função das moradias coletivas? O que mudou desde o seu surgimento para cá? O que são as ILPI's? Na próxima terça-feira, 4 de setembro, o seminário “Instituições de Longa Permanência Para Idosos - medos, mitos e fatos” se propõe a refletir e a debater sobre essa preocupação que aflige diversas sociedades no mundo contemporâneo.
O seminário, organizado pela Fundação Joaquim Nabuco, por meio do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra), e o Instituto Boa Vista (IBV), ocorre no âmbito do projeto “Acervos para a Educação, a Cultura e a Cidadania”, integrante do Programa Institucional “Educação pela Cidade”.
O projeto visa produzir registros documentais sobre questões relevantes do tempo presente, sobretudo com relação à diversidade cultural urbana e aos grupos étnico-raciais e sociais detentores e praticantes de culturas e memórias particulares, como é o caso dos idosos. O objetivo é contribuir para o reconhecimento das memórias sociais na perspectiva da ampliação e da garantia de direitos sociais, urbanos e coletivos.
O debate será registrado em audiovisual pela Massangana Multimídia Produção, da Fundaj, e passará a integrar o acervo documental do Cehibra, ficando disponível à consulta pública. As inscrições podem ser feitas no local a partir das 13 horas, o acesso é gratuito e os participantes receberão certificados.
Palestrantes:
André Cabral - psicólogo e mestrando em Gerontologia pela UFPE.
Ângela Maria Hutchison - doutora em Medicina Preventiva e professora da Universidade de São Paulo (USP)
Karla Bandeira - mestre em Serviço Social e Assistente Social da Promotoria de Cidadania do Idosos do MPPE.
Rita de Kássia Nóbrega - Psicóloga e mestranda da UFRPE.
Debatedora:
Isolda Belo - doutora em Sociologia e mestre em Gerontologia Social, pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco.
Mediador:
Acioli Neto - Cientista Social e coordenador do IBV
Serviço:
Roda Livre - Instituições de Longa Permanência para Idosos: medos, mitos e fatos.
Data: 4 de setembro de 2018
Hora: das 14 às 18 horas
Local: Fundação Joaquim Nabuco, sala Aloísio Magalhães,campus Ulysses Pernambucano (rua Henrique Dias, n. 609, Derby)
Redes Sociais