Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > "Paixão mútua" entre Brasil e França é destacada durante Seminário de Tropicologia
Início do conteúdo da página

"Paixão mútua" entre Brasil e França é destacada durante Seminário de Tropicologia

Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 12h38 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h08 | Acessos: 402
As relações entre França e Brasil vão além da história. Na verdade, para o tradutor e professor de língua e literatura francesa, Lucilo Varejão Neto, entre os países, há uma espécie de paixão mútua que foi capaz de inspirar diversos intelectuais, em diferentes momentos históricos, através de ideias, cores, paisagens, músicas e pessoas. Essa aliança, que atravessa diversos aspectos da sociedade brasileira, foi o assunto desta terça-feira (28), durante o 412º Seminário de Tropicologia, na Fundação Joaquim Nabuco.
 
O tema “Brasil e França: Duas culturas inspiradoras” teve como objetivo destacar as diferentes formas em que os países influenciaram suas culturas ao longo dos tempos. Para ilustrar, Lucilo trouxe relatos históricos, trechos de livros e depoimentos de grandes expoentes literários.

Apesar de considerar a temática simples, Lucilo afirma ser de suma importância, por causa da potencialidade das questões que podem ser levantadas. “Nem sempre o Brasil inspirou unilateralmente a inteligência francesa, pois em muitos casos a França foi a inspiradora do espírito brasileiro, daí ser interessante abordar e discutir o tema que foi fruto de diversas leituras sucessivas e que será importante dividir com francófonos ou não. Não estamos propondo um assunto esgotado, mas sim o início do muito que ainda temos a tratar e comentar”, falou.

Lucilo Varejão Neto, além de ser professor universitário, é escritor, ensaísta pernambucano e membro de várias instituições, como a Academia Pernambucana de Letras e Academia de Letras e Artes do Nordeste.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.