Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Pesquisadoras da Fundaj recebem título de embaixadoras da água durante evento em Florianópolis
Início do conteúdo da página

Pesquisadoras da Fundaj recebem título de embaixadoras da água durante evento em Florianópolis

Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 12h03 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h08 | Acessos: 469



As pesquisadoras da Fundaj Ligia Melo e Izaura Ficher receberam o título de embaixadoras da água durante o XX Encob - Encontro de Bacias Hidrográficas. O evento aconteceu nos dias 20 a 24 de agosto, em Florianópolis, e discutiu, junto a comitês, questões que envolvem a gestão de recursos hídricos no Brasil.


Ligia e Izaura participaram da oficina Gênero e Água: embaixadoras da água e, a partir do debate, foram convidadas para participar da discussão e construção da Rede Mulher e Água. Desde 2017, elas lutavam para incluir a temática na programação do evento e, nesta edição, conseguiram não só a inclusão, como também farão parte do comitê de criação da rede. “A ideia dessa rede é colocar as mulheres na questão da administração da água, para que elas não só administrem em casa, mas também no espaço público”, ressalta Izaura.

A criação desta rede é um marcom importante nas carreiras das pesquisadoreas que, desde 2008, trabalham com a questão de mulheres e sua relação com os recursos hídricos. “Em 2018, nós entramos no Encob não só como participantes, mas efetivamente como membros de uma rede que estamos para discutir a temática de água e gênero”, ressaltou Ligia.

A discussão em torno dos recursos hídricos e gênero será levada também ao IX Encontro Internacional da Rede WaterlatGobacit, evento que ocorre em João Pessoa, entre 3 e 7 de setembro. As pesquisadoras representarão a Fundaj no evento que tem o objetivo de debater o tema “Água, Direitos e utopias: prioridades no processo de democratização da política das águas”. “Vamos tentar abrir um espaço para que se coloque a discussão da questão das mulheres dentro da rede latinoamericana”, destaca Izaura.

A atuação da dupla terá continuidade tambémcom o lançamento do livro A Relação de Gênero na Política de Recursos Hídricos: Um Processo em Discussão. A obra será publicada pela Editora Massangana, ainda sem data de lançamento definida.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.