Pesquisadoras da Fundaj recebem título de embaixadoras da água durante evento em Florianópolis

As pesquisadoras da Fundaj Ligia Melo e Izaura Ficher receberam o título de embaixadoras da água durante o XX Encob - Encontro de Bacias Hidrográficas. O evento aconteceu nos dias 20 a 24 de agosto, em Florianópolis, e discutiu, junto a comitês, questões que envolvem a gestão de recursos hídricos no Brasil.
Ligia e Izaura participaram da oficina Gênero e Água: embaixadoras da água e, a partir do debate, foram convidadas para participar da discussão e construção da Rede Mulher e Água. Desde 2017, elas lutavam para incluir a temática na programação do evento e, nesta edição, conseguiram não só a inclusão, como também farão parte do comitê de criação da rede. “A ideia dessa rede é colocar as mulheres na questão da administração da água, para que elas não só administrem em casa, mas também no espaço público”, ressalta Izaura.
A criação desta rede é um marcom importante nas carreiras das pesquisadoreas que, desde 2008, trabalham com a questão de mulheres e sua relação com os recursos hídricos. “Em 2018, nós entramos no Encob não só como participantes, mas efetivamente como membros de uma rede que estamos para discutir a temática de água e gênero”, ressaltou Ligia.
A discussão em torno dos recursos hídricos e gênero será levada também ao IX Encontro Internacional da Rede WaterlatGobacit, evento que ocorre em João Pessoa, entre 3 e 7 de setembro. As pesquisadoras representarão a Fundaj no evento que tem o objetivo de debater o tema “Água, Direitos e utopias: prioridades no processo de democratização da política das águas”. “Vamos tentar abrir um espaço para que se coloque a discussão da questão das mulheres dentro da rede latinoamericana”, destaca Izaura.
A atuação da dupla terá continuidade tambémcom o lançamento do livro A Relação de Gênero na Política de Recursos Hídricos: Um Processo em Discussão. A obra será publicada pela Editora Massangana, ainda sem data de lançamento definida.
Redes Sociais