Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Livro e documentário sobre Sergio Vieira de Mello são lançados na Fundaj
Início do conteúdo da página

Livro e documentário sobre Sergio Vieira de Mello são lançados na Fundaj

Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 15h40 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h08 | Acessos: 594

A história do diplomata brasileiro Sergio Vieira de Mello será lembrada no Cinema da Fundação/DERBY, na Rua Henrique Dias, no próximo dia 27 de agosto, com os lançamentos do livro e documentário "Sérgio Vieira de Mello - O legado de um herói brasileiro".

O trabalho conduzido pelo jornalista e historiador pernambucano Wagner Sarmento e pelo produtor André Zavarize, foi desenvolvido ao longo de cinco anos e inclui mais de 100 entrevistas realizadas em mais de 70 mil quilômetros percorridos.

Sergio Vieira de Mello foi um Alto Comissário brasileiro que atuava pelos direitos humanos na ONU, onde trabalhou por 34 anos em missões pelo Timor-Leste, Camboja e Vietnã. O diplomata e outros 21 trabalhadores da ONU morreram há 15 anos, vítimas de um atentado terrorista em Bagdá, capital do Iraque, onde funcionava o prédio da organização no país. Depois da sua morte, o dia 19 de agosto foi instituído como o Dia Mundial da Ação Humanitária.

Autor do livro, Wagner conta que a ideia do projeto é mostrar aos brasileiros uma personalidade ainda pouco conhecida no país. “O principal objetivo é mostrar o que mudou nesses lugares após a passagem de Sérgio e que ele vive nas pessoas que ajudam esse mesmo público que ele ajudou em vida. É mostrar o legado”. O prefácio da produção foi escrito pelo político e jurista timorense José Ramos-Horta, vencedor do Nobel da Paz em 1996.

O documentário começa abordando o trabalho do brasileiro - que tinha status de futuro secretário-geral da ONU - relatando acontecimentos da sua passagem por Timor-Leste, Camboja e Viet. No segundo momento, o legado de Sergio é apresentado através de pessoas que têm o diplomata como inspiração. Roraima e Venezuela foram visitadas para retratar o drama dos venezuelanos que estão entrando no Brasil. “O Brasil está cada vez mais dentro dessa problemática. É um momento que é muito importante lembrar o legado do trabalho de Sergio”, explicou Wagner.

Para Ivete Lacerda, presidente da Fundaj, sediar o lançamento de um projeto sobre Sergio Vieira de Mello tem papel muito importante para a instituição. "Temos uma função social importante e um evento como esse nos deixa muito felizes. Por meio dele, podemos exaltar a memória de Sergio Vieira de Melo e mostrar à sociedade que existem pessoas com caráter humanista”.

SERVIÇO
Lançamento do livro e documentário “Sergio Vieira de Mello: o legado de um herói brasileiro”
Local: Cinema da Fundação/DERBY. Rua Henrique Dias, Derby
Data: 27 de agosto de 2018
Hora: 19h

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.